2021
Deus disse que devemos ser batizados
Fevereiro de 2021


Princípios do evangelho

Deus disse que devemos ser batizados

Jesus Cristo deu o exemplo de ser batizado por alguém com a autoridade de Deus.

Imagem
baptism

Embora não tenhamos muitos detalhes sobre a vida pessoal de Jesus Cristo, sabemos que Ele foi batizado quando tinha cerca de 30 anos (ver Lucas 3:23). Aqui estão algumas coisas que aprendemos sobre o batismo com Seu exemplo.

Para todas as pessoas

Se tivermos idade e maturidade suficientes para identificar a diferença entre o certo e o errado, o Pai Celestial deseja que sejamos batizados (ver Doutrina e Convênios 18:42). Jesus era perfeito, mas ainda assim decidiu ser batizado a fim de seguir os mandamentos de Deus (ver Mateus 3:13–17; 2 Néfi 31:7). Mesmo aqueles que já morreram podem aceitar o batismo. Nós lhes oferecemos essa oportunidade sendo batizados por eles nos templos (ver Doutrina e Convênios 128:15–18).

Imagem
confirmation

Realizado pela devida autoridade

Jesus não foi batizado por uma pessoa qualquer. Ele procurou especificamente seu primo João, que tinha a autoridade do sacerdócio de Deus. Depois da morte de Jesus e de Seus discípulos, a autoridade do sacerdócio foi retirada da Terra. Então, em 1829, João Batista apareceu a Joseph Smith e lhe concedeu a autoridade para batizar em nome de Deus. Graças a essa restauração, temos a oportunidade de ser batizados com autoridade hoje.

Uma promessa mútua

O batismo inclui uma promessa mútua, ou convênio, entre nós e Deus. Prometemos:

  1. Tomar sobre nós o nome de Cristo.

  2. Recordá-Lo sempre.

  3. Guardar Seus mandamentos.

Em troca, Deus promete que Seu Espírito estará sempre conosco. As palavras das orações sacramentais nos lembram desse convênio todas as semanas (ver Doutrina e Convênios 20:77, 79).

O Espírito Santo é uma parte importante do batismo

As escrituras nos contam que, após o batismo de Jesus, o Espírito Santo apareceu na forma de uma pomba (ver 2 Néfi 31:8). Hoje, depois que uma pessoa é batizada, ela é confirmada. Isso significa que ela recebe uma bênção especial na qual é convidada a receber o dom espiritualmente purificador do Espírito Santo (ver 2 Néfi 31:17). O Espírito Santo pode nos advertir de perigos, consolar-nos, guiar-nos para tomar boas decisões e nos ajudar a sentir o amor de Deus (ver Doutrina e Convênios 39:6).

Imagem
sacrament

Podemos sempre nos arrepender

Deus sabia que cometeríamos erros todos os dias. Apesar de nossos melhores esforços, pecaríamos e não cumpriríamos nossas promessas de batismo. Por isso, Ele dá a cada um de nós a oportunidade de nos arrependermos (ver Doutrina e Convênios 18:13). Todos os dias, podemos dar o melhor de nós para nos desculpar e corrigir quaisquer erros. Podemos orar e pedir perdão a Deus. Então, quando tomamos o sacramento com o coração humilde, podemos ter o Espírito Santo conosco (ver 3 Néfi 18:11).

O que as escrituras dizem sobre o batismo?

Os pais devem ajudar os filhos a se prepararem para o batismo (ver Doutrina e Convênios 68:25).

Quem tem menos de 8 anos de idade não precisa ser batizado (ver Morôni 8).

Quando nos batizamos, prometemos “chorar com os que choram; (…) consolar os que necessitam de consolo e servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares” (Mosias 18:9).

Upon You My Fellow Servants, de Michael Malm e Linda Curley Christensen

Imprimir