2023
Como o Pai Celestial e Jesus Cristo Estão Envolvidos Na Nossa Vida
Dezembro de 2023


“Como o Pai Celestial e Jesus Cristo Estão Envolvidos Na Nossa Vida”, Liahona, dez. de 2023.

Jovens Adultos

Como o Pai Celestial e Jesus Cristo Estão Envolvidos Na Nossa Vida

A preparação para servir uma missão deu-me a oportunidade de aprender mais sobre como Eles se manifestam na minha vida.

Imagem
estrada com sinais

Fundo de Alecia Schubert

Enquanto crescia, fui profundamente afetada por presenciar o regresso dos missionários de tempo integral à nossa ilha de Tonga e por ouvir os seus testemunhos. Esses momentos inspiravam-me sempre a querer servir a minha própria missão. Quando chegou a hora de começar a preparar-me, aprendi imenso sobre o modo como o nosso Pai Celestial e o Salvador se sentem em relação a nós.

Eis aqui apenas algumas das verdades que aprendi sobre o papel d‘Eles nas nossas vidas.

1. Eles Estão Cientes de Nós

Quando iniciei as aulas de preparação missionária, as coisas não correram lá muito bem. Estava a debater-me com conflitos pessoais e temia não ser capaz de fazer a diferença como missionária. Sentia-me mais ansiosa a cada dia que passava.

Lutei contra estes sentimentos durante algum tempo e orei para saber se, realmente, era suficientemente boa para servir.

Um dia, ao verificar o meu e-mail, abri uma mensagem do ComeuntoChrist.org. Em letras grandes e em negrito, estavam escritas as palavras “Tu és Suficientemente Boa!”

Estas palavras trespassaram o meu coração e senti-me confortada. Ali estava a resposta às minhas orações! Percebi que o Pai Celestial e Jesus Cristo estão plenamente cientes das nossas circunstâncias e podem responder às nossas orações nas formas mais personalizadas.

2. Se Confiarmos n’Eles, Eles Conduzir-nos-ão

Mas, apesar de querer servir uma missão, ainda estava com dificuldades em tomar a decisão. Tinha muitos desejos pessoais que teriam de ser ‘colocados em espera’ se eu fosse servir. Estava a começar o meu primeiro ano na universidade, sentia-me hesitante em deixar para trás amizades importantes e tinha sempre planeado alistar-me nas Forças Armadas de Tonga. O meu irmão também se tinha suicidado, recentemente, e a dor que sentia tornava difícil seguir em frente.

Muitas vezes, perguntava-me: “Será que servir uma missão é realmente a coisa certa para mim?”

Por isso, levei todas as minhas perguntas à conferência geral. Durante aquela conferência, o Elder Dieter F. Uchtdorf declarou: “Mas, quando procuram sinceramente a verdade — a verdade eterna e imutável — as vossas escolhas tornam-se muito mais claras”.1

Senti a verdade desta declaração. Por vezes, quando estamos demasiado apegados aos nossos desejos do passado, pode ser difícil confiar que Deus irá prover algo melhor. Mas, através do jejum, da oração e das mensagens da conferência geral, aprendi pessoalmente que, quando confiamos em Deus, muitas vezes vemos que Ele está a conduzir-nos rumo a oportunidades e bênçãos ainda maiores do que aquelas que alguma vez poderíamos alcançar sozinhos (ver Hebreus 11:40).

Da mesma forma que Deus proveu para os israelitas no deserto, quando eles se arrependeram de ter deixado o Egito (ver Êxodo 16:3), e da mesma forma que Ele conduziu a família de Leí através do deserto rumo à terra prometida (ver 1 Néfi 18), podemos sempre confiar que Ele irá conduzir-nos até onde precisamos de estar, se tivermos fé.

3. Eles Ainda Realizam Milagres

Aprender sobre todas as formas incríveis de envolver o Pai Celestial e Jesus Cristo na nossa vida renova a minha esperança de que tudo é possível, se tivermos fé em Jesus Cristo (ver Mateus 19:26). Mesmo quando nos debatemos com sentimentos de inadequação, Eles irão abençoar-nos com a ajuda e os milagres de que necessitamos para as nossas circunstâncias específicas.

Apesar dos meus medos, Deus abençoou-me com o milagre da confiança para servir uma missão.

Pela vivência do evangelho de Jesus Cristo, podemos encontrar paz e milagres na nossa vida, à medida que nos esforçarmos por segui-Lo no caminho do convénio. Ao fazermos e guardarmos convénios com o Pai Celestial, “estamos unidos”, como o Presidente Russell M. Nelson ensinou. E “por causa do nosso convénio com Deus, Ele nunca se cansará dos Seus esforços para nos ajudar e nunca esgotaremos a Sua paciência misericordiosa para connosco. Cada um de nós tem um lugar especial no coração de Deus. Ele tem grandes esperanças para nós”.2 Ao buscarmos o Pai Celestial e Jesus Cristo, veremos a Sua influência milagrosa nas nossas vidas.

A preparação para a missão revelou-me o quanto o nosso Salvador e o Pai Celestial apreciam a nossa disposição de nos sacrificarmos pela Sua causa. Tenho visto o modo como dar-Lhes do meu tempo, talentos e coração, me ajuda realmente a “manter um ímpeto espiritual positivo”3 e a vencer o mundo.4 Acredito, de todo o coração, que grandes bênçãos nos aguardam quando servimos ao Senhor de boa vontade.

Imprimir