Liahona
Dificuldades com o estudo das escrituras? Concentre-se em como você está lendo
Agosto de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Dificuldades com o estudo das escrituras? Concentre-se em como você está lendo

O autor mora em Kisumu, Quênia.

Assim que comecei a estudar as escrituras com mais determinação, pude sentir paz novamente.

Imagem
ilustração de uma pessoa lendo um livro

Eu sabia que voltar para minha cidade natal depois da missão seria desafiador. Isso testaria minha determinação e meu desejo de continuar vivendo o evangelho. Mas, devido às experiências que tive na missão, também sabia que seria abençoado se priorizasse o poder e a proteção que o estudo diário das escrituras pode trazer.

Então, antes de voltar para casa, decidi fazer do estudo diário das escrituras minha meta.

Na missão, pude estudar as escrituras todos os dias. Esse momento especial com o Pai Celestial abençoou minha vida e aprofundou meu amor pelas escrituras.

Mas, quando voltei para casa e o tempo passou, a vida ficou mais agitada. Comecei as aulas na BYU–Pathway Worldwide, fazia horas extras no trabalho e passei a viver constantemente distraído.

Meu celular e minha vida atarefada ficaram entre mim e as escrituras. Senti um muro se erguer entre mim e o Pai Celestial. Foi só quando decidi estudar as escrituras com mais determinação que consegui derrubar o muro e encontrar o caminho de volta a meu Salvador.

Busca diligente versus leitura casual

Por um tempo, lia as escrituras à noite e quando tinha tempo livre, pela manhã. Mas, mesmo quando eu lia nesses momentos, meu telefone sempre chamava minha atenção. No final de meu estudo, eu não conseguia lembrar do que tinha lido.

Em um de meus cursos da BYU–Pathway, estudamos sobre a administração do tempo. Foi-nos pedido que analisássemos nossas metas para o ano e encontrássemos uma maneira de permanecer consistentes com elas. Durante esse exercício, fiquei cara a cara com o muro que eu havia construído com meus próprios hábitos. Percebi que estava falhando em minha meta de estudar as escrituras todos os dias.

Por isso, orei insistentemente sobre como poderia me realinhar com minha meta primordial e me tornar um discípulo mais diligente de Jesus Cristo.

Então percebi que meu problema era como eu estava estudando as escrituras.

Quando era membro dos setenta, o élder Merrill J. Bateman ensinou: “Para vir a Cristo e ser aperfeiçoado Nele, cada pessoa precisa receber um testemunho das palavras do Senhor. Algumas pessoas enfraquecem porque não abrem os livros, outras porque leem sem atenção. Como seria de esperar, há uma diferença entre a busca diligente, ‘ponderar as escrituras’, e a leitura displicente”.

Quando abro as escrituras com o desejo de ponderar e estudar as verdades nelas contidas, renovo meu nível de compreensão do evangelho e me sinto mais próximo de meu Salvador, Jesus Cristo. Sinto o amor de Deus mais fortemente e, ao sentir isso, posso ajudar mais facilmente outras pessoas que estão precisando.

Uma de minhas escrituras favoritas é Filipenses 4:13: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

Sinto a presença do Espírito muito mais forte em minha vida quando faço dos hábitos espirituais uma prioridade máxima e me lembro de que realmente posso fazer todas as coisas por meio de Cristo.

Dedicar tempo a Ele

Quando tenho dúvidas em minha vida, lembro-me de que Jesus Cristo é meu Redentor e meu mentor. Como nosso mentor, Ele vê nosso progresso e pode nos ajudar a vencer qualquer coisa. Sei que o Salvador fez isso e muito mais por mim. Com a ajuda Dele, posso me tornar mais semelhante a Ele.

Encontro verdades como essas nas escrituras todos os dias! Quando encontro essas verdades, encontro Jesus Cristo.

O presidente Russell M. Nelson aconselhou: “O Senhor conhece e ama vocês. Ele é seu Salvador e seu Redentor. Ele dirige e guia Sua Igreja. Ele guiará vocês em sua vida pessoal se reservarem tempo para Ele em sua vida — hoje e todos os dias”.

Desde que renovei minha meta de estudar as escrituras todos os dias (e realmente ponderá-las), pude apreciar o poder e a proteção que elas me trazem. Quando reconhecemos que o Salvador está sempre ao nosso lado para nos fortalecer, especialmente por meio das escrituras, podemos ter a verdadeira paz. A verdadeira paz não advém de olharmos para outras pessoas — mesmo que elas pareçam ter tudo que você poderia desejar.

Porque Jesus Cristo é a resposta.

Notas

  1. Merrill J. Bateman, “Vir a Cristo examinando as escrituras”, A Liahona, janeiro de 1993, p. 29.

  2. Ver Neal A. Maxwell, “Jesus, the Perfect Mentor”, Ensign, fevereiro de 2001, pp. 8–17.

  3. Russell M. Nelson, “Reservar tempo para o Senhor”, Liahona, novembro de 2021, p. 121.

Imprimir