Liahona
Como podemos “ser um” à maneira do Senhor?
Agosto de 2024


Apenas em formato digital

Como podemos “ser um” à maneira do Senhor?

Quero a segurança que advém de estarmos unidos em Cristo.

Imagem
pessoas se cumprimentam do lado de fora de um edifício da Igreja

Você, assim como eu, já deve ter se perguntado: “Como posso sentir mais alegria em minha vida?”

Embora haja muitas coisas que trazem alegria, recentemente me emocionei com uma declaração do presidente Henry B. Eyring, segundo conselheiro na Primeira Presidência: “Temos alegria quando somos abençoados com união”. Desde os dias de Adão e Eva, os filhos de Deus têm buscado se tornar mais unidos a Ele e uns aos outros, enquanto Satanás procura destruir a união.

Tive muitas experiências ao longo dos anos em que experimentei a alegria da união e a dor da desunião. Tenho muita esperança de que, como disse o presidente Eyring: “À medida que oramos e trabalhamos para isso à maneira do Senhor[,] (…) nosso coração se entrelaçará aos outros em união. Deus prometeu essa bênção a Seus santos fiéis, sejam quais forem suas diferenças de formação e os conflitos que estiverem sendo travados ao seu redor”.

Então, como podemos “ser um” da maneira que o Senhor ordenou (Doutrina e Convênios 38:27)? O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou-nos três maneiras: “Seremos unos de coração e vontade ao individualmente colocarmos o Salvador no centro de nossa vida e seguirmos aqueles que Ele comissionou para nos liderar. Podemos nos unir (…) em amor e preocupação uns pelos outros”.

Eis como estou trabalhando para viver essas verdades em minha própria vida:

Colocar o Salvador no centro de minha vida

Em João 17, o Salvador suplica ao Pai por nós em Sua oração intercessória: “Para que todos sejam um como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós” (João 17:21). A palavra Expiação que em inglês é Atonement (at-one-ment) significa, literalmente, “se tornar um”, ou reconciliar. Fico maravilhada com o fato de o Salvador desejar tanto nossa união com Ele e com o Pai Celestial que Ele estava disposto a sangrar por todos os poros a fim de tornar isso possível.

Faz sentido para mim que eu queira ser um com Eles. No entanto, surpreende-me que Eles gostariam de ser um comigo. Ainda assim, o Espírito Santo testificou a mim muitas vezes que sim, Eles querem.

Minha união com Eles é a maior fonte de alegria e segurança em minha vida. Essa união convida a influência orientadora, protetora e santificadora do Espírito Santo mais plenamente em minha vida. Oro todas as manhãs para que o Espírito Santo esteja comigo e trabalhe por meu intermédio naquele dia. Realmente tento colocar Jesus Cristo no centro de minha vida e ouvi-Lo.

Faço isso perfeitamente? Claro que não! Mas me esforço todos os dias? Com certeza! Todos nós podemos ter necessidades e circunstâncias diferentes, mas o Espírito nos guiará ao nos esforçarmos para seguir os ensinamentos e o exemplo do Salvador todos os dias.

Não importa o que eu tente, fico motivada por saber que Cristo implora para que cada um de nós se torne um com Ele e com o Pai Celestial.

Seguir aqueles que Jesus Cristo comissionou para me liderar

À medida que me tornei melhor em colocar o Salvador no centro de minha vida, notei que minha capacidade de estar unida a Seus profetas escolhidos aumentou, e o Espírito testificou a mim que eles foram comissionados para me liderar. A palavra “comissão” significa “autoridade para agir em favor ou no lugar de outra pessoa”.

Mosias 18 é um belo exemplo de pessoas que encontram união com Deus ao seguir os profetas. Alma, o Pai, havia se convertido recentemente depois de receber a mensagem de Abinádi. Ele então começou a ensinar as pessoas que estavam dispostas a passar por uma terra que, “em certas épocas ou estações, era infestada por animais selvagens” (Mosias 18:4) para aprenderem sobre Deus e Seu plano perfeito para elas.

Os seguidores de Alma nesse relato nos ajudam a entender que, embora às vezes pareça que passamos por circunstâncias difíceis por seguir nossos líderes (ver Mateus 5:10), há segurança em sermos unidos aos profetas de Deus, porque eles sempre nos levarão a Jesus Cristo. À medida que o povo recebia a verdade e fazia convênios com Deus, seus “corações [estavam] entrelaçados em unidade e amor uns para com os outros” (Mosias 18:21).

Graças ao dom da tecnologia, os profetas têm sido grandes companheiros para mim — especialmente em minha solidão. Tenho ouvido suas mensagens repetidas vezes enquanto corto a grama, limpo a casa, tiro a neve e saio para caminhar. O coração e a voz deles me são familiares.

E, mesmo quando os conselhos deles foram difíceis para mim, eles me ajudaram a colocar o Salvador no centro de minha vida. Tenho maior união com a Trindade por causa daqueles que Cristo comissionou para me liderar.

Unidos em amor e preocupação uns pelos outros

Em minha experiência, seguir Jesus Cristo e Seus profetas sempre nos levará a cuidar uns dos outros. O presidente Eyring ensinou: “A alegria da união que Ele tanto almeja nos dar não é dada de maneira isolada. Precisamos buscá-la e nos tornar dignos dela com outros”. Há tantas diferenças entre as pessoas no meu dia a dia que nem sempre sei como agir de maneira a ajudar a trazer união. Às vezes me sinto muito cansada e meu desejo de buscar união não é muito forte.

Lembrar que “o orgulho é o grande inimigo da união” pode nos ajudar a buscar a ajuda do Senhor para desenvolver união. 1 Coríntios 12 me ajudou a reconhecer que cada um dos filhos de Deus tem dons espirituais diferentes e que seus dons são essenciais em minha vida. Também aprendi que as diferenças entre Seus filhos tornam as coisas mais emocionantes e belas.

Embora eu saiba que não devemos nos comparar com os outros, infelizmente às vezes sou muito boa em comparar minhas fraquezas com os pontos fortes dos outros. E, algumas vezes, esse tipo de sentimento me impediu de desenvolver união com outras pessoas porque as julguei injustamente (ver Mateus 7:1; nota de rodapé a).

O Senhor é claro ao dizer que deseja que “não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros” (1 Coríntios 12:25).

Então perguntei: “O que eu poderia fazer a fim de parar de me afastar dos outros em minha mente e em meu coração?”

Orei para ver as pessoas como Cristo as vê. Orei para reconhecer o dom que elas tinham de maneira a atender às minhas necessidades naquele dia. E, tão importante quanto, permiti-me ser grata por isso.

Então comecei a me perguntar: “O que posso aprender com as pessoas que têm experiências que nunca vou ter?” Fazer isso me ajudou a ver minha família, o frentista do posto de gasolina, os adolescentes, os colegas de trabalho e todos ao meu redor de maneira diferente e a me conectar com eles de maneiras mais significativas.

Também tive que confiar nos pontos fortes de outras pessoas para ter sucesso em minha família, no trabalho, em chamados ou em equipes. Na maioria dos casos, em vez de competir, complementamo-nos e confiamos uns nos outros. Nossos esforços coletivos e nossas diferenças, magnificados pelo Pai Celestial, trouxeram milagres — milagres que só poderiam ser realizados por um Deus perfeito que é mestre em unir desejos, diferenças e dons de modo a abençoar Seus filhos.

Sei que minha atitude e minhas ações podem criar ou destruir a união. Também sei que quero criá-la. Quero ter a segurança que advém de sermos unidos em Cristo. Quero me sentir próxima do Pai Celestial e de Jesus Cristo e permitir que os profetas me guiem até Eles. Quero ajudar e ser ajudada por outras pessoas em minha jornada aqui na mortalidade.

Quero escolher a unidade em Cristo. Tenho certeza de que isso trará mais alegria!

Imprimir