Doutrina e Convênios 2021
28 de março. Por que preciso da Expiação de Jesus Cristo? Doutrina e Convênios 29


“28 de março. Por que preciso da Expiação de Jesus Cristo? Doutrina e Convênios 29”, Vem, e Segue-Me — Quóruns do Sacerdócio Aarônico e Classes das Moças: Tópicos Doutrinários 2021

“28 de março. Por que preciso da Expiação de Jesus Cristo?”, Vem, e Segue-Me — Quóruns do Sacerdócio Aarônico e Classes das Moças: Tópicos Doutrinários 2021

Imagem
Cristo orando

Cristo no Getsêmani, de Heinrich Hofmann

28 de março

Por que preciso da Expiação de Jesus Cristo?

Doutrina e Convênios 29

Imagem
ícone de reunir-se em conselho

Reunir-se em conselho

Conduzido por um membro da presidência do quórum ou da classe; aproximadamente 10–20 minutos

No início da reunião, repitam juntos o Tema do Quórum do Sacerdócio Aarônico ou o Tema das Moças. Em seguida, realizem um debate sobre alguns dos itens a seguir e planejem maneiras de agir com base no que foi debatido (a presidência pode decidir em uma reunião de presidência que itens debater):

  • Nosso quórum ou nossa classe. O que podemos fazer para ter união entre os membros do quórum ou da classe? Em que metas gostaríamos de trabalhar juntos?

  • Nossos deveres e nossas responsabilidades. O que estamos fazendo para compartilhar o evangelho? Que experiências já tivemos a respeito do trabalho de templo e história da família?

  • Nossa vida. De que maneira temos visto a mão do Senhor em nossa vida? O que nos serviu de inspiração em nosso estudo desta semana?

No final da aula, se for adequado, faça o seguinte:

  • Preste testemunho dos princípios ensinados.

  • Relembre os planos e os convites feitos aos membros do quórum ou da classe durante a reunião.

Imagem
ícone ensinar a doutrina

Ensinar a doutrina

Conduzido por um líder adulto ou um jovem; aproximadamente 25–35 minutos

Preparar-se espiritualmente

O presidente Ezra Taft Benson ensinou: “Assim como o homem não deseja realmente alimento até sentir fome, ele também não deseja a salvação de Cristo até saber por que precisa de Cristo. Ninguém sabe exatamente por que necessita de Cristo até compreender e aceitar a doutrina da Queda e seus efeitos sobre toda a humanidade” (“O Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios”, A Liahona, julho de 1987, p. 85). Ao estudar Doutrina e Convênios 29 nesta semana, você deve ter notado a descrição que o Salvador fez da Queda e de como somos redimidos dela. Como você obteve um testemunho de Jesus Cristo e de Seu papel como seu Salvador e Redentor? Pense sobre como fortalecer o testemunho dos membros do quórum ou da classe a respeito do Salvador pode mudá-los. Ao se preparar, considere estudar “Arbítrio e a Queda de Adão e Eva”, “A Expiação de Jesus Cristo” e “A missão divina de Jesus Cristo” no capítulo 3 de Pregar Meu Evangelho, 2019.

Imagem
moças em sala de aula

Por ter o Salvador nos redimido da Queda, podemos encontrar alegria.

Aprender juntos

Para iniciar o debate de hoje, você poderia convidar aqueles a quem ensina a escrever no quadro uma lista de tudo o que sabem sobre a Queda de Adão e Eva. O que mais aprendemos sobre a Queda em Doutrina e Convênios 29:36–50? Que evidências da Queda vemos ao nosso redor? As atividades seguintes vão ajudar os membros do quórum ou da classe a descobrir como a Expiação de Jesus Cristo nos ajuda a vencer os efeitos da Queda.

  • Para melhor compreender a Queda de Adão e Eva, os membros do quórum ou da classe poderiam ler “Queda” em Sempre Fiéis, pp. 141–145, ou “Arbítrio e Queda de Adão e Eva” no capítulo 3 de Pregar Meu Evangelho, 2019. Convide-os a imaginar que um amigo lhes pergunte: “Por que preciso de Jesus Cristo?” Peça-lhes que ensinem uns aos outros em duplas como responderiam a essa pergunta com base no que aprenderam em sua leitura.

  • Como você pode ajudar os membros do quórum ou da classe a aprender nas escrituras por que precisam da Expiação de Jesus Cristo? Uma maneira é escrever no quadro algumas das referências das escrituras citadas em “Recursos de apoio” e depois escrever comentários resumidos dessas referências em tiras de papel. Dê a cada membro do quórum ou da classe uma das tiras de papel. Convide-os a ler as referências das escrituras escritas no quadro e a encontrar a citação que corresponde ao comentário resumido. (Alguns dos comentários se referem a mais de uma escritura.) Convide cada membro do quórum ou da classe a ler em voz alta a passagem das escrituras que corresponde ao comentário e a falar o que aprenderam sobre a Expiação do Salvador e por que necessitamos Dela.

  • Peça aos membros do quórum ou da classe que respondam para si mesmos perguntas como estas: Como sou abençoado por meio da Expiação de Jesus Cristo? O que o Salvador deseja que eu mude para que possa experimentar as bênçãos de Sua Expiação mais plenamente? Depois, peça-lhes que debatam a primeira pergunta. Eles poderiam estudar “A Expiação de Jesus Cristo” e “A missão divina de Jesus Cristo” no capítulo 3 de Pregar Meu Evangelho, além de um ou mais vídeos citados em “Recursos de apoio”. Peça-lhes que comentem o que encontraram.

Agir com fé

Incentive os membros do quórum ou da classe a ponderar sobre o que aprenderam e a anotar o que farão para agir de acordo com as impressões que receberam hoje. De que maneira a aula de hoje se relaciona com as metas pessoais que eles fizeram? Se desejarem, os membros do quórum ou da classe podem compartilhar suas ideias pessoais.

Recursos de apoio

Ensinar à maneira do Salvador

O Salvador orava por Seus discípulos e continuamente servia a eles. Encontrava oportunidades de estar com eles e de expressar Seu amor. Que oportunidades você tem de fazer o mesmo com aqueles a quem ensina? (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, 2016, p. 6.)