Vem, e Segue-Me
20 a 26 de outubro: “Ó Deus, onde estás?”: Doutrina e Convênios 121–123


“20 a 26 de outubro: ‘Ó Deus, onde estás?’: Doutrina e Convênios 121–123”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Doutrina e Convênios 2025: Doutrina e Convênios 2025

“Doutrina e Convênios 121–123”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja, 2025

Imagem
Joseph Smith na Cadeia de Liberty

Cadeia de Liberty, de Welden Andersen

20 a 26 de outubro: “Ó Deus, onde estás?”

Doutrina e Convênios 121–123

O subsolo da cadeia do condado em Liberty, Missouri, era conhecido como “calabouço”. As paredes eram grossas, o chão de pedra era frio e imundo, a comida era escassa e podre, e as duas janelas estreitas, com barras de ferro perto do teto, permitiam a entrada de pouca luz. Foi lá que Joseph Smith e alguns outros passaram quatro meses gélidos durante o inverno de 1838–1839. Durante esse período na cadeia, Joseph recebia constantemente notícias sobre o sofrimento dos santos. A paz e o otimismo sentidos em Far West duraram apenas alguns meses, e agora os santos estavam novamente sem ter um local para morar, vagando por terras desertas em busca de outro lugar para recomeçar — desta vez, com seu profeta na prisão.

No entanto, mesmo naquela miserável cadeia, “o conhecimento do céu” se “[derramou]” (Doutrina e Convênios 121:33). A pergunta de Joseph “Ó Deus, onde estás?” foi respondida com clareza e poder: “Não temas (…), pois Deus está contigo para todo o sempre” (Doutrina e Convênios 121:1; 122:9).

Ver Santos, vol. 1, pp. 322–396; “Dentro das paredes da Cadeia de Liberty”, em Revelações em Contexto, pp. 264–272.

Imagem
ícone de estudo

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Doutrina e Convênios 121:1–10, 23–33; 122

Com Deus, a adversidade pode ser “para o [meu] bem”.

Quando nós sofremos, ou quando aqueles que amamos sofrem, é normal ficarmos imaginando se Deus está ciente do que está acontecendo conosco. Ao ler Doutrina e Convênios 121:1–6, pense nas vezes em que você teve essas dúvidas ou sentiu algo parecido com o que Joseph Smith sentiu. Que aspecto da resposta do Senhor poderia ajudá-lo quando tiver essas dúvidas ou esses sentimentos? Por exemplo, nos versículos 7–10, 26–33, observe as bênçãos que Ele promete. O que você acha que significa “[suportar] bem”? Como o Salvador ajuda você a fazer isso?

Ao ler a seção 122, pondere como o Senhor quer que você veja suas adversidades. Você pode ponderar sobre as experiências que teve em suas provações e como elas podem ser “para o [seu] bem” (versículo 7).

Ver também Quentin L. Cook, “Paz individual em tempos difíceis”, Liahona, novembro de 2021, p. 89; “Onde encontrar a paz?”, Hinos, nº 73.

Doutrina e Convênios 121:34–46

Imagem
ícone do seminário
O verdadeiro poder e a influência se baseiam nos “princípios da retidão”.

O poder do mundo expulsou os santos do Missouri e enviou Joseph Smith para a cadeia. Mas enquanto Joseph estava lá, o Senhor lhe ensinou sobre um tipo diferente de poder: o Seu poder, “os poderes do céu”. Ler sobre esse poder em Doutrina e Convênios 121:34–46 pode ajudá-lo a aprender como receber esse poder e como usá-lo para abençoar outras pessoas. Talvez você queira registrar o que aprendeu em uma tabela com colunas intituladas Poderes do céu e Poder do mundo. De que modo esses dois tipos de poder são diferentes? O que essas descrições do poder do Senhor ensinam sobre Ele?

Você também pode refletir sobre a palavra influência encontrada no versículo 41. Quais são algumas situações em que você quer ser uma influência para o bem? Talvez em um relacionamento familiar, na escola, no trabalho ou em uma designação da Igreja? O que os versículos 41–46 lhe ensinam a respeito de como Deus influencia Seus filhos? Para resumir o que aprendeu, você pode completar a seguinte frase: “Para ser uma influência para o bem, eu vou ”.

Ver também Jeffrey R. Holland, “A paz que o mundo não dá”, Liahona, maio de 2021, p. 35; David A. Bednar, “Os poderes do céu”, A Liahona, maio de 2012, p. 48; “Os Poderes do Céu” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Escolha uma frase e a estude profundamente. Para aprender mais sobre as maravilhosas bênçãos descritas nos versículos 45–46, escolha uma frase que se destaque para você e a estude profundamente. Por exemplo, o que significa a palavra adornar e como a virtude pode adornar seus pensamentos? Ou talvez você possa encontrar uma gravura de orvalho e aprender sobre como o orvalho se forma em plantas. De que modo isso se assemelha ao modo como o Senhor ensina Sua doutrina? Compartilhe o que descobriu com sua família ou amigos, inclusive com seus amigos na Igreja.

Doutrina e Convênios 122:8

Jesus Cristo desceu abaixo de todas as coisas para que Ele possa me elevar.

O que você acha que significa dizer que Jesus Cristo “desceu abaixo de todas [as coisas]”? Aqui estão alguns versículos adicionais que podem ajudá-lo a entender essa frase: Isaías 53:3–4; Hebreus 2:17–18; 1 Néfi 11:16–33; Alma 7:11–13. Com base no que aprendeu, considere a possibilidade de reformular Doutrina e Convênios 122:8 com suas próprias palavras. Como você pode demonstrar gratidão a Jesus Cristo por Ele ter descido abaixo de todas as coisas?

Como esta sugestão do presidente Dallin H. Oaks afeta seu entendimento? “Podemos até dizer que tendo descido abaixo de todas as coisas, [Jesus Cristo] está perfeitamente posicionado para nos erguer e nos dar a força que precisamos para suportar nossas aflições” (“Fortalecidos pela Expiação de Jesus Cristo”, A Liahona, novembro de 2015, p. 64).

Imagem
Jesus Cristo sofre no Getsêmani

Detalhe de Não Seja Como Eu Quero, Mas Como Tu Queres, de Walter Rane

Doutrina e Convênios 123

“Façamos alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance.”

Em Doutrina e Convênios 123:7–8, Joseph Smith se referiu a crenças falsas que levaram ao sofrimento, inclusive à perseguição dos santos. Em março de 1839, parecia que não havia muito o que os santos pudessem fazer. No entanto, em suas cartas escritas na Cadeia de Liberty, Joseph disse a eles o que poderiam fazer: “[Compilar] o que souberem a respeito de todos os fatos” e “[aguardar], com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço” (Doutrina e Convênios 123:1, 17). Ao ponderar sobre os problemas do mundo de hoje, pense em maneiras de abordá-los que “[estejam] a [seu] alcance” (versículos 12, 17). E não negligencie as “coisas pequenas” (versículo 15). Por que é importante fazer as coisas “alegremente”? (Versículo 17.)

Muitos dos relatos que Joseph Smith solicitou aos santos em sua carta foram enviados ao governo e publicados em uma série de 11 artigos no jornal de Nauvoo, o Times and Seasons (ver “A History, of the Persecution, of the Church of Jesus Christ, of Latter Day Saints in Missouri, December 1839–October 1840”, josephsmithpapers.org).

Para mais ideias, leia a edição deste mês das revistas Liahona e Força dos Jovens.

Pessoas, lugares, eventos

Clique para ver mais

Imagem
ícone da seção infantil 3

Sugestões para ensinar as crianças

Doutrina e Convênios 121:1–9; 122:7–9

Com Deus, minhas aflições podem ser para o meu bem.

  • Para ajudar seus filhos a imaginar como teria sido para Joseph Smith e seus amigos permanecer na Cadeia de Liberty, vocês podem ler juntos “Capítulo 46: Joseph Smith na Cadeia de Liberty” (em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 172–174) ou “Vozes da Restauração: A Cadeia de Liberty”, ou ainda assistir parte do vídeo “Joseph Smith: O Profeta da Restauração” (Biblioteca do Evangelho, a partir de 41:30). Depois, ao lerem juntos Doutrina e Convênios 121:1–9, vocês podem falar sobre como o Salvador ajudou Joseph a sentir paz. Como podemos encontrar paz no Salvador mesmo nos momentos difíceis?

  • Para ajudar seus filhos a reconhecer que nossas aflições podem “[servir] para o [nosso] bem” (Doutrina e Convênios 122:7), converse com eles sobre como nossos músculos crescem quando carregamos algo pesado. Você pode até pedir a eles que ergam um objeto pesado. Depois, você pode falar sobre como nosso espírito cresce quando passamos por dificuldades ao nos voltarmos ao Senhor para pedir ajuda. Compartilhe exemplos de sua vida.

Doutrina e Convênios 121:34–46

A retidão traz os “poderes do céu”.

  • Talvez uma analogia possa ajudar seus filhos a entender “os poderes do céu”. Por exemplo, você pode comparar o poder de Deus com a energia elétrica. O que pode impedir que um dispositivo elétrico receba energia? O que diminui nosso poder espiritual? O que o aumenta? (Procure palavras e frases em Doutrina e Convênios 121:34–46; ver também Manual Geral, 3.5, 3.6, Biblioteca do Evangelho.)

Doutrina e Convênios 122:7–9

Jesus Cristo sabe o que estou enfrentando.

  • Depois de ler Doutrina e Convênios 122:7–9 com seus filhos, você pode contar uma experiência em que sentiu que o Salvador estava com você durante uma provação difícil. Vocês também podem cantar juntos a música “Jesus criança já foi também” (Músicas para Crianças, p. 34) e testificar que Jesus Cristo pode nos ajudar porque Ele sabe como nos sentimos.

Doutrina e Convênios 123:15–17

Mesmo coisas pequenas podem fazer uma grande diferença no serviço de Deus.

  • Para ajudar seus filhos a entender Doutrina e Convênios 123:15–17, você pode compartilhar com eles uma gravura de um navio grande e um pequeno leme, ou compartilhar com eles a explicação do élder David A. Bednar em “Os princípios de meu evangelho” (Liahona, maio de 2021, pp. 125–126). Depois, você pode falar sobre pequenas maneiras pelas quais podemos servir alegremente a nossa família e nossos amigos.

Imagem
ilustração de um navio no mar

Assim como o pequeno leme de um grande navio, nossos pequenos esforços podem fazer uma grande diferença.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imprimir