Vem, e Segue-Me
24 a 30 de agosto. Helamã 7–12: “Lembrar-se do Senhor”


“24 a 30 de agosto. Helamã 7–12: ‘Lembrar-se do Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“24 a 30 de agosto. Helamã 7–12”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Néfi orando no jardim da torre

Ilustração de Néfi no Jardim da Torre, de Jerry Thompson

24 a 30 de agosto

Helamã 7–12

“Lembrar-se do Senhor”

Ao ler Helamã 7–12, reflita sobre como as histórias e os princípios desses capítulos podem abençoar as crianças que você ensina. As ideias neste esboço podem complementar a inspiração que você receber.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Pergunte às crianças o que sabem sobre o profeta Néfi, filho de Helamã (ver Helamã 7–12). Se necessário, explique-lhes a diferença entre esse profeta chamado Néfi e o profeta Néfi do início do Livro de Mórmon.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Helamã 7:20

O Senhor quer que eu me lembre Dele.

Néfi se perguntou como seu povo se afastou de Deus e O esqueceu. Como você pode ajudar as crianças a aprender maneiras de se lembrarem do Pai Celestial e de Jesus?

Atividades sugeridas

  • Conte para as crianças uma experiência quando você se esqueceu de algo importante. Pergunte-lhes se já se esqueceram de alguma coisa. Leia para as crianças Helamã 7:20 e explique-lhes que os nefitas haviam escolhido se esquecer de Deus. O profeta Néfi queria que eles se lembrassem de Deus. Leve para a aula gravuras em uma sacola que representem maneiras pelas quais as crianças possam se lembrar do Pai Celestial e de Jesus. Deixe as crianças se revezarem para escolher uma gravura e dizer como podemos nos lembrar de Deus todos os dias.

  • Ajude as crianças a completar a página de atividades desta semana.

Helamã 8:13–23

Os profetas testificaram de Jesus Cristo.

Néfi testificou que Jesus Cristo viria e convidou seu povo a se arrepender e segui-Lo. Use esses capítulos para ensinar às crianças que os profetas testificam de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de Jesus Cristo e diga-lhes que profetas como Néfi nos convidam a seguir Jesus. Leia as seguintes palavras sobre os profetas em Helamã 8:22: “Eles testificaram a respeito da vinda de Cristo e aguardaram ansiosamente e regozijaram-se no seu dia”. Compartilhe com as crianças algo que nosso profeta atual disse sobre o Salvador.

  • Cantem juntos uma música sobre os profetas, como “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59). Escolha uma frase-chave da música e escreva uma palavra da frase em cada uma de várias pegadas feitas de papel. Coloque as pegadas no chão de modo a conduzirem à uma gravura do Salvador. Peça às crianças que sigam o caminho das pegadas e ajude-as a ler as palavras.

Helamã 10:11–12

Obedecerei ao Pai Celestial.

O exemplo de obediência de Néfi pode inspirar as crianças de sua classe a obedecerem ao Senhor.

Atividades sugeridas

  • Leia Helamã 10:2, 11–12 e ajude as crianças a entender que Néfi obedecia a Deus. Peça às crianças que encenem o que Néfi fez. Por exemplo, peça-lhes que caminhem em direção a um lado da sala (como se estivessem indo para casa), parem, virem-se e caminhem em direção ao outro lado da sala (como se estivessem voltando para ensinar as pessoas). Ajude-as a ver que Néfi queria obedecer ao Senhor mesmo que tivesse que fazer algo difícil.

  • Ajude as crianças a entender que às vezes o Pai Celestial quer que façamos algo diferente do que queremos fazer, mas podemos obedecê-Lo como Néfi obedeceu. Compartilhe declarações como “Às vezes quero ficar com raiva, mas o Pai Celestial quer que eu seja…” e deixe as crianças terminarem as declarações. Incentive-as a se lembrarem de parar e pensar sobre o que o Pai Celestial quer que elas façam e depois façam isso.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Helamã 7–11

Estarei espiritualmente seguro ao seguir o profeta.

O presidente James E. Faust ensinou: “Nossa segurança depende de darmos ouvidos àquilo que [o presidente da Igreja] diz e seguirmos seu conselho” (“Revelação contínua”, A Liahona, janeiro de 1990, p. 11).

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam uma lista no quadro de coisas que um profeta faz (ver “Profeta”, Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Ajude-as a pesquisar Helamã 7:1–2, 27–29; 8:22–23; e 10:3–4, 6–7 para verem como Néfi fez algumas das coisas em sua lista. Quando vimos nosso profeta hoje fazer essas coisas? Preste testemunho do profeta vivo. Para ilustrar a importância dos profetas, mostre-lhes o primeiro minuto do vídeo “O atalaia na torre” (ChurchofJesusChrist.org).

  • Leiam juntos Helamã 11:3–7 (ou reveja o “Capítulo 39: Néfi recebe grande poder”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 108–110, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que prestem atenção ao que aconteceu às pessoas que não ouviram o profeta. O que pode acontecer quando não ouvimos o profeta? De que modo somos abençoados quando o seguimos? Fale sobre algo que nosso profeta ensinou e incentive as crianças a seguir seus ensinamentos.

Helamã 7:20–21

O Senhor quer que eu me lembre Dele.

As crianças que você ensina enfrentarão distrações que podem levá-las a esquecer o Pai Celestial e Jesus Cristo. Como você pode inspirar as crianças a dedicarem tempo às coisas espirituais?

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Helamã 7:20–21 e pergunte às crianças o que elas acham que significa esquecer-se de Deus. Explique-lhes que a palavra esquecer também pode significar “negligenciar” ou “ignorar”. Mostre às crianças uma gravura do Salvador e peça-lhes que desenhem coisas com as quais talvez percam muito tempo que podem fazer com que se esqueçam do Senhor. Coloque os desenhos delas na frente da gravura de Jesus. Peça às crianças que pensem em coisas que podem fazer todos os dias para se lembrarem do Pai Celestial e de Jesus. Enquanto elas compartilham seus pensamentos, retire os desenhos um por um até que a imagem do Salvador seja revelada.

  • Peça às crianças que completem a página de atividades desta semana.

Helamã 10

Quando medito sobre as palavras de Deus, posso receber revelação.

As crianças que você ensina sabem o que significa meditar ou ponderar? Ajude-as a entender que Néfi foi abençoado com revelação quando meditou sobre as coisas que o Senhor lhe mostrara.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a entender o que significa meditar (ver “Meditar”, Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que pensem em outras palavras que descrevam o que significa meditar. Em seguida peça-lhes que leiam Helamã 10:1–3 e substituam a palavra meditar pelas palavras que eles pensaram. O que aconteceu quando Néfi meditou sobre escrituras? (Ver Helamã 10:3–7.) Conte-lhes sobre uma ocasião em que você recebeu revelação depois de meditar ou refletir sobre uma escritura, uma revelação moderna ou uma experiência espiritual.

  • Dê às crianças tempo para lerem Helamã 10, ou leiam juntos e incentive-as a encontrar um versículo sobre o qual gostariam de meditar durante a próxima semana. Peça-lhes que escrevam o versículo que escolheram em um papel e coloque-o em algum lugar para lembrá-las de meditar sobre esse versículo durante a semana seguinte. Em uma aula futura, dê-lhes tempo para compartilhar o que aprenderam enquanto meditavam sobre o versículo.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a compartilhar com a família o que planejam fazer para se lembrarem do Pai Celestial e de Jesus Cristo todos os dias. Elas também podem convidar seus familiares a se juntarem a elas em seu objetivo.

Aperfeiçoar o ensino

Fazer convites que respeitem o arbítrio. Quando você convidar as crianças a agir de acordo com o que lhes ensinou, pense em maneiras de respeitar o arbítrio delas quando aplicarem o que aprenderam. Por exemplo, depois de uma aula sobre o Salvador, você pode perguntar: “O que vocês farão para se lembrarem do Salvador esta semana?”

Imprimir