Vem, e Segue-Me
23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22: “Quem vencer herdará todas as coisas”


“23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22: ‘Quem vencer herdará todas as coisas’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“23 a 29 de dezembro. Apocalipse 12–22”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2019

Imagem
Jesus Cristo cumprimenta as pessoas em Sua Segunda Vinda

The City Eternal [A Cidade Eterna], de Keith Larson

23 a 29 de dezembro

Apocalipse 12–22

“Quem vencer herdará todas as coisas”

Ao se preparar para ensinar, una sua experiência ao estudo pessoal ou familiar de Apocalipse 12–22. O que se destacou para você? Que impressões você recebeu? Lembre-se de que as atividades sugeridas aqui podem ser adaptadas a crianças de qualquer faixa etária.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Peça que as crianças digam por que querem viver com o Pai Celestial novamente. Durante a aula, ajude-as a procurar coisas que vão fazer para se prepararem para voltar a Ele.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Apocalipse 12:7–11

Demonstrei fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal.

Na Guerra dos Céus, os filhos fiéis de Deus derrotaram Satanás pela “palavra do seu testemunho” e por demonstrar fé em Jesus Cristo (Apocalipse 12:11).

Atividades sugeridas

  • Para que as crianças compreendam o que significa seguir o exemplo de alguém, escolha uma criança para ser o “líder” e peça às outras que a sigam fazendo o que ela fizer. Depois deixe outras crianças serem o líder. Leia Apocalipse 12:7–11 para as crianças e explique a elas que, antes de nascermos, escolhemos seguir a Jesus e não a Satanás.

  • Cantem uma música sobre a vida pré-mortal, como “No céu eu vivi” ou “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 140, 86–87). Faça perguntas como: O que aconteceu no céu antes de nascermos? O que escolhemos fazer? (Ver também “Introdução: O plano do nosso Pai Celestial”, Histórias do Novo Testamento, p. 1, ou mostre o vídeo correspondente em LDS.org.)

Apocalipse 19:7

Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo escolhendo o certo.

Como você vai ajudar as crianças a compreender que a Segunda Vinda será um acontecimento feliz para nós se seguirmos os mandamentos de Jesus?

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e leia Apocalipse 19:7. Explique às crianças que as “bodas do Cordeiro” representam a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Por que as pessoas estavam “alegres”? Pergunte às crianças se elas já foram a um casamento? Como foi? Por que as pessoas estavam felizes?

  • Conte para as crianças por que você aguarda ansiosamente a Segunda Vinda de Jesus. Cantem uma música sobre a Segunda Vinda, como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).

  • Peça que as crianças digam o que fazem para se preparar para ir à igreja aos domingos. Por que fazemos essas coisas antes de ir à igreja? Por que devemos nos preparar para a Segunda Vinda de Cristo? Na página de atividade da semana, deixe as crianças desenharem o que vão fazer para se prepararem para a Segunda Vinda.

Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2

Posso viver no reino celestial com o Pai Celestial e as pessoas que amo.

Nos últimos dois capítulos de Apocalipse, Paulo usou belas palavras para descrever a glória celestial que os fiéis vão desfrutar.

Atividades sugeridas

  • Deixe as crianças desenharem no quadro a árvore descrita em Apocalipse 22:2. Explique-lhes que essa árvore é a árvore da vida e que seus frutos representam o amor de Deus (ver 1 Néfi 11:21–22). Dê às crianças pedaços de papel em forma de frutas e peça que desenhem no papel algo que as ajude a sentir o amor do Pai Celestial. Explique-lhes que os que são fiéis viverão com o Pai Celestial no reino celestial.

  • Compartilhe com as crianças algumas imagens ou detalhes que João usou para descrever a glória celestial (ver Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2) e peça que as crianças façam desenhos dessas coisas.

  • Cantem uma música sobre o plano de Deus, como “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 86–87). Peça que as crianças identifiquem o que vão fazer para viver com o Pai Celestial novamente.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Apocalipse 12:7–11

Demonstrei fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal.

As crianças a quem você ensina estão na Terra porque tiveram fé em Jesus Cristo na vida pré-mortal e escolheram segui-Lo.

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Apocalipse 12:7–11 e escreva no quadro as palavras dragão, batalha no céu, lançado, testemunho e Cordeiro. Peça às crianças que resumam esses versículos usando as palavras no quadro. O que podemos aprender sobre Jesus Cristo (o Cordeiro) nesses versículos? O que aprendemos sobre as escolhas que fizemos na vida pré-mortal?

  • No quadro, crie três colunas e as nomeie como Antes desta vida, Durante esta vida e Ambos. Prepare tiras de papel que contenham verdades sobre a vida pré-mortal e mortal, como Temos um corpo, Não temos um corpo, Vivemos na presença de Deus, Estamos em guerra contra Satanás, Exercemos fé em Jesus Cristo e Seguimos o plano de Deus. Deixe que as crianças se revezem pegando uma tira de papel e decidindo à qual coluna ela pertence. Compartilhe sua confiança de que as crianças podem continuar a demonstrar fé em Cristo.

Apocalipse 19:7–8

Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo ao escolher o certo.

Como você vai ajudar as crianças a compreender que a Segunda Vinda de Jesus Cristo será um evento alegre para os justos?

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Apocalipse 19:7–8 e ajude as crianças a compreender o simbolismo nesses versículos — as bodas são a Segunda Vinda do Salvador, o Cordeiro é o Salvador e a esposa é a Igreja (ou seja, todos nós). Como as pessoas se preparam para um casamento? O que precisamos fazer em preparação para quando o Salvador vier novamente?

  • Revise e memorize Regras de Fé 1:10 com as crianças. Explique a elas que essa regra de fé descreve os acontecimentos gloriosos que ocorrerão quando Jesus voltar. Exponha a gravura da Segunda Vinda de Jesus em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça que as crianças desenhem como elas acham que será a Segunda Vinda de Jesus.

Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2, 17

Posso viver no reino celestial com o Pai Celestial e as pessoas que amo.

Ao se preparar para ensinar sobre o reino celestial, reflita sobre o que o reino celestial significa para você. Como você vai prestar seu testemunho às crianças a quem ensina?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que procurem nos versículos a seguir algumas imagens ou detalhes que João usou para descrever a glória celestial: Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2. Deixe que escolham uma imagem ou um detalhe que gostariam de desenhar. Depois, peça que compartilhem o desenho com a classe. Incentive-as a mostrar o desenho a seus familiares em casa.

  • Leiam juntos Apocalipse 22:17 e explique às crianças que a esposa que diz “Vem” é a Igreja. Para quem queremos que os convidados “venham”? Quais são algumas boas maneiras de convidar as pessoas a vir?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Ajude as crianças a se preparar para ler o Livro de Mórmon no próximo ano convidando-as a pedir a um familiar ou amigo que compartilhe um versículo ou uma história de sua preferência no Livro de Mórmon.

Aperfeiçoar o ensino

Ensinar as crianças a registrar suas impressões. Desenvolver o hábito de registrar as impressões as ajudará a reconhecer e seguir o Espírito. As crianças podem registrar suas impressões marcando as escrituras, fazendo desenhos ou anotações simples em um diário (ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 30).