Novo Testamento 2023
24 a 30 de abril. João 7–10: “Eu sou o bom pastor”


“24 a 30 de abril. João 7–10: ‘Eu sou o bom pastor’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2023

“24 a 30 de abril. João 7–10”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: 2023

Imagem
Jesus com uma mulher prostrada ao chão

Nem Eu Também Te Condeno, de Eva Koleva Timothy

24 a 30 de abril

João 7–10

“Eu sou o bom pastor”

Você e seus alunos vão adquirir vários esclarecimentos ao ler João 7–10 esta semana. Lembre-se de que as ideias deste esboço devem complementar e não substituir a inspiração que você receber ao estudar as escrituras.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Lembre os alunos da importância de tornar o lar o centro do aprendizado do evangelho. Peça que relatem o que o Espírito Santo lhes ensinou ao estudarem João 7–10 em casa, individualmente ou com a família.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

João 7–10

Jesus Cristo é o Salvador do mundo.

  • Nos capítulos de João 7–10, o Salvador fez várias declarações que podem ajudar os alunos a entender melhor Sua missão e se achegar mais a Ele. Convide os alunos a ler as seguintes passagens das escrituras e a dizer o que elas ensinam sobre a missão divina do Salvador. Como Cristo cumpre esses papéis em nossa vida?

Imagem
Jesus Cristo

Luz do Mundo, de Howard Lyon

João 7:14–17

Se vivermos os ensinamentos de Jesus Cristo, saberemos que são verdadeiros.

  • De certa forma, obter um testemunho é como aprender uma habilidade: ambos exigem prática e experiência. Para ilustrar isso, você poderia convidar os alunos que têm uma habilidade específica, como fazer malabarismo ou tocar um instrumento musical, para explicar como desenvolveram essas habilidades. Por que não é suficiente ler sobre a habilidade ou observar alguém executá-la? Em classe, debata como o empenho envolvido na prática de uma habilidade se assemelha ao padrão espiritual descrito pelo Salvador em João 7:14–17. Em que aspectos é diferente?

  • Os alunos poderiam relatar experiências nas quais viver a verdade do evangelho os ajudou a obter o testemunho dessa verdade. Dê aos alunos um tempo para pensarem num princípio do evangelho sobre o qual gostariam de adquirir um testemunho mais forte e incentive-os a traçar metas específicas de viver aquele princípio mais plenamente.

João 8:1–11

A misericórdia do Salvador é concedida a todos os que se arrependem.

  • Aos que se sentem condenados por causa de seus pecados, o relato de quando o Salvador ofereceu misericórdia e arrependimento para a mulher apanhada em adultério poderia ser uma fonte de encorajamento. Ou, se os alunos se sentirem tentados a condenar as pessoas por causa dos pecados delas, a história pode servir de advertência. Peça aos alunos que leiam João 8:1–11, procurando respostas para perguntas como estas: O que essa história nos ensina sobre a misericórdia do Salvador? Como receber Sua misericórdia quando pecamos nos ajuda quando nos sentimos tentados a julgar as pessoas? (Ver Alma 29:9–10).

  • Para ajudar os alunos a encontrar a relevância de João 8:1–11 para a vida deles, divida a classe em três grupos: um deles concentrando-se nas palavras e ações dos fariseus, outro, nas palavras e ações do Salvador, e outro, nas palavras e ações da mulher. Eles poderiam realizar essa atividade enquanto leem o relato ou assistem ao vídeo “Vá e Não Peques Mais” (ChurchofJesusChrist.org). Convide cada grupo a fazer uma lista das verdades espirituais que aprendeu ao ler cada parte do relato.

  • Às vezes, não estamos cientes das maneiras pelas quais julgamos as pessoas. Aqui está uma atividade para ajudar os alunos a vencer essa tendência: Peça à classe que ajude a criar uma lista de maneiras pelas quais julgamos as pessoas (sua aparência, conduta, formação, etc.). Dê-lhes pedaços de papel recortados na forma de pedras e peça-lhes que selecionem uma maneira de julgar as pessoas da qual eles sentem que são culpadas e anote-a na pedra de papel. O que aprendemos com as palavras do Salvador para os fariseus em João 8:1–11? Peça à classe que anote no verso de suas pedras de papel algo que os lembre de não julgar (talvez uma frase de João 8).

João 8:18–19, 26–29

Quando passamos a conhecer Jesus Cristo, também conhecemos o Pai.

  • O que as palavras do Salvador em João 8:18–19, 26–29 ensinam sobre a relação entre Ele e Seu Pai? Depois de ler e debater esses versículos, os alunos poderiam listar no quadro algumas coisas que Jesus fez, disse ou ensinou. O que podemos aprender sobre o Pai Celestial com essas coisas?

Aperfeiçoar o ensino

Viva de modo a ser digno da orientação do Espírito. Ao viver o evangelho, você se torna digno da companhia do Espírito. Ao buscar Sua orientação, o Espírito Santo lhe dará ideias e impressões sobre como atender às necessidades de seus alunos. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 5.)

Imprimir