Novo Testamento 2023
1º a 7 de maio. Lucas 12–17; João 11: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”


“1º a 7 de maio. Lucas 12–17; João 11: ‘Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2023

“1º a 7 de maio. Lucas 12–17; João 11”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: 2023

Imagem
homem abraçando o filho

O Filho Pródigo, de Liz Lemon Swindle

1º a 7 de maio

Lucas 12–17; João 11

“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”

Comece sua preparação estudando em espírito de oração Lucas 12–17 e João 11. Que “ovelha perdida” de sua classe lhe vem à mente? Use o manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e este esboço ao buscar a orientação do Senhor sobre como atender melhor às necessidades dos alunos mesmo se eles não estiverem frequentando as aulas.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

A aplicação prática é uma parte importante do aprendizado, por isso convide os alunos a contar como decidiram viver algo que aprenderam nas escrituras esta semana.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Lucas 14:15–24

Nenhuma desculpa é suficiente para a rejeição do evangelho.

  • Para ajudar os alunos a estudar a parábola da grande ceia, você poderia convidá-los para uma festa imaginária da qual você será o anfitrião. Deixe que digam alguns motivos pelos quais eles iriam comparecer ou não. Leiam juntos Lucas 14:15–24 e debatam as desculpas dadas pelas pessoas da parábola quando foram convidadas para um banquete que representava as bênçãos do evangelho. Que desculpas as pessoas dão hoje para não aceitar o convite do Salvador para receberem as bênçãos do Pai Celestial? Os alunos podem falar sobre as bênçãos que receberam quando fizeram os sacrifícios necessários para viver certos princípios do evangelho.

Lucas 15

Podemos procurar os que se perderam e nos regozijar com o Pai quando eles retornarem.

  • Como você concederá aos alunos a oportunidade de compartilhar o que aprenderam sobre as três parábolas em Lucas 15? Como sugestão, atribua a cada aluno uma das parábolas e peça-lhes que a examinem. Eles poderiam procurar e compartilhar respostas para perguntas como estas: Que palavras na parábola revelam como o Pai Celestial se sente a respeito dos que estão perdidos? O que as parábolas sugerem sobre como devemos estender a mão a todos os filhos e as filhas de Deus? Os alunos poderiam contar como o Salvador os encontrou quando se sentiam perdidos.

  • Cantar o hino “Ama o pastor seu rebanho”, Hinos, nº 140, pode ser um acréscimo significativo aos ensinamentos dessas parábolas.

  • Ao examinar a parábola do filho pródigo com os alunos, seria proveitoso concentrar-se nas palavras, ações e crenças de cada personagem da parábola. O que aprendemos com cada personagem? Os alunos poderiam escrever um final alternativo para a parábola, no qual a atitude do filho mais velho em relação ao irmão seja diferente. O que o conselho do pai na parábola nos ensina sobre como devemos nos sentir em relação aos que estão perdidos e aos que retornam ao evangelho? (Ver também a declaração do élder Jeffrey R. Holland nos “Recursos adicionais”). Ou você pode pedir aos alunos que imaginem que são o pai nessa parábola. Que outros conselhos eles dariam ao filho mais velho para ajudá-lo a se regozijar com o progresso ou sucesso de outras pessoas?

Lucas 17:11–19

A gratidão pelas bênçãos recebidas me levará mais próximo de Deus.

  • Peça aos alunos que falem sobre o que aprenderam em seu estudo de Lucas 17:11–19 e no vídeo “Presidente Russell M. Nelson: O Poder de Cura da Gratidão” (ChurchofJesusChrist.org). De que forma o leproso agradecido foi abençoado por expressar sua gratidão? De que modo somos abençoados quando expressamos gratidão? Peça aos alunos que sugiram formas pelas quais podemos demonstrar nossa gratidão a Deus e de uns para com os outros.

João 11:1–46

Jesus Cristo é a Ressurreição e a vida.

  • Um modo de examinar João 11:1–46 é pedir aos alunos que se revezem na leitura dos versículos e convidá-los a parar e debater sempre que descobrirem evidências de fé em Jesus Cristo. Peça também aos alunos que reflitam sobre os pontos de vista das pessoas envolvidas, inclusive o Salvador, os apóstolos, Marta, Maria e Lázaro. O que aprendemos com cada um deles? Os alunos poderiam relatar experiências em que sua fé em Jesus Cristo foi fortalecida durante uma provação.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Aprender com o filho pródigo.

O élder Jeffrey R. Holland fez esta observação sobre o irmão mais velho do filho pródigo: “Esse filho está zangado não por causa da volta do outro, mas porque seus pais estão felizes com isso. (…) Ele ainda precisa desenvolver a compaixão, a misericórdia, e a perspectiva de tolerância para perceber que quem está voltando não é seu rival. É seu irmão. Como seu pai suplicou-lhe que percebesse, ele é aquele que estava morto, e reviveu. É aquele que tinha se perdido e fora agora achado” (“O outro filho pródigo”, A Liahona, julho de 2002, p. 70).

Aperfeiçoar o ensino

Ajude cada pessoa. Assim como o pastor na parábola do Salvador (ver Lucas 15:4), “você pode demonstrar interesse por aqueles que estão faltando às aulas. Suas oportunidades de ensinar, elevar os alunos e ajudá-los a virem a Cristo vão além da sala de aula e daqueles que frequentam às aulas” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 8).

Imprimir