Seminário
Lição 40: Doutrina e Convênios 25, parte 2: “Buscar as coisas de um mundo melhor”


“Doutrina e Convênios 25, parte 2: ‘Buscar as coisas de um mundo melhor’”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário, 2025

“Doutrina e Convênios 25, parte 2”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário

Lição 40: Doutrina e Convênios 23–26

Doutrina e Convênios 25, parte 2

Buscar as coisas de um mundo melhor

Imagem
oração e batismo

O que o Senhor diz a uma pessoa geralmente se aplica a outras pessoas. Isso se aplica a muitas das palavras que o Senhor falou a Emma Smith que estão registradas em Doutrina e Convênios 25 (ver o versículo 16). O Senhor a convidou a buscar coisas que a ajudariam a receber “uma coroa de retidão” (versículo 15). Esta lição pode ajudar os alunos a buscar as bênçãos do Senhor e a deixar de lado as coisas do mundo.

Possíveis atividades de aprendizado

Algo melhor

Pense em como você pode ajudar os alunos a visualizar a importância de priorizar o que mais importa em nossa vida. Uma maneira de fazer isso é levar um recipiente para a aula, como uma caixa. Traga também uma variedade de objetos que representem os interesses dos alunos, como uma bola de futebol, um caderno escolar, um pequeno instrumento musical, um conjunto de escrituras, etc. Certifique-se de trazer mais objetos do que pode caber razoavelmente no recipiente. Explique aos alunos que o recipiente representa nossa vida. Peça aos alunos que escolham coisas que eles querem ter certeza de incluir em sua vida. Depois que o recipiente estiver cheio, pergunte aos alunos se há algo que eles querem trocar por algo que não esteja no recipiente. Depois dessa atividade, você pode pedir aos alunos que reflitam sobre prioridades na vida deles. Você pode fazer isso da seguinte maneira.

Escreva em seu diário quais são as prioridades mais importantes de sua vida. Ao estudar esta lição, pondere em espírito de oração se seu Pai Celestial deseja que você faça quaisquer ajustes em suas prioridades.

Em Doutrina e Convênios 25, o Senhor falou com Emma Smith e lhe deu conselhos sobre suas prioridades.

Leia Doutrina e Convênios 25:10 e procure o que o Senhor convidou Emma Smith a fazer.

  • O que você acha que significa “buscar as coisas de um mundo melhor”?

  • Que verdades podemos aprender com esse versículo?

As coisas de Deus

Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: o Senhor nos convida a deixar de lado as coisas deste mundo e buscar as coisas de Deus. Você pode pedir aos alunos que marquem as palavras em Doutrina e Convênios 25:10 que ajudam a ensinar essa verdade.

Ajude os alunos a entender o conselho do Senhor convidando-os a procurar frases semelhantes nas escrituras a seguir. Você pode pedir aos alunos que escolham uma frase de que gostam e expliquem o que ela os ajuda a entender. Você pode mostrar aos alunos como eles podem cruzar referências ou ligar esses versículos uns aos outros.

Compare Doutrina e Convênios 25:10 com Mateus 6:19–21 e 2 Néfi 9:51.

  • Que palavras ou frases nesses versículos das escrituras o ajudam a entender o convite do Senhor?

    Os alunos podem precisar de ajuda para pensar em coisas específicas que podem ser consideradas as “coisas deste mundo” (Doutrina e Convênios 25:10). Você pode pedir aos alunos que façam uma lista no quadro de coisas do mundo que podem nos impedir de fazer as coisas de Deus. Você pode então pedir aos alunos que reflitam sobre como estão se saindo ao deixar essas coisas de lado. Ajude os alunos a reconhecer que algumas coisas podem merecer menos de nosso tempo, enquanto outras não merecem nosso tempo e nossa atenção.

  • Que exemplos da vida do Salvador mostram que Ele Se concentrou nas coisas de Deus e não nas coisas do mundo?

    Se os alunos precisarem de ajuda para pensar em exemplos, você pode convidá-los a pesquisar as seguintes referências: Lucas 2:42–49; João 2:13–16; João 6:38.

  • Como o Salvador poderia ajudar um adolescente que está tentando deixar de lado as coisas deste mundo?

O élder Richard G. Scott (1928–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou a seguinte experiência que um adolescente teve:

Imagem
Élder Richard G. Scott

Na Missão Rússia Rostov-na-Donu, os jovens foram convidados a indexar 2 mil nomes e depois a qualificar pelo menos um nome de sua própria família para as ordenanças do templo. Os que atingiram essa meta foram convidados para uma longa viagem até o novo Templo de Kiev Ucrânia. Um rapaz contou sua experiência pessoal: “Eu passava muito tempo com jogos no computador. Quando comecei a indexar, não tive mais tempo para os jogos. A princípio, pensei: ‘Oh, não! Como pode ser!’ Mas, quando esse projeto terminou, até perdi o interesse pelos jogos. (…) O trabalho genealógico é algo que podemos fazer aqui na Terra e que tem continuidade no céu”. (Richard G. Scott, “A alegria de redimir os mortos”, A Liahona, novembro de 2012, p. 94)

  • O que chama sua atenção na experiência desse jovem?

    Para ajudar os alunos a refletir sobre quaisquer experiências pessoais que tenham tido ao deixar de lado as coisas do mundo, você pode lhes dar tempo para responder à seguinte pergunta em seu diário.

  • Como você foi abençoado ao escolher buscar as coisas de Deus em sua vida?

Ajuda para buscar coisas melhores

Os últimos seis versículos de Doutrina e Convênios 25 contêm conselhos sobre vários aspectos da vida de Emma. Leia Doutrina e Convênios 25:11–16 e identifique como esses conselhos do Senhor também podem nos ajudar a buscar coisas melhores.

  • O que você encontrou que pode ajudá-lo a “deixar as coisas deste mundo e buscar as coisas de um melhor”? (Versículo 10.)

Para ajudar os alunos a buscar e receber revelação pessoal sobre como podem priorizar melhor as coisas de Deus, você pode convidá-los a estudar um ou mais dos seguintes tópicos: música, convênios, mansidão e os mandamentos do Senhor. Dê aos alunos a escolha de estudar em classe ou de trabalhar individualmente ou em pequenos grupos. Se decidirem estudar em classe, peça aos alunos que escolham um tópico para todos estudarem. Se os alunos quiserem trabalhar em grupos, eles podem se beneficiar se cada um estudar algo diferente e compartilhar com o grupo o que encontraram. Outra opção é pedir a alguns alunos que se preparem antes da aula e depois ensinem a classe. Forneça os recursos mais úteis.

Música

Doutrina e Convênios 25:11–12

Salmos 100:2

Manual Geral: Servir em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, item 19.2 (“Música no lar”), item 19.3 (“Música nas reuniões da Igreja”)

“Andar na luz de Deus”, Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022, p. 18 (ver a seção “Buscar o que incentiva, inspira e convida o Espírito”)

Você pode pedir aos alunos que escolham um hino e descubram o que ele ensina sobre o Senhor e as bênçãos que Ele tem reservadas para nós. Você também pode mostrar aos alunos outros recursos musicais úteis e as músicas disponíveis para os jovens na Biblioteca de Mídia.

Convênios

Doutrina e Convênios 25:13

Andar na luz de Deus”, Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022, p. 17 (ver a seção “Verdades eternas”)

Tópicos do Evangelho, “Convênio”, topics.ChurchofJesusChrist.org

Você pode mostrar aos alunos o vídeo a seguir, que vai ajudá-los a entender o que significa guardar nossos convênios e que bênçãos podemos receber por fazê-lo.

Mansidão

Doutrina e Convênios 25:14

Mateus 5:5; Morôni 8:26

Guia para Estudo das Escrituras, “Mansidão, manso, mansuetude”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org

Ulisses Soares, “Ser manso e humilde de coração”, A Liahona, novembro de 2013 (ver parágrafos 1–6)

David A. Bednar, “Manso e humilde de coração”, Liahona, maio de 2018 (ver seção “O Mestre como um exemplo de mansidão”)

Mandamentos

Doutrina e Convênios 25:15

Mateus 22:36–40

Guia para Estudo das Escrituras, “Mandamentos de Deus”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org

Amar a Deus, amar ao próximo”, Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022, p. 10

Incentive os alunos a compartilhar o que aprenderam e como isso pode ajudá-los a buscar as coisas de Deus. Você pode convidá-los a compartilhar com outros alunos que estudaram o mesmo assunto e talvez também com aqueles que estudaram algo diferente. Incentive-os a agir de acordo com a inspiração que receberem.

Se os alunos precisarem de ajuda para pensar em maneiras de agir de acordo com o que estão aprendendo, você pode lhes indicar os convites encontrados em cada tópico de Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022. Você pode pedir aos alunos que escrevam o que vão fazer para buscar as coisas de Deus e depois pendurar o que escreveram em um lugar onde o vejam com frequência. Incentive-os também a buscar a ajuda do Senhor e talvez a ajuda de familiares e amigos.

Imprimir