Seminário
Lição 116 — Doutrina e Convênios 103: A organização do Acampamento de Israel


“Lição 116 — Doutrina e Convênios 103: A organização do Acampamento de Israel”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário, 2025

“Doutrina e Convênios 103”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário

Lição 116: Doutrina e Convênios 102–105

Doutrina e Convênios 103

A organização do Acampamento de Israel

Imagem
empurrando cavalos e carroções pela lama

No dia 24 de fevereiro de 1834, Joseph Smith recebeu uma revelação do Senhor ordenando-lhe que organizasse um grupo de voluntários para ajudar os santos que estavam sofrendo no Missouri. O Senhor exigiu grande fé daqueles que atenderam ao chamado para se unirem ao grupo, que ficou conhecido como o Acampamento de Israel. Esta lição pode ajudar os alunos a obedecer aos mandamentos que o Senhor lhes deu.

Possíveis atividades de aprendizado

Esta é a primeira de três lições sobre as experiências do Acampamento de Israel, ensinadas na semana de Doutrina e Convênios 102–105. Se você não conseguir ensinar as três lições separadamente porque não tem tempo suficiente disponível para a aula, pense em como poderia combinar ideias dessas lições.

Obstáculos para a vida eterna

Desenhe um boneco com linhas simples de um lado do quadro. Escreva as palavras vida eterna do outro lado do quadro e desenhe uma barreira entre eles. Depois, leia a declaração a seguir do presidente Wilford Woodruff.

O presidente Wilford Woodruff (1807–1898) declarou:

Imagem
Presidente Wilford Woodruff

Estou em busca da salvação e da vida eterna e não quero que nada se interponha entre mim e aquilo que estou buscando. (Wilford Woodruff, em Journal of Discourses, vol. 17, p. 246)

  • Quais são alguns obstáculos ou barreiras que as pessoas podem permitir que se interponham no caminho de sua busca pela vida eterna?

    Saliente que a declaração de Wilford Woodruff foi dada em resposta a um mandamento difícil que ele havia recebido do Senhor. Antes de discutir esse mandamento, peça aos alunos que pensem em sua resposta à seguinte pergunta:

  • Em uma escala de um (não disposto) a dez (muito disposto), quão disposto você está para obedecer ao Senhor quando Seus mandamentos parecerem difíceis?

Pense nas razões de você ter respondido dessa maneira. Ao estudar hoje, preste atenção aos ensinamentos e aos sussurros espirituais do Pai Celestial por meio do Espírito Santo que podem ajudá-lo a seguir o Salvador mesmo quando um mandamento parecer difícil.

O Senhor chama pessoas para redimir Sião

Pode ser bom pedir aos alunos que falem a respeito do que se lembram sobre as circunstâncias que os santos do Missouri enfrentaram no final de 1833. Se necessário, lembre-os de que os santos haviam sido perseguidos e expulsos de casa.

O profeta Joseph Smith orou ao Pai Celestial para saber Sua vontade com relação à situação. A revelação registrada em Doutrina e Convênios 103 foi recebida no dia em que Joseph Smith e outros líderes da Igreja conversaram sobre como ajudar os santos no Missouri.

Leia Doutrina e Convênios 103:15–18, 22, 27–28 e identifique o que Jesus Cristo ordenou que os santos fizessem.

  • De que forma você resumiria as instruções do Senhor nesses versículos?

O Senhor ordenou que as pessoas se organizassem em companhias de dez, vinte, cinquenta e cem. Ele chamou quinhentas pessoas, mas exigiu que pelo menos cem homens participassem (ver Doutrina e Convênios 103:29–34). No total, pouco mais de duzentos homens acabaram participando do grupo conhecido como Acampamento de Israel, mais tarde chamado de Acampamento de Sião.

  • O que vocês teriam pensado ou sentido se tivessem sido chamados para fazer parte do Acampamento de Israel? Por quê?

Peça aos alunos que leiam os seguintes versículos com um colega e debatam a pergunta abaixo:

Leia Doutrina e Convênios 103:20, 36 e identifique o que o Senhor prometeu àqueles que participassem do Acampamento de Israel.

  • O que você encontrou nesses versículos que pode ter sido reconfortante para os membros do Acampamento de Israel?

Explique-lhes que, na declaração no início da lição, Wilford Woodruff estava falando de seu chamado para se unir ao Acampamento de Israel. Leia para os alunos a seguinte versão mais completa da declaração.

Wilford Woodruff descreveu sua decisão de filiar-se ao Acampamento de Israel:

Imagem
Presidente Wilford Woodruff

Fui chamado para colocar minha vida em risco e ir até o Missouri, e alguns de nós foram resgatar nossos irmãos. Com certeza tivemos que ir pela fé. Meus vizinhos insistiram para que eu não fosse; eles disseram: “Não vá; se você for, vai ser morto”. Respondi-lhes: “Se eu soubesse que seria atingido por uma bala que atravessaria meu coração no primeiro passo que eu desse dentro do estado do Missouri, eu iria”. (…) Foi assim que me senti naqueles dias com relação à obra de Deus e é assim que me sinto hoje. Estou em busca da salvação e da vida eterna e não quero que nada se interponha entre mim e aquilo que estou buscando. (Wilford Woodruff, em Journal of Discourses, vol. 17, p. 246; ortografia modernizada)

  • O que chamou sua atenção sobre essa declaração?

  • O que você aprendeu com essa declaração que pode ajudá-lo quando se deparar com mandamentos difíceis de obedecer?

À medida que os alunos falarem sobre o que aprenderam, eles poderiam identificar a seguinte verdade: Quando exercemos fé em Jesus Cristo, podemos sentir mais disposição e capacidade de obedecer a Seus mandamentos.

Fé para obedecer aos mandamentos do Senhor

Mostre no quadro as perguntas a seguir. Antes de debater com a classe, os alunos poderiam primeiro discuti-las com um colega ou em um pequeno grupo. Se desejar, peça aos alunos que escrevam no quadro as respostas à primeira pergunta.

  • Quais são alguns exemplos dos mandamentos do Senhor que podem ser difíceis para os adolescentes obedecerem hoje?

  • Por que pode ser difícil obedecer a esses mandamentos?

A atividade de estudo a seguir pode ajudar os alunos a aprender mais sobre exercer fé em Jesus Cristo para obedecer a Seus mandamentos. Mostre as seguintes opções de estudo e dê aos alunos tempo para estudá-las. Divida a classe em três grupos e designe a cada grupo uma das opções a seguir. Outra ideia seria permitir que os alunos escolham uma opção para estudar em pequenos grupos.

Imagine que você tem um amigo que está lidando com um mandamento que é difícil de obedecer. Escolha uma das seguintes opções de estudo e procure ensinamentos e verdades que gostaria de compartilhar com seu amigo.

Opção 1: Relatos das escrituras

Opção 2: Relatos sobre Jesus Cristo

Opção 3: Ensinamentos em Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, livreto, 2022

Depois que os alunos tiverem tido tempo para concluir a atividade de estudo, dê-lhes oportunidades de falar sobre o que descobriram. Você poderia fazer as seguintes perguntas:

  • O que você aprendeu com os recursos que estudou que pode nos ajudar a obedecer aos mandamentos que são difíceis de guardar?

  • De que forma o Senhor o abençoou ao exercer fé Nele quando Seus mandamentos pareceram difíceis de obedecer?

Fazer um plano

Dê aos alunos tempo para buscar a orientação do Pai Celestial ao pensarem em aplicar em sua própria vida o que aprenderam. Você poderia dar as seguintes instruções e pedir aos alunos que registrassem suas respostas em seus diários de estudo ou anotações digitais.

  1. Pense em um mandamento que pode ser difícil para você obedecer.

  2. Identifique o que torna esse mandamento difícil.

  3. Identifique algo que aprendeu hoje que pode ajudá-lo a obedecer melhor a esse mandamento.

  4. Faça um plano que o ajude a exercer fé em Jesus Cristo para obedecer a esse mandamento.

Imprimir