Para a Força dos Jovens
Ir em Direção à Luz!
Janeiro de 2024


“Ir em Direção à Luz!”, Para a Força dos Jovens, jan. de 2024.

Vem, e Segue-Me

Página de título do Livro de Mórmon; introdução do Livro de Mórmon

Ir em Direção à Luz!

O Livro de Mórmon traz luz e poder à tua vida para te guiar nos dias desafiadores e entusiasmantes que tens pela frente.

Imagem
uma jovem nas escrituras

Ilustrações de Gabriele Cracolici

Quando era menino, adorava a história do irmão de Jarede no Livro de Mórmon. A sua experiência passava-me na cabeça como um filme. Ao ler a história, quase parecia que aquilo estava a acontecer à minha frente.

O irmão de Jarede foi ordenado pelo Senhor a construir barcos para que ele e a sua família pudessem atravessar o oceano em direção à “terra prometida” (Éter 2:9). Mas, os barcos eram escuros. Por não querer viajar na escuridão, o irmão de Jarede pediu a ajuda do Senhor. O Senhor perguntou-lhe: “Que desejais que eu faça?” (Éter 2:23).

Com muita fé, o irmão de Jarede levou 16 pedras para um lugar alto no monte e orou. Ele pediu ao Senhor que tocasse nas pedras “para que [brilhassem] na escuridão” (Éter 3:4). Em seguida, o Senhor estendeu a Sua mão e tocou em cada uma das pedras com o Seu dedo, iluminando-as. Ao longo da minha vida, tenho imaginado o Senhor a tocar naquelas pedras.

Assim como o irmão de Jarede recebeu luz, o Senhor Jesus Cristo também irá trazer-te luz. Ele é “a luz e a vida do mundo” (3 Néfi 11:11). Eu convido-te a ir em direção à Luz! O estudo do Livro de Mórmon fortalecerá a tua fé em Jesus Cristo e irá ajudar-te a permanecer ligado à Sua Luz.

Um Guia e uma Luz

Li o Livro de Mórmon e já senti várias vezes a confirmação da sua veracidade. Nunca duvidei. Quando não sinto o Espírito, quando estou espiritualmente desalinhado, há uma sensação de escuridão. Porém, quando leio o Livro de Mórmon, a luz regressa. Às vezes, basta ler apenas um versículo para voltar a sentir a luz, mas sinto-me sempre mais leve quando o leio.

A luz que triunfa sobre as trevas é real para mim. O Presidente Russell M. Nelson prometeu: “Ao estudarem o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias, tomarão melhores decisões — todos os dias”.1 Isto acontece porque o Livro de Mórmon aumenta a tua fé em Jesus Cristo. Ele traz luz e poder. O seus ensinamentos irão guiar-te nos dias difíceis e nos dias cheios de alegria que tens pela frente.

Sentir a Luz

Tenho o privilégio de servir ao lado do Presidente Nelson. Quando o profeta entra numa sala, o ambiente fica imediatamente mais leve. Ele leva a Luz de Cristo consigo.

Por vezes, é difícil ter a certeza de que estás a sentir a Luz de Cristo. Não consegues vê-la com os teus olhos físicos. Ela surge como um sentimento espiritual. É o sentimento daquilo que é certo ou errado e do que é verdadeiro ou falso (ver Moróni 7:13–19).

Sempre que escolhes ser mais semelhante a Jesus Cristo, caminhas na Luz de Cristo. Ler o Livro de Mórmon fortalece essa Luz.

“É Claro que é Verdade!”

Sinceramente, acredito que quando as escrituras dizem “lembrai-vos, lembrai-vos” (Helamã 5:12), elas querem dizer que não só nos devemos lembrar de Jesus Cristo e de que já sentimos a Sua Luz, como também devemos sentir a Sua Luz agora e senti-la vez após vez. Foi isso que um jovem, chamado Eric, descobriu quando leu o Livro de Mórmon pela primeira vez.

Depois de mudar de casa e começar o ensino secundário, o Eric passou a ter dificuldades nas aulas e em integrar-se. Ele também começou a questionar se teria um testemunho.

“Eu comecei a ler o Livro de Mórmon mesmo a sério pela primeira vez”, disse o Eric. “Eu lia e orava todos os dias.”

Quando, então, orou e perguntou ao Pai Celestial se o Livro de Mórmon era verdadeiro, ele tinha a certeza que iria receber uma resposta, mas nada aconteceu.

Mais tarde, enquanto caminhava pelo bosque atrás da sua casa, o Eric perguntou novamente. Desta vez, ele sentiu como se o Pai Celestial lhe perguntasse: “Eric, o que é que já aconteceu na tua vida desde que começaste a ler o Livro de Mórmon e a orar todos os dias?”

O Eric pensou em como fizera bons amigos e estava a sair-se melhor na escola. Sem que ele se apercebesse, o Livro de Mórmon tinha trazido luz e poder à sua vida.

E, então, aconteceu.

“Não ouvi nenhuma voz”, contou o Eric, “mas o Espírito encheu o meu coração quando estas palavras vieram à minha mente: ‘É claro que é verdade!’ Um sentimento arrebatador de paz, alegria e confirmação tomou conta de mim. Eu sabia que finalmente tinha recebido a minha resposta”.2

Prosseguir na Luz

Da primeira à última página, o Livro de Mórmon testifica que “Jesus é o Cristo”3 e ensina-nos “o que [devemos] fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro”.4

Ao estudares o Livro de Mórmon , espero que sintas que ele foi escrito para ti. As doutrinas do Livro de Mórmon e os exemplos destemidos de Néfi, Leí e Saria, Abinádi, Alma, Amuleque, Abis, os filhos de Mosias e muitos outros irão edificar-te, guiar-te e capacitar-te para seres um melhor discípulo de Jesus Cristo, orientando-te a caminhar com confiança na Sua Luz.

Testifico que o Livro de Mórmon é uma testemunha preciosa e fidedigna de que Jesus Cristo vive e é a nossa fonte de consolo, esperança, paz, alegria e luz. Oro do fundo do meu coração para que vás de encontro à Luz contida no Livro de Mórmon, te aproximes de Jesus Cristo e sintas o calor da Sua luz e do Seu amor mais do que nunca.

Imagem
rapariga com um caderno grande e um lápis

Imprimir