Para a Força dos Jovens
Sou um Discípulo de Jesus Cristo
Janeiro de 2024


“Sou um Discípulo de Jesus Cristo”, Para a Força dos Jovens, jan. de 2024.

Tema dos Jovens de 2024

Sou um Discípulo de Jesus Cristo

Podes seguir o Salvador e partilhar a Sua palavra com os outros.

Imagem
Logótipo Tema dos Jovens de 2024

Já alguma vez pensaste porque é que, depois de curar pessoas, Jesus pediu a algumas delas que não contassem nada a ninguém (ver Marcos 7:36)? Uma das razões poderá estar relacionada com o tipo de seguidores que Ele precisava. Podes pensar que, se as pessoas contassem que tinham sido curadas, seria uma boa maneira de Jesus atrair seguidores. No entanto, Jesus não precisava de seguidores. Ele precisava de discípulos.

Jesus disse a Pedro e a André: “Vinde após mim” (Mateus 4:19). A tradução de Joseph Smith deste versículo diz: “Eu sou aquele sobre quem foi escrito pelos profetas; segui-me” (Tradução de Joseph Smith – Mateus 4:18 [em Mateus 4:19, na nota de rodapé a]). O convite não foi para ficar com Ele só por uns tempos. Ele queria que eles fossem Seus discípulos para sempre.

Ele não queria que eles apenas O vissem a ensinar as pessoas, a amá-las e a realizar milagres. Ele queria que eles fizessem o mesmo. Queria que a Sua obra se tornasse na obra deles. Escolher Cristo significaria que eles iriam a aprender a servir como Ele servia e a pensar como Ele pensava. Iriam praticar viver como Ele vivia, e Ele iria instruí-los e prover-lhes a ajuda necessária para se tornarem mais semelhantes a Ele.

Imagem
Jesus Cristo

A palavra grega para discípulo é mathetes. Significa muito mais do que seguidor ou aluno. É frequentemente traduzida como aprendiz. No tempo de Cristo, os discípulos tipicamente escolhiam o mestre com quem queriam aprender, no intuito de se tornarem eles próprios mestres. Cristo não seguiu esta tradição. Pelo contrário, foi Ele que procurou os Seus discípulos. Hoje, Cristo convida-nos a vir a Ele. Ele convida-nos a ser os Seus discípulos e a pregar a Sua palavra ao Seu povo para que tenham vida eterna (2 Néfi 5:13).

Uma jovem do Haiti, no Caribe, demonstrou o desejo de ser uma discípula de Cristo ao convidar uma amiga, que não era membro da Igreja, para ir com ela a uma conferência do FSY. No princípio, o pai da amiga não queria autorizar a filha a ir. Os líderes da Igreja informaram-no sobre as experiências positivas que a esperavam e sobre os conselheiros excecionais de jovens adultos que iriam cuidar dela. O pai autorizou que a filha fosse e, depois de ver a mudança que isto fez na vida dela, também lhe deu permissão para frequentar as reuniões da Igreja e — seis meses depois — ser batizada.

Um rapaz da Argentina, na América do Sul, demonstrou o desejo de ser um discípulo de Cristo ao partilhar algumas das suas guloseimas com um amigo, enquanto iam de autocarro para a escola. Ao encontrar uma com sabor a café, ele explicou que nunca tinha desenvolvido o gosto por aquele sabor, já que ninguém da sua família bebia café. Isto levou a uma conversa sobre a Igreja, que levou a um convite para ir às reuniões e, eventualmente, o amigo acabou por se juntar à Igreja e servir uma missão no Chile.

Nem todas as pessoas com quem falares sobre a Igreja ou que convidares para uma atividade da Igreja vão querer juntar-se a ela. E isso é normal. Nem todas as pessoas com quem Cristo falou durante o Seu ministério terreno se juntaram à Igreja. Mesmo assim, ao procurarmos ser discípulos de Jesus Cristo e pregar a Sua palavra, Ele vai dar-nos coragem e ajuda divina. Aprenderemos a ser mais semelhantes a Ele e é isso que os discípulos fazem.

Imprimir