Para a Força dos Jovens
Um Piloto no Exército do Senhor
Janeiro de 2024


“Um Piloto no Exército do Senhor”, Para a Força dos Jovens, jan. de 2024.

Um Piloto no Exército do Senhor

Lamar F., de East Midlands, Inglaterra, tem metas elevadas que o fazem voar alto, mesmo quando as coisas se complicam.

Imagem
avião

Fotografias providenciadas por Satomi Folkett

“Desde que me lembro, sempre quis pilotar aviões”, mencionou Lamar F., de 17 anos. Quando um amigo dos seus tempos de corrida de cadeira de rodas lhe falou de uma instituição de caridade britânica que ajuda portadores de deficiências a aprender a voar, Lamar ficou ansioso por experimentar.

Sonhos Elevados

Ele inscreveu-se para dois dos programas de caridade. Um deles, o “Junior Aspiring Pilots Program” (Programa de Aspirantes a Piloto Júnior) ou (JAPP), foi especialmente criado para jovens entre os 12 e os 18 anos. Estes programas e outras aulas a solo estão a aproximá-lo do seu grande objetivo – obter a sua licença de piloto privado.

Parte da sua inspiração advém da sua família. O seu pai de acolhimento foi a primeira pessoa que o cativou a querer voar, levando-o todos os anos a espetáculos aéreos. Mais tarde, após ter sido adotado por outra família, aos quatro anos de idade, o interesse de Lamar pela aviação continuou a crescer ao ver o seu pai adotivo tirar uma licença de piloto. “Ele é a minha inspiração para querer ser piloto”, diz Lamar. Agora, o pai de Lamar pode voar com ele nos aviões de mono motor, de cinco lugares, que ele está a aprender a pilotar.

Imagem
família

Os pais de Lamar (na fotografia, um de cada lado) são uns dos seus maiores apoiantes.

Imagem
um jovem ao lado de um avião

No primeiro voo de Lamar num avião a sério, ele ficou nervoso com o facto de talvez não se lembrar de tudo. “Fiz uma oração breve e silenciosa antes de levantar voo e fiquei bem”, relembrou ele. Agora, quando tem dificuldades em lembrar-se de alguma coisa durante o voo, essas pequenas orações silenciosas ajudam-no a conseguir fazer tudo o que precisa. Mesmo quando o seu pai não está no banco de trás, Lamar sabe que o Pai Celestial está sempre com ele.

Imagem
um jovem no avião

O Exército do Senhor

Voar não é a única coisa que eleva o ânimo de Lamar. “Sempre fui um grande fã do exército britânico, desde uma coroação real a um funeral”, revela ele.

Imagem
um jovem ao lado de estátuas de soldados
Imagem
um jovem a polir sapatos

“Devido às minhas deficiências, não posso alistar-me no exército”, diz o Lamar. Mas um de seus antigos líderes dos Rapazes, que já foi soldado, incentivou o Lamar. “Ele relembrava-me sempre que eu não preciso de estar num exército terreno, porque já estou no exército do Senhor”, conta o Lamar. “Estar no exército do Senhor faz-me sentir que independentemente do que a vida me possa atirar para cima, ou do que alguém me possa fazer, tenho Jesus Cristo ao meu lado.”

Imagem
um jovem ao lado de um homem

O irmão Bayliss, o líder dos Rapazes de Lamar, inspirou-o a alistar-se no “Exército do Senhor”.

Na faculdade para pessoas com necessidades especiais, que o Lamar frequenta, ele tenta ajudar os da sua idade a alistar-se no Exército do Senhor, ao partilhar o Evangelho com eles. “Na maioria das vezes, sou ignorado”, explica ele, “mas às vezes, desperto o interesse de alguém. Por causa de algumas das minhas necessidades atuais, servir uma missão de tempo integral não é uma opção. Mas eu vejo as coisas desta forma: Não preciso de uma placa de identificação para ser um missionário”.

Como há poucos jovens na sua ala, a maioria dos seus amigos não são membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Na escola, nem sempre é fácil, especialmente quando há, como diz o Lamar, “bué” tentações. “Há muitos alunos a falar de coisas impróprias e a ouvir música imprópria. Basicamente, sempre que algo assim acontece, eu simplesmente saio e vou para uma sala onde isso não esteja a acontecer”.

Imagem
jovem com uma bandeira

Permanecer Firme

Quando surgem as tentações ou as pessoas não estão interessados em ouvir sobre o evangelho, o Lamar apega-se, mentalmente, à sua escritura favorita: “porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

“Esta escritura tem-me ajudado a permanecer firme na fé em Jesus Cristo”, diz ele. Para o Lamar, isto é particularmente importante na sua própria família. Quando ele tinha 10 anos, o seu pai deixou de ir à igreja. “Eu era mais novo na altura, por isso não entendia muito bem”, relembra ele. “Tentei convencê-lo a voltar. Mas, aprendi que não se trata disso. Temos de lhes dar tempo”.

O Lamar continua a ter um relacionamento próximo com o pai e demonstra-lhe amor nas coisas do dia-a-dia, tal como contar-lhe o que aconteceu na igreja ou ao passar tempo com ele. “Ele ensinou-me sempre que, independentemente do que passamos, temos de permanecer firmes.” Para todos os jovens que têm familiares que não são ativos na Igreja, ele acrescenta: “Permaneçam firmes. Apeguem-se à vossa fé. Não desistam, custe o que custar”.

Imagem
Jesus Cristo

Procurar a Cristo Quando as Coisas Ficam Difíceis

Lamar também encontrou coragem em Cristo doutras formas mais pessoais. “De vez em quando, sofro com muita ansiedade”, comenta o Lamar. “Acho que a pessoa que mais me dá coragem para continuar é o próprio Jesus Cristo. Ele passou por tanta coisa, mas mesmo assim continuou com a Sua missão”.

Quando o Lamar está a ter um dia particularmente mau, imagina frequentemente o Salvador a incentivá-lo e a dizer: “Tu consegues. Tu consegues superar qualquer coisa”.

Ele também encontra forças na sua mãe e no seu pai, nos seus amigos e noutras pessoas que lhe são próximas. “Houve uma época em que fui levado para o caminho errado”, diz o Lamar. Mas, graças a um bom sistema de apoio, ele foi capaz de ajustar o seu caminho e fortalecer o seu testemunho de Cristo.

“Ainda estou a desenvolver o meu testemunho”, acrescenta ele. “Mas é maravilhoso fazer parte do exército do Senhor e d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É algo que eu adoro”.

Lamar sabe que a sua jornada pode ter altos e baixos, mas sabe o que o faz voar alto. “Independentemente das adversidades ou problemas que atravessem, o Pai Celestial estará ao vosso lado porque Se preocupa convosco e vos ama.”

Imprimir