Para a Força dos Jovens
Alimenta a Tua Alma com a Oração
Abril de 2024


“Alimenta a Tua Alma com a Oração”, Para a Força dos Jovens, abr. 2024.

Vem, e Segue-Me

Enos 1

Alimenta a Tua Alma com a Oração

A bênção de te comunicares com o teu Pai Celestial está ao teu alcance em qualquer lugar e sempre.

Imagem
moças a orar

Já sentiste fome antes. A sensação de fome é a forma que o teu corpo tem de te dizer que precisa de alimento. E quando tens fome, sabes o que tens de fazer — comer!

O teu espírito também tem formas de te dizer quando precisas de alimento espiritual. Tal como há muitos tipos de alimentos que podes comer quando tens fome, há muitas coisas que podes fazer para saciar a tua fome espiritual. Podes banquetear-te “com as palavras de Cristo” contidas nas escrituras e nas palavras dos profetas (2 Néfi 32:3). Podes ir à igreja regularmente e tomar o sacramento (ver Doutrina e Convénios 59:9). Podes servir a Deus e aos Seus filhos.

Mas há uma fonte de alimento espiritual que está à tua disposição o tempo todo, em todos os momentos da tua vida, independentemente das tuas circunstâncias. Podes sempre comunicar-te com o Pai Celestial através da oração.

“A Minha Alma Ficou Faminta”

Enquanto Enos caçava animais na floresta, ele refletia sobre o que o seu pai lhe ensinara “sobre a vida eterna e a alegria dos santos”. Esses ensinamentos penetraram “profundamente o [seu] coração” (Enos 1:3).

Neste estado de espírito, Enos sentiu uma profunda necessidade: “[A] minha alma ficou faminta”, disse ele (Enos 1:4; ênfase acrescentada).

O que é que Enos fez quando sentiu esta fome espiritual? “Ajoelhei-me ante o meu Criador”, disse ele, “e clamei-lhe em fervorosa oração e súplica [pela] minha própria alma” (Enos 1:4).

A fome espiritual de Enos era tão grande que ele orou o dia inteiro e pela noite dentro. Eventualmente, Deus respondeu à sua oração e perdoou os seus pecados. Enos sentiu a sua culpa desaparecer e aprendeu sobre o poder da fé em Jesus Cristo. Em seguida, abriu toda a sua alma em favor do seu povo e dos seus inimigos. Ele fez convénios e recebeu promessas do Senhor, dirigiu-se ao seu povo e partilhou o que tinha ouvido e visto (ver Enos 1:4–19).

Nem todas as orações serão respondidas de forma tão dramática, mas a tua experiência com a oração também pode ser marcante e transformar a tua vida. Eis algumas lições importantes que podes aprender com a poderosa oração de Enos:

  • O esforço para viver plenamente o Evangelho pode ajudar-te a sentir a tua fome espiritual.

  • Esta fome espiritual pode e deve levar-te a dobrar os joelhos e a procurar a ajuda do Pai Celestial.

  • Orar ao Pai Celestial pode ajudar-te a satisfazer a tua fome espiritual — e muito mais!

  • Podes orar em qualquer lugar, a qualquer momento.

  • A oração pode ajudar-te a arrependeres-te.

  • A oração pode fortalecer a tua fé em Jesus Cristo.

  • Podes receber um testemunho pessoal de que o Pai Celestial te ouve e está ciente de ti.

  • O testemunho e a força que recebes através da oração podem ajudar-te a servir e a fortalecer os outros.

A Minha Experiência com o Poder da Oração

Quando tinha quase 16 anos de idade, o meu bispo inspirado pediu-me que ensinasse a nossa classe de jovens da Escola Dominical a respeito de como obter um testemunho do evangelho através da oração. À medida que crescia, tinha dedicado tempo a estudar o Livro de Mórmon e sempre senti que a Igreja era verdadeira. Sempre acreditei no Salvador Jesus Cristo, mas nunca tinha levado a sério a promessa de Moróni, encontrada em Moróni 10:4–5, e orado a respeito da veracidade do evangelho. Lembro-me de sentir que, se eu ia ensinar sobre como obter um testemunho através da oração, eu mesmo deveria orar por um testemunho. A minha alma estava faminta — talvez de uma forma diferente daquela de Enos, mas eu ainda tinha uma necessidade espiritual.

Ao preparar a lição, ajoelhei-me e orei do fundo do coração. Quando perguntei ao Senhor se o evangelho é verdadeiro, surgiu no meu coração um sentimento muito doce — aquela voz mansa e delicada que me confirmou que era verdadeiro e que eu deveria continuar a fazer o que já fazia.

O sentimento foi tão forte que eu nunca mais conseguiria ignorar aquela resposta e dizer que não sabia. Senti-me tão feliz! No domingo seguinte, pus-me à frente dos meus colegas e testifiquei que o Pai Celestial responderia às suas orações se eles tivessem fé.

Imagem
Ulisses Soares quando era jovem

O Elder Soares quando era jovem

Este testemunho permaneceu comigo. Ajudou-me a tomar decisões, especialmente em momentos difíceis. Permitiu-me testificar às pessoas, com convicção, que elas podem obter respostas do Pai Celestial se orarem com fé. Isto tem sido válido para mim tanto como professor naquela classe de jovens da Escola Dominical, depois como missionário e até hoje como Apóstolo.

O ‘Quando’ e o ‘Quê’ da Oração

É claro que não oramos apenas quando sentimos uma necessidade espiritual particularmente forte. Então, quando é que se deve orar? E pelo que é que se deve orar? A resposta resumida é: em qualquer altura e por qualquer coisa.

Imagem
rapaz a orar

O teu Pai Celestial está sempre pronto a ouvir-te e quer que ores com regularidade e frequência. Deves “[aconselhar-te] com o Senhor em tudo [o] que fizeres” (Alma 37:37) e orar de manhã, ao meio-dia e à noite. Deves orar em casa, no trabalho, na escola — em qualquer lugar que estejas e sobre qualquer coisa que faças (ver Alma 34:17–26). Deves orar com a tua família (ver 3 Néfi 18:21), tanto “em público e em particular” (Doutrina e Convénios 81:3), no teu coração quando não estiveres a orar formalmente (ver Alma 34:27), e sempre ao Pai, em nome de Jesus Cristo (ver 3 Néfi 18:19–20).

Imagem
rapaz a orar

Como Abordar o Pai Celestial

Uma das minhas escrituras favoritas ensina como devemos abordar o nosso Pai Celestial quando oramos: “Sê humilde; e o Senhor teu Deus te conduzirá pela mão, e te dará resposta às tuas orações” (Doutrina e Convénios 112:10). Quando és humilde e obediente, o Pai Celestial vai estar contigo. Ele vai guiar-te pela mão. Ele vai responder às tuas orações de acordo com a Sua própria vontade, maneira, tempo e conhecimento absoluto do que é o melhor para ti.

As tuas orações regulares e frequentes são essenciais para alimentar espiritualmente a tua alma. A comunicação com o Pai Celestial através da oração está disponível e é bem-vinda em qualquer lugar e sempre. Oro para que te lembres disto e valorizes as oportunidades que tens de te aproximares do trono de Deus e receberes as Suas bênçãos.

Imagem
moça a orar

Imprimir