2018
Seu valor não é condicional
Setembro de 2018


Apenas digital

Seu valor não é condicional

Não importa o que o mundo diz, o Pai Celestial conhece o verdadeiro valor que você tem.

Imagem
jovem adulto no alto de uma montanha

Somos seres eternos e temos uma herança celestial. Mas somos constantemente bombardeados com as pressões do mundo que nos fazem esquecer de quem realmente somos. Como podemos saber qual é o nosso verdadeiro valor? Aqui estão alguns pontos importantes a serem lembrados:

  1. Sua felicidade não é determinada por influências externas.

    Embora pareça cliché dizer isso, seu “eu” interior é que realmente conta. Satanás quer que você acredite que seu valor é determinado por fatores externos como aparência física, inteligência, talentos, saúde, sucesso e popularidade. Mas “o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7). O Pai Celestial conhece o seu verdadeiro valor porque Ele entende seus desejos e as características do seu espírito.

  2. Seu corpo é lindo, mesmo que não esteja de acordo com os padrões do mundo.

    A maioria de nós faz de tudo para se sentir bem com a aparência. Mas, tenha certeza de que seu corpo é bonito, seja qual for a sua aparência. Homem ou mulher, todos foram criados à imagem de Deus (ver Gênesis 1:27). O Pai Celestial é o grande Artista deste universo, e você é Sua maior obra de arte! Seu corpo é um milagre: forte, mas ao mesmo tempo delicado, gracioso e sublime. Há tantas coisas bonitas em seu corpo, tanto na sua forma como em suas funções! Basta que você aprenda a vê-lo como a dádiva maravilhosa que ele é.

  3. Quando você segue o Salvador, a beleza do seu espírito resplandece.

    O próprio Jesus Cristo “não tinha formosura” aos olhos dos homens (ver Isaías 53:2). Mas como o Salvador poderia não ser formoso? A beleza do Senhor vem de Sua bondade e pureza. Assim como a sua! Os verdadeiros discípulos de Cristo possuem um atrativo que não tem nada a ver com aparência externa. Quando você “[recebe] sua imagem em [seu] semblante” (Alma 5:14), você transmite uma luz que brilha de dentro para fora. E quando os outros percebem essa luz, você se torna mais atraente para eles. O melhor de tudo é que ser capaz de andar retamente diante de Deus lhe dá mais confiança.

  4. Você tem valor infinito exatamente do jeito que é.

    Corior, o anticristo, disse que “o quinhão de cada um nesta vida [depende] de sua conduta” (Alma 30:17). Em outras palavras, a forma como você lida consigo mesmo determina seu valor — é algo que você tem que conquistar ou provar. Mas isso não é verdade! Embora sempre tenhamos que nos esforçar para melhorar como pessoa, “o valor das almas é grande à vista de Deus” (D&C 18:10), seja qual for a situação. Mesmo quando você comete erros, seu valor não é diminuído. Como ensinou a irmã Joy D. Jones, presidente geral da Primária, “Se pecamos, somos menos [dignos], mas jamais passamos a valer menos!” (“Valorizadas além da medida”, Liahona, novembro de 2017, p. 14).

Embora muitas vezes você se esqueça disso, há uma centelha de divindade em você. Ela está lá, mesmo quando você não sente que tem algo de divino. Mas Deus consegue ver essa divindade — sempre. Se você alimentar essa centelha, Ele pode tornar sua vida muito mais significativa, realizando coisas que você jamais sonhou serem possíveis.