2019
Um dia do Senhor perfeito: três histórias
Fevereiro de 2019

ESCOLHA TER UM DIA DO SENHOR SIGNIFICATIVO

“Um esforço consciente para tornar o dia importante em nossa semana requer preparação e reflexão. Requer mais do que simplesmente acordar para um novo dia, olhar para o calendário e perceber que é domingo.”

O mandamento dado a Moisés em Êxodo 20:8 para santificar o Dia do Senhor foi reiterado nos últimos dias, quando o Senhor disse a Joseph Smith em 1831: “E os habitantes de Sião também observarão o dia do Senhor para santificá-lo” (D&C 68:29). Em abril de 2015, na Conferência Geral, o Presidente Russell M. Nelson disse: “A questão para cada um de nós é: por causa do que ouvi e senti durante esta conferência, como vou mudar? Qualquer que seja a sua resposta, convido-o também a examinar o seu sentimento e comportamento no dia de Senhor.

Recentemente, os nossos líderes na Área África Sudeste incentivaram-nos a “Melhorar a observação do Dia do Senhor no lar e na Igreja” como parte do Plano da Área.

Então, o que constitui um “dia do Senhor perfeito” e como podemos alcançá-lo?

Um dia de Senhor perfeito significa coisas diferentes para pessoas diferentes ...

A mãe de filhos pequenos pode sonhar com paz e tranquilidade — na hora de descanso, para ela e para os filhos.

Um membro solteiro e solitário pode esperar a oportunidade de ter uma pequena companhia — alguém com quem conversar, talvez até mesmo um convite para almoçar.

Uma mãe solteira que trabalha muitas horas pode ansiosamente antecipar o tempo para passar com os seus filhos — uma pausa da correria diária para sobreviver!

Uma família parcial de membros pode lutar para manter todos felizes enquanto vivem o evangelho e ensinam princípios corretos às crianças…

Quaisquer que sejam as circunstâncias, o Dia do Senhor evoca sentimentos de paz, crescimento espiritual, calma, amor, descanso, aprendizado, serviço, ajuda e alcance aos outros.

Em conversa com alguns membros, todos disseram-me que o segredo de um Dia do Senhor significativo era o planeiamento, a preparação, a persistência e a oração. As crianças da Primária já sabem disso:

Nós devemons, no sábado, preparar-nos bem para o domingo.

Devemos toda a casa limpar e fazer o que é requerido:

Lavar a roupa e passar também, acabando os nossos deveres.

Para finalmente domingo estar distantes de tais afazeres.

(“Sábado”, Música para Crianças, #105.)

Aqui estão três histórias de alguns daqueles com quem conversei; três maneiras pelas quais o dia do Senhor se tornou mais significativo; três famílias onde os testemunhos do Evangelho de Jesus Cristo foram aprofundados.

Primeira história | Um Converso:

“Passando de um dia de preguiça que começa com um pequeno almoço tardio e uma ida às lojas, relaxando, lendo jornais, assistindo televisão ou deitando-se ao redor da piscina no verão ... para passar três horas na igreja em um domingo e tentar santificar o Dia do Senhor foi uma grande mudança para mim. Cortar as compras foi fácil – e na verdade poupou-me dinheiro – porque eu estava com tanto medo de ficar sem mantimentos, que comecei a fazer listas e planeiar refeições em vez de encher um carrinho de compras sem planos.

O tempo de assistir televisão e de relaxar na piscina sem se importar com a hora foram os mais difíceis! No primeiro domingo chegamos em casa da igreja e pensamos: ‘bem, agora o que fazemos?’ O dia se arrastou e quando todos foram para a cama, mais insatisfeitos depois de um longo dia tedioso, eu sabia que tinha que fazer um plano rápido! Pedimos emprestado vídeos da Igreja dos membros e este foi um ponto de partida que levou à discussões sobre o evangelho. Hoje, o site da Igreja tem conteúdo suficiente para preencher uma vida inteira aos domingos!

Assistir vídeos da igreja ainda não era uma solução de longo prazo, então tivemos uma noite familiar sobre a ‘observância do Dia do Senhor’ e perguntamos aos nossos filhos o que eles gostariam que nós fizéssemos. Cada sugestão foi medida de acordo com o padrão do dia do Senhor e a atitude das crianças mudou de ‘tudo o que não podemos mais fazer’ para a longa lista de ‘coisas que podemos fazer’.

Simplificar as nossas refeições deu início a uma tradição familiar maravilhosa de ter uma refeição saudável à nossa espera quando chegávamos da igreja e, no início da noite, todos fazíamos a sobremesa juntos para o nosso jantar. Todas as crianças, meninos e meninas, aprenderam a cozinhar e confeccionar dessa maneira! (Waffles e panquecas tornaram-se nossos favoritos regulares!)

Olhando para trás … a maioria das nossas memórias de família feliz, vem dos maravilhosos domingos que passamos juntos — jogando jogos de mesa, construindo o nosso relacionamento, comendo deliciosos favoritos e aprendendo e crescendo no evangelho. Ocasionalmente, escolhíamos uma família para convidar para o almoço na semana seguinte. Mas através do nosso planeamento, escolhemos coisas adequadas em suas várias idades — e ensinamos as crianças a importarem-se, planearem e demonstrarem consideração.”

Segunda história | Uma Mãe Jovem:

“Enquanto crescia na Igreja, achei que os dias do Senhor maravilhosos e significativos aconteciam por acaso. Agora percebo como os meus pais trabalharam nisso! Como um casal jovem, também foi fácil — mas quando tivemos filhos, tudo desmoronou. Estávamos sempre atrasados para a igreja. As tardes eram perdidas e as noites estavam cheias de alívio porque o dia estava quase no fim e podíamos ir para a cama! O que aconteceu com os maravilhosos domingos edificantes?

Bem, aprendi a planear — e ao longo do caminho eu determinei a…

Verificar com as crianças todos os domingos, da igreja a caminho de casa para ver quem tinha uma tarefa na Primária para a semana seguinte? Anotar e preparar naquele dia.

Encontrar os sapatos de todos num sábado à noite; separar as roupas que cada um quer vestir e tê-las prontas.

Rever o discurso/escritura da Primária no sábado, colocar uma cópia de reserva na minha bolsa e planear estar na Primária com eles.

Planear e preparar o almoço para o domingo — no sábado — para que chegássemos em casa depois da igreja e o tivéssemos pronto. Crianças a morrer de fome e a gritar (e maridos!) podem arruinar um lindo dia!

Na noite de sábado e no domingo de manhã, orava especificamente para que a minha família aprendesse e se aproximasse do Salvador, para que pudéssemos deleitarmo-nos do Dia do Senhor como um dia separado do mundo e nos concentrássemos em nossa herança divina.”

História três | Uma irmã aposentada a viver com o seu filho que não vai à igreja e a nora que não é membro:

“Com o meu filho e a sua esposa a trabalhar, preciso reservar um tempo para passar com a família aos sábados e também me preparar para o Dia do Senhor — então tenho que planear. Tento participar da primeira sessão do templo em uma manhã de sábado. Isso dá-me um bom começo e depois passo o resto do sábado com a família.

Em um domingo de jejum, eu afasto-me das atividades da família no sábado à tarde e passo tempo no meu quarto a ouvir música da Igreja, a preparar-me para as lições do dia seguinte, a ler as escrituras e a escrever em meu diário. Não tenho que preparar uma refeição para o domingo, mas sempre escolho as roupas que vou vestir no dia seguinte e certifico-me de que elas estão engomadas e prontas.

É realmente importante para mim dar um bom exemplo para a minha família e mostrar-lhes a alegria que encontro em santificar o Dia do Senhor, para que eles possam vir à Igreja comigo um dia”.

Finalmente, planeie um Dia do Senhor significativo

A expressão “Planeamento prévio impede mau desempenho” é particularmente pertinente à nossa observância do Dia de Senhor. Um esforço consciente para tornar o dia importante em nossa semana requer preparação e reflexão. Requer mais do que simplesmente acordar para um novo dia, olhar para o calendário e perceber que é domingo.

E, mesmo quando as coisas não funcionarem como planeado, ainda estaremos melhor preparados para lidar com esses desafios e nos beneficiarmos das incríveis lições que resultam quando o Espírito abençoa-nos pelos nossos esforços.