2023
Achegar-se a Cristo: Matswagothata Lições do Homem que Engraxou os Meus Sapatos
Março de 2023


Mensagem do Líder Local

Achegar-se a Cristo: Matswagothata Lições do Homem que Engraxou os Meus Sapatos

Será que estamos a certificar-nos de que não estamos demasiado ocupados uns para os outros, para os nossos entes queridos e para Deus?

Numa manhã eu ia a correr em um aeroporto movimentado a caminho de uma conferência de estaca. Logo depois que eu terminei com as formalidades de imigração, foi feito um anúncio de que o meu voo estava atrasado. Fiquei ali a observar as muitas pessoas que corriam para cima e para baixo e, assim que me virei para continuar a caminhar em direcção ao meu portão de embarque, alguém tocou suavemente no meu ombro e disse: “Senhor, deixe-me engraxar os seus sapatos”. Antes que eu pudesse protestar, ele indicou que meus sapatos estavam sujos, e parecia que eu estava a ir para uma reunião muito importante.

Olhei para baixo e percebi que ele estava certo e, como agora tinha algum tempo extra, caminhei com ele até a cadeira e sentei-me. Enquanto ele engraxava os meus sapatos, ele me perguntou para onde eu ia; expliquei-lhe que eu tinha uma reunião da igreja. Ele comentou: “vivemos em um mundo muito agitado … todos estão a correr para cima e para baixo e as pessoas simplesmente não têm tempo para os outros e para Deus.” Ele contou-me que costumava arranjar tempo para orar e ler a sua Bíblia. Perguntei-lhe por que ele havia parado, e sua resposta foi: “Estou ocupado, estamos ocupados, o mundo está ocupado, como você pode ver. Todos têm um lugar para onde ir.”

Quando me afastei dele, pensei comigo mesmo: “será que estamos ocupados demais uns para os outros, para os nossos entes queridos e para Deus?” Desde então, tenho ponderado sobre esta pergunta. Como é que me estou a sair em convidar a todos a “virem a Cristo, fazerem e guardarem convénios sagrados e se tornarem Seus discípulos para toda a vida”? A nossa Visão de Área pede que estendamos este convite aos filhos do Pai Celestial, que podem estar em diferentes fases ao longo do caminho do convênio.

Achegar-se a Cristo pode significar coisas diferentes para cada um de nós. Para uns pode significar dar o passo para ser batizado, para outros pode significar refazer seus passos e voltar para a igreja. Estamos cientes de que existem aqueles que já se sentaram, cantaram, e tomaram o sacramento conosco; a eles dizemos, nós vos amamos e precisamos de vocês — por favor, voltem! Outros podem ter feito escolhas que os afastaram do Salvador e de Sua Igreja e podem sentir que não há caminho de volta.

O Élder David A. Bednar disse na Conferência Geral de abril de 2022: “À medida que, com firmeza achegamo-nos a Cristo e nos aproximamos Dele, recebemos as bênçãos de pureza, cura e força que advém da Sua Expiação infinita e eterna”.1

O meu convite a vocês, irmãos e irmãs, é que avaliemos as nossas vidas e nos perguntemos o que precisamos fazer para responder a esse convite amoroso que foi dado por Jesus Cristo há muitos anos quando Ele disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Ele está de braços abertos, convidando-nos a achegar-se a Ele. Independentemente de onde estejamos, há esperança para cada um de nós. Ele nos ama tanto que voluntariamente deu a Sua vida por nós. Tudo o que devemos fazer é aceitar o convite de “achegar-se a Cristo”.

Faça o que for necessário para achegar-se a Ele!

Referência

  1. David A. Bednar, “But We Heeded Them Not”, Liahona, Maio de 2022, 15.

Imprimir