Vem, e Segue-Me
20 a 26 de abril. Mosias 4–6: “Uma vigorosa mudança”


“20 a 26 de abril. Mosias 4–6: ‘Uma vigorosa mudança’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“20 a 26 de abril. Mosias 4–6”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
O rei Benjamim ensinando seu povo

In the Service of Your God [A Serviço de Vosso Deus], de Walter Rane

20 a 26 de abril

Mosias 4–6

“Uma vigorosa mudança”

Qual dos ensinamentos do rei Benjamim em Mosias 4–6 vai ajudar melhor as crianças de sua classe a começarem a sentir “uma vigorosa mudança” (Mosias 5:2) no coração delas? Registre suas impressões ao buscar orientação em espírito de oração.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Escreva o nome de cada criança de sua classe em uma tira de papel e coloque as tiras dentro de um recipiente. Ao tirar cada nome do recipiente, convide aquela criança a dizer algo de que se lembra da lição da semana passada ou algo que aprendeu em Mosias 4–6 em casa esta semana.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mosias 4:1–3, 10

O arrependimento traz alegria.

Ajude as crianças a aprender sobre a maravilhosa dádiva do arrependimento que está a nosso alcance graças à Expiação de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Use Mosias 4:1–3 e 10 para ensinar às crianças o que significa se arrepender. Por exemplo, ajude-as a descobrir que o povo do rei Benjamim se arrependeu de seus pecados e pediu perdão (versículos 1–2), e o rei Benjamim lhes disse que abandonassem seus pecados (versículo 10). Leia o versículo 3 para as crianças e pergunte como as pessoas se sentiram quando se arrependeram.

  • Pergunte às crianças como nos sentimos quando sujamos a roupa. Como nos sentimos quando elas se tornam limpas de novo? Explique-lhes que, assim como lavamos a roupa suja, podemos nos arrepender quando cometemos um erro. Mostre uma gravura de Jesus Cristo e testifique-lhes que Ele tem poder para remover nossos pecados e nos tornar puros novamente se nos arrependermos. Cantem juntos a segunda estrofe de “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Pergunte às crianças o que o hino ensina sobre o arrependimento.

Mosias 4:13–26

Devo tratar as outras pessoas com amor e bondade.

Como você pode usar Mosias 4:13–26 para ensinar as crianças “a amarem-se uns aos outros e a servirem-se uns aos outros”? (Versículo 15.)

Atividades sugeridas

  • Desenhe um pequeno coração no quadro. Peça às crianças que sugiram maneiras pelas quais elas podem ser bondosas com as pessoas. Toda vez que sugerirem alguma coisa, apague o coração e desenhe um maior. Testifique que nosso amor ao próximo aumenta quando somos bondosos com as pessoas. Entregue às crianças corações de papel e peça que desenhem nos corações maneiras pelas quais elas podem demonstrar amor e ser gentis.

  • Ajude as crianças a pensar em coisas para fazer enquanto cantam um hino sobre o amor ao próximo, como “Ama sempre ao teu irmão” ou “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 39, 74).

Mosias 5:5–15

Quando faço convênios com Deus, tomo sobre mim o nome de Cristo.

Pondere como você pode ajudar as crianças de sua classe a se preparar para fazer os convênios batismais com Deus e ser “chamados progênie de Cristo” (Mosias 5:7).

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a criar distintivos com o nome “Jesus Cristo” e pregá-los na camisa ou blusa sobre o coração (ver a página de atividades desta semana). Explique-lhes que o rei Benjamim ensinou a seu povo que, quando fazemos convênios, ou promessas, com Deus, é como se o nome de Cristo fosse “escrito em [nosso] coração” (Mosias 5:12). O que prometemos fazer quando somos batizados e tomamos o sacramento? (Ver Mosias 5:8; D&C 20:37, 77, 79.)

  • Pergunte às crianças o que elas fazem para se tornar amigos de alguém (por exemplo, conversar com eles, fazer coisas com eles e passar um tempo com eles). Leia Mosias 5:13 para as crianças. O que podemos fazer para conhecer Jesus Cristo melhor, de modo que não seja um “estranho” para nós?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mosias 4:1–11

Posso me arrepender.

Como você pode ajudar as crianças a entender o que significa se arrepender? Quais versículos de Mosias 4:1–11 você sente que vão ajudá-las?

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro a palavra perdão. Leiam juntos Mosias 4:1–3 e peça às crianças que procurem no versículo 3 palavras que descrevam as bênçãos que recebemos quando nos arrependemos e somos perdoados.

  • Peça-lhes que digam coisas que precisamos fazer para nos arrependermos plena e sinceramente. Ajude-as a encontrar algumas dessas coisas em Mosias 4:10 e discuta o significado das palavras e frases encontradas nesse versículo. Conte uma história que ilustre o arrependimento, talvez de sua própria vida ou de alguma revista da Igreja recente.

  • Ajude as crianças a encontrar palavras em Mosias 4:6, 9 e 11 que descrevam o Pai Celestial. Por que é importante entendermos como é o Pai Celestial quando precisarmos nos arrepender? Preste seu testemunho de como você sentiu o amor de Deus ao se arrepender.

Mosias 4:12–26

O evangelho me inspira a tratar as pessoas com amor e bondade.

O rei Benjamim ensinou que, quando nos achegamos a Cristo e recebemos a remissão de nossos pecados, ficamos “cheios do amor de Deus” (Mosias 4:12), o que nos leva a ser amorosos e bondosos com as pessoas.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pesquisar Mosias 4:13–16, 26 e a identificar frases que descrevam como podemos servir uns aos outros. Peça-lhes que encenem essas coisas ou façam um desenho sobre elas, e deixe que as outras crianças adivinhem a frase. Como podemos demonstrar amor e bondade em casa, na escola e na Igreja?

  • Peça às crianças que contem uma experiência na qual amaram ou serviram a alguém e como se sentiram com essa experiência. Quais são alguns dos motivos pelos quais as pessoas podem não querer ajudar as outras? Pergunte às crianças o que diriam para persuadir alguém a ajudar os necessitados. Elas podem encontrar ideias em Mosias 4:16–26.

Imagem
menina brincando com bebê

Jesus Cristo nos ensinou a ser bondosos com o próximo.

Mosias 5:5–15

Quando sou batizado e tomo o sacramento, tomo sobre mim o nome de Cristo.

Muitas crianças de sua classe provavelmente já foram batizadas e renovam seus convênios por meio do sacramento. Lembre a elas que uma parte importante do convênio batismal é tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Desenhe um círculo no quadro e coloque uma gravura de Jesus Cristo no centro. Peça às crianças que façam desenhos delas mesmas enquanto vocês leem Mosias 5:8 juntos. O que esse versículo diz que devemos tomar sobre nós? O que “[havemos] feito”? Peça às crianças que escrevam o nome de Cristo no desenho delas mesmas e coloquem o desenho no círculo com o Salvador. Que convênios fazemos quando somos batizados e tomamos o sacramento? (Ver Mosias 18:8–9; D&C 20:77, 79.)

  • Converse com as crianças sobre o motivo pelo qual as pessoas colocam o nome delas em coisas como tarefas escolares, uniformes esportivos e assim por diante (ver Mosias 5:14–15). Como podemos mostrar que temos o nome de Cristo “escrito em [nosso] coração”? (Mosias 5:12.)

  • Convide um rapaz ou uma moça da ala para visitar sua classe e explicar os convênios que renovamos ao tomar o sacramento. Leia as orações sacramentais em Doutrina e Convênios 20:77 e 79 com as crianças, pedindo-lhes que procurem frases que descrevam o convênio que fazemos e o que Deus nos promete em troca.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que desenhem algo que aprenderam hoje e usem o desenho para ensinar sua família.

Aperfeiçoar o ensino

Ensinar as crianças a registrar suas impressões. Até as crianças podem aprender o hábito de registrar impressões espirituais — por exemplo, marcando as escrituras, fazendo desenhos ou escrevendo no diário.

Imprimir