Vem, e Segue-Me
20 a 26 de julho. Alma 36–38: “Confiar em Deus para que vivas”


“20 a 26 de julho. Alma 36–38: ‘Confiar em Deus para que vivas’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“20 a 26 de julho. Alma 36–38”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
homem orando

Ilustração: Joshua Dennis

20 a 26 de julho

Alma 36–38

“Confiar em Deus para que vivas”

Ao estudar Alma 36–38 em espírito de oração, você pode receber impressões sobre as crianças de sua classe. Registre essas impressões; elas podem estimular ideias para as atividades de aprendizado.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Convide todas as crianças a contar algo que seus pais lhes ensinaram. Pergunte-lhes se elas sabem o que Alma ensinou a seus filhos.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Alma 36:6, 20, 24

O arrependimento me traz alegria.

Ensinar as crianças sobre a alegria do arrependimento quando ainda são pequenas pode inspirá-las a se arrependerem à medida que crescem.

Atividades sugeridas

  • Leia Alma 36:20 para as crianças e peça-lhes que prestem atenção em como Alma se sentiu. Peça-lhes que citem algumas coisas que lhes trazem alegria. Mostre às crianças uma gravura do Salvador e explique-lhes que Alma sentiu alegria porque Jesus Cristo perdoou seus pecados.

  • Dê a cada uma das crianças um pedaço de papel com um rosto feliz de um lado e um rosto triste do outro. Peça-lhes que prestem atenção enquanto você lê Alma 36:6 e escolham qual rosto eles devem segurar. Explique-lhes que Alma se arrependeu e sentiu alegria porque Jesus Cristo o perdoou por fazer más escolhas. Peças-lhes que prestem atenção enquanto você lê Alma 36:24 sobre as boas escolhas que ele fez mais tarde e segurem o rosto correto.

  • Cantem juntos a música sobre Jesus Cristo, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Preste testemunho de que Jesus Cristo veio à Terra para nos salvar do pecado e nos trazer alegria.

Alma 37:6–7

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

Como você pode ensinar as crianças a reconhecer que o Senhor usa coisas pequenas ou simples para realizar Sua obra?

Atividades sugeridas

  • Leia Alma 37:6–7 e peça às crianças que se abaixem sempre que você ler as palavras “pequenas” ou “pequenos”. Mostre-lhes algumas coisas pequenas que podem fazer grandes coisas acontecerem ou mover grandes coisas, como uma pilha ou uma chave do carro. Que grandes coisas acontecem ou se movem por causa dessas coisas pequenas? Ajude as crianças a pensar em algumas coisas pequenas ou simples que Deus quer que façamos. Que grandes coisas podem acontecer por causa desses mandamentos pequenos ou simples?

  • Mostre-lhes uma gravura de coisas pequenas que aos poucos aumentam ou se tornam coisas grandes, como um pedaço de grama e um campo ou uma gota de chuva e um lago. Preste testemunho de que mesmo ações pequenas e simples podem fazer uma grande diferença em nossa vida e na vida de outras pessoas. Incentive as crianças a falar sobre algumas coisas simples e boas que fazem todos os dias ou conte seus próprios exemplos. Convide as crianças a escolherem uma coisa simples e boa que possam fazer esta semana e fazerem um desenho delas mesmas realizando essa ação. Peça-lhes que levem o desenho para casa e mostrem-no aos familiares.

Alma 37:38–47

As escrituras podem nos ajudar todos os dias.

Embora muitas crianças pequenas não consigam ler, você pode ajudá-las a obter um testemunho do poder das escrituras para orientar sua vida diária.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças a gravura de uma Liahona (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 68) ou peça-lhes que desenhem uma enquanto falam sobre o que lembram sobre ela (ver 1 Néfi 16:10, 28–29). Mostre-lhes as escrituras e peça-lhes que digam como as escrituras são semelhantes à Liahona. Use Alma 37:38–47 e a página de atividades desta semana para incluir a esse debate.

  • Cantem juntos uma música sobre o estudo das escrituras, como “Ler, ponderar e orar” ou “Estudando as escrituras” (Músicas para Crianças, p. 66; Hinos, nº 176). Que bênçãos advindas do estudo das escrituras são mencionadas na música?

    Imagem
    Mulher lendo as escrituras

    As escrituras nos ensinam como seguir a Deus.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Alma 36

Posso “nascer de Deus” quando sigo a Jesus e me arrependo de meus pecados.

“A conversão (…) trata-se de uma mudança em nossa própria natureza. É a essa significativa mudança que o Senhor e Seus profetas se referem como renascimento” (“Conversão”, Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org).

Atividades sugeridas

  • Reveja com as crianças a história da conversão de Alma, o filho, em Alma 36:6–21. Escreva em tiras de papel palavras e frases desses versículos que descrevam como Alma se sentiu e coloque-as no quadro. Peça às crianças que classifiquem as tiras de papel em dois grupos: coisas que Alma sentiu antes de se lembrar do que o seu pai ensinou sobre o Salvador e coisas que ele sentiu depois de se lembrar. Leiam juntos Alma 36:17–20 e preste testemunho para as crianças de que Jesus Cristo nos perdoa quando nos arrependemos.

  • Escreva Nascido de Deus e as seguintes referências de escrituras no quadro: 1 João 4:7; Mosias 5:7; 27:25–26; Alma 5:14; 22:15. Ajude as crianças a ler os versículos e identificar as frases que descrevem o que significa nascer de Deus. Como uma pessoa age depois de nascer de Deus? Como podemos demonstrar que nascemos de Deus?

Alma 37:6–9, 38–47

“É por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas.”

Ajude as crianças a ver que ler as escrituras mesmo que por um curto período de tempo todos os dias pode trazer-lhes grandes bênçãos.

Atividades sugeridas

  • Desenhe ou mostre-lhes um balde. Quantas gotas de água seriam necessárias para encher o balde? Ajude as crianças a reconhecer que serão necessárias muitas gotinhas para encher o balde. Como isso se relaciona com Alma 37:6–7? Como a leitura das escrituras é como adicionar pequenas gotas de água em um balde?

  • Peça às crianças que identifiquem em Alma 37:6–9 as bênçãos que advêm dos “registros” ou das escrituras. Com a classe, faça uma lista do que eles encontrarem. Como a leitura das escrituras abençoa nossa vida? Preste seu testemunho das escrituras e incentive as crianças a fazer o mesmo.

  • Mostre às crianças a gravura de uma Liahona (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 68), e peça-lhes que revejam o que lembram sobre a Liahona de 1 Néfi 16:10, 28). Ajude as crianças a ler Alma 37:38–42. Como a Liahona funcionava? Como isso se assemelha ao modo como as escrituras funcionam? Leiam juntos os versículos 43–47 para ajudar a responder à essa pergunta. Peça às crianças que preencham a página de atividades como parte dessa atividade.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a compartilhar um motivo pelo qual são gratas pelas escrituras e a convidar os membros de sua família a fazer o mesmo.

Aperfeiçoar o ensino

Ajudar as crianças a se tornarem melhores aprendizes. Seu propósito ao ensinar crianças não é só transmitir a verdade a elas. Você também deve ajudá-las a ser pesquisadoras autossuficientes da verdade. Por exemplo, em vez de simplesmente contar às crianças as verdades encontradas na história da conversão de Alma, você pode planejar atividades durante as quais elas possam descobrir as verdades na história por si mesmas.

Imprimir