Vem, e Segue-Me
2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9: “Eu vos falo como se estivésseis presentes”


“2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9: ‘Eu vos falo como se estivésseis presentes’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“2 a 8 de novembro. Mórmon 7–9”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Morôni escrevendo nas placas de ouro

Moroni Writing on Gold Plates [Morôni Escrevendo nas Placas de Ouro], de Dale Kilborn

2 a 8 de novembro

Mórmon 7–9

“Eu vos falo como se estivésseis presentes”

Ao ler Mórmon 7–9, reflita sobre o que você mais deseja que as crianças de sua classe saibam. Faça planos para ensinar os princípios que você sente que abençoarão a vida delas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Passe pela classe um exemplar do Livro de Mórmon. Convide as crianças, quando for a vez delas de segurar o livro, a falarem de uma coisa que aprenderam com ele. Se precisarem de ajuda, lembre-as de coisas que aprenderam recentemente em sala de aula.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mórmon 7:8–10

Tanto o Livro de Mórmon quanto a Bíblia testificam de Jesus Cristo.

Mórmon ensinou que o Livro de Mórmon foi escrito para nos ajudar a acreditar na Bíblia e que aqueles que acreditam na Bíblia acreditarão no Livro de Mórmon.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças a página de título do Livro de Mórmon e aponte as palavras do título ao lê-lo, enfatizando a palavra outro. Ajude as crianças a pensar em outros livros de escrituras que nos ensinam sobre Jesus. Mostre-lhes que a Bíblia possui o Velho Testamento e o Novo Testamento. Ajude as crianças a falarem “Velho Testamento, Novo Testamento” quando você apontar para a Bíblia e “Outro Testamento” quando apontar para o Livro de Mórmon.

  • Mostre-lhes um mapa-múndi ou a página de atividades para este esboço, junto com a Bíblia e o Livro de Mórmon. Use esses itens para ensinar às crianças que a Bíblia é um registro dos ensinamentos de Jesus em Jerusalém e nos arredores, e o Livro de Mórmon é um registro de Seus ensinamentos nas Américas.

  • Escolha vários acontecimentos e princípios que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon testificam, como o nascimento, a morte e a Ressurreição de Jesus. Mostre-lhes gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho que retratam esses acontecimentos e princípios. Peça às crianças que descrevam o que veem nas gravuras e diga-lhes que tanto a Bíblia quanto o Livro de Mórmon ensinam sobre essas coisas.

Mórmon 8:3

Posso escolher o que é certo mesmo quando me sinto sozinho.

Morôni foi o último nefita justo, mas permaneceu fiel ao seu testemunho. Ajude as crianças a aprender com o exemplo dele.

Atividades sugeridas

  • Leia Mórmon 8:3 e enfatize que Morôni estava completamente sozinho, mas ele ainda guardava os mandamentos, inclusive o mandamento de terminar o Livro de Mórmon. Conte-lhes sobre uma vez em que você foi fiel mesmo se sentindo sozinho.

  • Depois de falar sobre o exemplo de Morôni, cite algumas situações em que uma criança deve decidir se escolhe o certo ou não mesmo que ninguém esteja olhando. O que Morôni teria feito?

  • Cante com as crianças uma música sobre escolher o que é certo, como “Sê fiel” (Músicas para Crianças, p. 81). Por que é importante escolher o que é certo o tempo todo mesmo quando estiver sozinho?

Mórmon 9:7–21

Deus é “um Deus de milagres”.

Ajude as crianças a entender que os milagres são importantes na obra de Deus e que Deus realizará milagres quando o Seu povo tiver fé.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que um milagre é algo que Deus realiza para mostrar Seu poder e abençoar nossa vida (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Milagre”). Leia palavras e frases de Mórmon 9:11–13, 17 que descrevam alguns dos milagres de Deus. Ajude as crianças a pensar em outros milagres encontrados nas escrituras (as gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho, como as dos nºs 26, 40, 4183, podem ajudar). Preste testemunho de que Deus operou milagres nos tempos antigos e Ele ainda realiza milagres hoje.

  • Relate uma experiência de quando você viu milagres na Igreja hoje ou em sua própria vida. Preste testemunho de que Deus é “um Deus de milagres” (Mórmon 9:11).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mórmon 7:8–10

Tanto o Livro de Mórmon quanto a Bíblia testificam de Jesus Cristo.

Mórmon ensinou que o “evangelho de Cristo (…) [nos] será apresentado” tanto na Bíblia quanto no Livro de Mórmon. Pense em como você ensinará às crianças que os dois livros sagrados são importantes para nós.

Atividades sugeridas

  • Escreva Mórmon 7:9 no quadro, mas deixe espaços em branco no lugar das palavras neste e naquele. Escreva também no quadro neste = o Livro de Mórmon e naquele = a Bíblia. Peça às crianças que leiam Mórmon 7:9 em voz alta e usem as frases do quadro para preencher os espaços em branco. O que aprendemos sobre a Bíblia e o Livro de Mórmon com esse versículo?

  • Mostre-lhes um Livro de Mórmon e uma Bíblia. Conte algumas histórias de cada livro mostrando gravuras, se disponíveis (ver o Livro de Gravuras do Evangelho). Peça às crianças que apontem para o livro de onde foi tirada a história. Por que precisamos dos dois livros?

  • Escreva cada palavra da oitava Regra de Fé em pedaços de papel separados. Dê uma ou duas palavras para cada criança e peça-lhes que trabalhem juntas para colocarem as palavras na ordem correta. Em seguida, peça-lhes que repitam a Regra de Fé várias vezes. O que ela nos ensina?

    Imagem
    exemplares do Livro de Mórmon em diferentes idiomas

    O Livro de Mórmon testifica de Jesus Cristo.

Mórmon 8:1–7

Posso escolher o que é certo mesmo quando me sinto sozinho.

A determinação de Morôni de “[cumprir] o mandamento de [seu] pai”, embora seu pai tenha morrido, pode inspirar as crianças a obedecerem aos mandamentos de Deus.

Atividades sugeridas

  • Leia Mórmon 8:1–7 com as crianças e peça-lhes que falem como teriam se sentido se fossem Morôni. Peça-lhes que olhem novamente nos versículos 1, 3 e 4 para identificar o que Morôni foi ordenado a fazer. Como Morôni “[cumpriu] o mandamento de [seu] pai”? Como podemos ser mais semelhantes a Morôni?

  • Peça às crianças que escrevam uma situação em que precisam escolher entre o certo e o errado quando ninguém estiver olhando. Coloque as ideias das crianças em um recipiente e deixe-as se revezarem escolhendo uma situação e contando o que fariam para ser como Morôni.

Mórmon 8:24–26; 9:7–26

Deus é “um Deus de milagres”.

Há muitas pessoas hoje que não acreditam que milagres ainda acontecem. Use os ensinamentos de Morôni nesses versículos para ensinar às crianças que, quando temos fé, podemos ver Deus realizando milagres em nossa vida.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma receita às crianças. O que aconteceria se você deixasse de fora um ingrediente indispensável? Peça às crianças que pesquisem Mórmon 8:24 e 9:20–21 para identificar o “ingrediente” necessário que precisamos ter antes que Deus possa realizar milagres. Cite exemplos de milagres — grandes ou pequenos — que você viu na Igreja ou em sua vida. Convide as crianças a citar seus próprios exemplos.

  • Divida a classe em duas equipes. Peça a cada equipe que identifique exemplos de milagres em algumas ou em todas essas escrituras: Mórmon 8:24; 9:11–13, 16–18, 21–25. O que poderíamos dizer a alguém que acha que os milagres não acontecem mais? (Ver Mórmon 9:9, 15–21.)

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a pedir a um membro da família que descreva um milagre que fortaleceu seu testemunho.

Aperfeiçoar o ensino

As crianças são capazes de reconhecer a influência do Espírito. Ensine às crianças que os sentimentos de paz, amor e consolo que terão ao falar ou cantar a respeito de Jesus Cristo e Seu evangelho provêm do Espírito Santo (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 11).

Imprimir