Velho Testamento 2022
4 a 10 de julho. 2 Reis 2–7: “Há profeta em Israel”


“4 a 10 de julho. 2 Reis 2–7: ‘Há profeta em Israel’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Velho Testamento 2022

“4 a 10 de julho. 2 Reis 2–7”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2022

Imagem
Eliseu mostrando carros de fogo ao servo

Ilustração de Eliseu mostrando carros de fogo ao seu servo, © Review & Herald Publishing/licenciado de goodsalt.com

4 a 10 de julho

2 Reis 2–7

“Há profeta em Israel”

Ao se preparar para ensinar, leia 2 Reis 2–7 buscando inspiração para sua própria vida. Em seguida, esteja atento aos sussurros sobre mensagens que abençoarão seus alunos.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Às vezes, antes de compartilharem as ideias que tiveram em seu estudo pessoal das escrituras, os alunos precisam de tempo para revisar brevemente os capítulos que leram. Tente reservar alguns minutos para isso no início da aula; em seguida, peça aos alunos que compartilhem algo que aprenderam.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

2 Reis 2–6

Deus pode fazer milagres em nossa vida.

  • Ao debater os milagres em 2 Reis 2–6, pode ser útil pedir aos alunos que definam a palavra milagre. Você pode compartilhar o ponto de vista do presidente Howard W. Hunter: “[Os milagres são] manifestações de seu poder que não conseguimos explicar nem entender plenamente. (…) Esses sinais e prodígios tiveram sua maior evidência na vida e no ministério de Jesus Cristo, o Filho literal do próprio Deus. Por mais assombrosos e maravilhosos, porém, os muitos milagres de Cristo foram só reflexos das maravilhas maiores realizadas por seu Pai antes Dele e que continuam acontecendo ao nosso redor. (…) Sempre haverá uma porção de milagres se tivermos olhos para ver e ouvidos para ouvir” (“Tu és o Deus que fazes maravilhas”, A Liahona, julho de 1989, p. 16). Como essas ideias nos ajudam a ver a mão de Deus em nossa vida?

  • Você pode pedir aos alunos que façam uma lista de alguns dos milagres descritos em 2 Reis 2–6. O que aprendemos sobre o Senhor nesses milagres? Os alunos também podem estar dispostos a falar sobre milagres — grandes ou pequenos — que eles ou sua família tenham vivenciado. Como podemos reconhecer melhor os milagres de Deus em nossa vida — incluindo aqueles que são diferentes do que esperávamos?

  • Os alunos podem achar inspirador comparar alguns dos milagres que Eliseu realizou com aqueles realizados por Jesus Cristo (ver 2 Reis 4:8–37 e Lucas 7:11–16; 2 Reis 4:42–44 e João 6:1–13; 2 Reis 5:1–15 e Lucas 17:11–19). O que esses versículos ensinam sobre o Salvador e Seus profetas?

2 Reis 5:1–19

Se formos humildes e obedientes, Jesus Cristo pode nos curar.

  • Uma lição que podemos aprender com a cura da lepra de Naamã é a importância da humildade. Para começar um debate, você pode escrever no quadro o orgulho de Naamã e a humildade de Naamã. Os alunos podem pesquisar 2 Reis 5:1–19 e escrever no quadro frases que ilustrem o orgulho ou a humildade de Naamã. De que maneira somos algumas vezes semelhantes a Naamã? De que maneira somos algumas vezes semelhantes aos servos dele? Como aprendemos o que Naamã aprendeu?

  • Outra lição que podemos aprender com essa história é o valor de obedecer a Deus nas pequenas coisas. Você pode começar lendo 2 Reis 5:9–12 e então perguntar aos alunos por que acham que Naamã “se foi com indignação” (versículo 12). Por que às vezes preferimos fazer “alguma grande coisa” que Deus nos pede em vez de coisas simples? (Versículo 13.) Qual é o valor de fazer essas coisas simples?

2 Reis 6:8–23

“Porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”

  • Todos nós temos momentos em que nos sentimos sozinhos ou com medo. Pense em como um debate sobre o relato de 2 Reis 6:8–23 pode ajudar os alunos que se sentem assim. Você pode começar perguntando aos alunos o que os impressiona nesses versículos. Eles também podem compartilhar experiências em que “o Senhor abriu [seus] olhos” (versículo 17) e os ajudou a ver que não estavam sozinhos (ver também “Recursos adicionais”). Como podemos ajudar uns aos outros a “não [temer]”? (Versículo 16.)

Imagem
ícone de recursos adicionais

Recursos adicionais

“Abrir nossos olhos espirituais.”

Referindo-se ao relato em 2 Reis 6:8–23, o élder Ronald A. Rasband disse:

“Talvez carros de fogo não sejam enviados para afastar nossos medos e vencer nossas angústias, mas a lição é clara. O Senhor está conosco, está ciente de nossas necessidades e nos abençoa de maneiras que só Ele pode fazer. A oração pode invocar a força e a revelação de que precisamos para centralizar nossos pensamentos em Jesus Cristo e em Seu sacrifício expiatório. O Senhor sabia que em alguns momentos sentiríamos medo. Eu já senti e vocês também (…). Nesta Igreja, talvez sejamos poucos em número em comparação ao que o mundo acha significativo, mas quando abrimos nossos olhos espirituais ‘mais são os que estão conosco do que os que estão com eles’ (2 Reis 6:16)” (“Não vos perturbeis”, Liahona, novembro de 2018, p. 18).

Aperfeiçoar o ensino

Peça aos alunos que consultem as escrituras. Em todas as oportunidades, inspire os alunos a se voltarem para as escrituras e as palavras dos profetas vivos, buscando orientação, respostas a perguntas e apoio. A palavra de Deus é a maior fonte da verdade (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 21).

Imprimir