Seminário
Lição 72: Doutrina e Convênios 58:38–60: “Aquele que se arrependeu (…) é perdoado”


“Lição 72: Doutrina e Convênios 58:38–60: ‘Aquele que se arrependeu (…) é perdoado’”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário, 2025

“Doutrina e Convênios 58:38–60”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor do Seminário

Lição 72: Doutrina e Convênios 58–59

Doutrina e Convênios 58:38–60

“Aquele que se arrependeu (…) é perdoado”

Imagem
o Salvador Jesus Cristo

Mesmo os discípulos mais fiéis de Jesus Cristo precisam de arrependimento e perdão. Em Doutrina e Convênios 58, Jesus Cristo convidou vários líderes de Sua Igreja a se arrependerem e prometeu perdoar seus pecados se eles obedecessem. Esta lição tem o propósito de ajudar os alunos a ter esperança de que o Salvador perdoa aqueles que se arrependem de seus pecados.

Possíveis atividades de aprendizado

Ferido

Considere começar a aula criando um debate sobre nossa necessidade de que Jesus Cristo perdoe nossos pecados.

Uma maneira de fazer isso é exibir a gravura a seguir ou desenhar uma figura de um adolescente no quadro. Para criar interesse, você pode convidar a classe a nomeá-lo e inventar alguns detalhes sobre sua vida antes de compartilhar a seguinte situação.

Imagem
um adolescente sorrindo

Imagine que seu amigo lhe disse que caiu de um penhasco na noite passada. Ele sente muita dor quando respira e acha que seu braço está quebrado. Ele decidiu não consultar um médico porque está preocupado que o médico e outros fiquem desapontados se descobrirem que ele escolheu se aproximar daquele penhasco perigoso. Então ele planeja manter a dor em segredo, esperando que tudo se cure adequadamente com o tempo.

  • Como se sente a respeito do plano de seu amigo? Por quê?

Agora imagine uma situação semelhante, mas desta vez seu amigo lhe diz que cometeu um pecado grave. Em vez de seguir os ensinamentos do Salvador sobre o arrependimento, ele decidiu esconder seu pecado e esperar que as coisas melhorem com o tempo.

Peça aos alunos que compartilhem várias perguntas ou preocupações diferentes que possam influenciar um adolescente a não se arrepender.

  • Que conselho você daria a seu amigo?

O Salvador ensina sobre o arrependimento

Explique aos alunos que, em 1831, Joseph Smith e outros élderes viajaram para o Missouri, onde o Senhor ordenou que alguns permanecessem e construíssem a cidade de Sião. Como parte da instrução do Senhor, Ele aconselhou alguns deles a se arrependerem de seus erros (ver Doutrina e Convênios 58:14–15, 38–41, 60).

Leia Doutrina e Convênios 58:60 para ver o conselho do Senhor a um homem chamado Ziba Peterson.

  • Que mal-entendidos você acha que Ziba pode ter tido sobre Deus ou sobre o arrependimento que o levariam a esconder seus pecados? (Você pode ler o conselho de Alma para seu filho sobre os resultados de esconder nossos pecados. Ver Alma 39:7–9.)

  • Com qual desses mal-entendidos você acha que as pessoas ainda têm dificuldades hoje?

Você pode mostrar a seguinte sugestão e dar tempo aos alunos para ponderar ou escrever o que pensam.

Em seguida, convide-os a procurar ensinamentos durante a lição que possam ajudá-los em seus esforços para se arrependerem por toda a vida.

Pondere se há algum pecado do qual você hesitou em se arrepender. Em caso afirmativo, pense em seus motivos para se conter.

Perguntas e respostas

À medida que os alunos estudam a seguinte passagem, você pode lembrá-los de perguntas ou preocupações específicas sobre o arrependimento que eles compartilharam no início da lição.

Leia Doutrina e Convênios 58:42–43 e identifique os ensinamentos do Salvador que ajudam a responder a perguntas e preocupações que algumas pessoas possam ter sobre o arrependimento.

Doutrina e Convênios 58:42–43 é uma passagem de domínio doutrinário. Convide os alunos a marcar as passagens de domínio doutrinário de maneira distinta para que possam localizá-las facilmente.

Divida os alunos em pequenos grupos. Convide-os a compartilhar frases dos versículos 42–43 que os ajudem a responder a perguntas ou preocupações específicas ou que sejam significativas para eles. Em seguida, peça aos grupos que relatem à classe o que aprenderam. À medida que os alunos compartilham, certifique-se de que eles entendam que, se nos arrependermos de nossos pecados, o Senhor nos perdoará e que, para nos arrependermos, o Senhor exige que confessemos e abandonemos nossos pecados.

  • Como essas verdades ajudariam com as preocupações que as pessoas podem ter sobre o arrependimento?

Se os alunos tiverem dúvidas sobre o arrependimento que esses versículos não respondem, determine se é melhor ajudá-los a encontrar respostas como parte desta lição, durante uma lição futura ou sugerindo fontes divinamente designadas nas quais eles possam procurar respostas por conta própria.

(Observação: Há declarações na seção “Recursos adicionais” que podem ajudar se os alunos tiverem dúvidas sobre conceitos específicos nessa passagem de domínio doutrinário, como confissão ou abandono de pecados.)

O Senhor perdoa

Esta seção se destina a ajudar os alunos a sentir esperança de que o Salvador perdoa aqueles que se arrependem. Em espírito de oração, determine quais recursos e sugestões ajudarão melhor seus alunos a preparar com sucesso as respostas deles para a atividade a seguir.

Em seu diário de estudo, prepare uma resposta para compartilhar com alguém que está preocupado em não ser perdoado. O que você poderia dizer sobre a natureza e as promessas do Salvador que ajudariam essa pessoa a superar quaisquer preocupações? Escolha algumas das opções a seguir para preparar sua resposta:

  1. Escrituras: Procure nas escrituras algumas passagens que contenham as promessas do Senhor àqueles que se arrependem ou alguns relatos que mostrem Sua disposição de perdoar. A lista de passagens de domínio doutrinário no Documento Principal de Domínio Doutrinário, 2023, pode ser útil. Você pode fazer referência cruzada ou vincular algumas dessas escrituras a Doutrina e Convênios 58:42–43.

  2. Evidências pessoais: Pense em exemplos em que você testemunhou a disposição do Salvador de perdoar e ajudar alguém a mudar. (Não compartilhe nomes ou detalhes de pecados.)

  3. A seção “Jesus Cristo vai ajudar você” em Força dos Jovens: Um Guia para Fazer Escolhas, 2022, pp. 6–9: Procure verdades sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo que nos deem esperança.

  4. Profetas atuais: Procure por declarações de líderes atuais da Igreja que nos ajudem a entender a natureza de Jesus Cristo em perdoar.

Veja a seguir um exemplo do élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, que você pode compartilhar com seus alunos:

Imagem
Élder Dieter F. Uchtdorf

Meus queridos jovens amigos, se o Salvador estivesse aqui agora, o que Ele diria a vocês? (…)

Vocês podem se lembrar dos erros que cometeram, das vezes em que cederam à tentação, das coisas que gostariam de não ter feito — ou das coisas que gostariam de ter feito melhor.

O Salvador perceberia isso, e creio que Ele lhes asseguraria com palavras que Ele disse nas escrituras:

“Não temas” [Lucas 5:10].

“Não duvideis” [Doutrina e Convênios 6:36].

“Tende bom ânimo” [Mateus 14:27].

“Não se turbe o vosso coração” [João 14:1, 27].

Não acho que Ele daria desculpas para os erros que vocês cometem. Ele não os minimizaria. Não, Ele lhes pediria que vocês se arrependessem — que deixassem seus pecados para trás, que mudassem, para que Ele lhes perdoasse. Ele os lembraria de que, há 2 mil anos, Ele tomou sobre Si esses pecados para que vocês pudessem se arrepender. Isso faz parte do plano de felicidade que nos foi dado como uma dádiva de nosso amoroso Pai Celestial. (Dieter F. Uchtdorf, “Jesus Cristo é a força dos jovens”, Liahona, novembro de 2022, p. 9)

Dê-lhes tempo suficiente para preparar suas respostas e, depois, peça-lhes que compartilhem em pequenos grupos o que aprenderam a fim de que todos os que desejarem compartilhar tenham a oportunidade.

Você também pode mostrar o vídeo “O Salvador Quer Perdoar” (5:50), disponível em ChurchofJesusChrist.org, como um exemplo do constante desejo do Salvador de perdoar.

Conclua a aula com seu testemunho da natureza do Salvador de perdoar e incentive os alunos a se arrependerem com fé em Suas promessas.

Memorize

Você pode ajudar os alunos a memorizar a referência de domínio doutrinário e a palavra-chave de escritura durante esta lição e revisá-las em lições futuras. A palavra-chave de escritura é “Aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado”. Ideias para atividades de memorização estão no apêndice em “Atividades de revisão de domínio doutrinário”.

Imprimir