Para a Força dos Jovens
Em que Cidade Moras?
Junho de 2024


“Em que Cidade Moras?”, Para a Força dos Jovens, jun. 2024.

Vem, e Segue-Me

Alma 5; 7

Em que Cidade Moras?

Alma mostra-nos que, onde quer que estejamos espiritualmente, o Senhor dá-nos as mensagens de que precisamos.

Imagem
paisagem urbana

Ilustrações de Albert Espi

Ao longo de mais de oito anos, o profeta Alma teve duas funções: a de sumo sacerdote e a de juiz supremo. Mas quando viu que muitos membros da Igreja se tinham tornado iníquos, ele desistiu do seu cargo de juiz supremo para poder passar mais tempo a pregar ao povo.

A primeira cidade onde ele pregou foi Zaraenla (ver Alma 5). A segunda foi Gideão (ver Alma 7).

As suas mensagens nestas duas cidades tinham algumas semelhanças, mas também tinham grandes diferenças.

O povo de Zaraenla precisava de “acordar” e perceber o quão espiritualmente tinha caído e o quão precisava de se arrepender. Mas o povo de Gideão estava espiritualmente preparado para um tipo de mensagem diferente.

Podemos aprender com as diferentes mensagens que Alma ensinou ao povo destas duas cidades. Aqui estão alguns dos temas que estas mensagens tinham em comum e as diferentes formas como ele as ensinou.

Lembra-te

Zaraenla: Alma incentivou o povo a olhar para trás e a lembrar-se do “cativeiro dos [seus] pais” e da “misericórdia e paciência de Deus para com eles” (Alma 5:6). Mais especificamente, ele falou sobre a influência iníqua do rei Noé sobre eles, como isso os tinha levado à escravidão e como o Senhor os tinha libertado milagrosamente depois destes se terem arrependido. Para além disso, pediu-lhes que pensassem nas suas próprias experiências espirituais do passado e que ponderassem se ainda conseguiam sentir-se da mesma forma (ver Alma 5:26). Com esta lembrança, ele pediu-lhes que olhassem em frente e imaginassem o momento em que tivessem de se apresentar perante o Senhor para ser julgados (verAlma 5:15–24).

Gideão: Alma incentivou o povo a olhar em frente e a lembrar-se da promessa de vida eterna que é feita àqueles que se arrependem, são batizados e entram num convénio com Deus e guardam os mandamentos de Deus (ver Alma 7:16).

Arrepende-te

Zaraenla: O povo fui duramente repreendido por Alma acerca da necessidade de se arrependerem. Vemos isso, por exemplo, quando Alma diz: “Sim, ai de todos vós, que praticais a iniquidade; arrependei-vos, arrependei-vos, porque o Senhor Deus assim o disse!” (Alma 5:32). Ele pregou-lhes pormenorizadamente acerca dos seus pecados específicos e respetivas consequências.

Gideão: Eles não estavam no mesmo estado pecaminoso que o povo de Zaraenla. Alma ensinou-os a arrepender-se como uma forma de demonstrarem fé no Salvador, receberem o Seu poder, prepararem-se para a Sua vinda e prepararem-se para fazer convénios (ver Alma 7:9–16).

Volta-te para o Salvador

Zaraenla: Alma ensinou acerca de Jesus Cristo como sendo “o bom pastor [que] vos chama […] [no] seu próprio nome” (Alma 5:38). Ele também ensinou acerca da vinda de Jesus Cristo “para tirar os pecados do mundo, sim, os pecados de todos os que creem firmemente no Seu nome” (Alma 5:48).

Gideão: Alma focou-se na “coisa mais importante que todas as outras”: o Salvador Jesus Cristo e a Sua missão para redimir a humanidade (Alma 7:7).

Alma ensinou acerca de muitas coisas que o Salvador haveria de sofrer por nós: “dores e aflições e tentações”, “morte”, “enfermidades” (Alma 7:11–12). E Alma ensinou o porquê do Salvador ter de sofrer estas coisas: “para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer [o] seu povo, de acordo com suas enfermidades” e “para tomar sobre si os pecados [do] seu povo, para apagar-lhes as transgressões” (Alma 7:12–13).

Este é um ensinamento precioso. O Salvador sofreu tantas coisas para que pudesse ter uma perfeita compaixão por nós e saber como ajudar-nos.

Imagem
paisagem urbana

Podemos Ter Alegria

Podemos aplicar os ensinamentos de Alma em Zaraenla e em Gideão a nós mesmos. Por exemplo:

  • Podemos ter de ouvir mensagens diferentes em circunstâncias diferentes da nossa vida.

  • Independentemente de onde estivermos espiritualmente hoje, podemos sempre aproximar-nos do Salvador, arrepender-nos e encontrar alegria.

  • Se estivermos espiritualmente preparados, podemos receber mais da palavra de Deus, inclusive verdades preciosas que nos ajudam a aproximarmo-nos do Salvador.

No final, Alma teve alegria com estes dois grupos de pessoas. Em Zaraenla, “depois de ter passado por muita aflição e tristeza” (Alma 7:5), ele teve alegria pelo facto deles se terem arrependido. Em Gideão, ele teve alegria pelo facto de saber que eles já tinham uma grande fé nas palavras que ele lhes tinha ensinado acerca do Salvador (ver Alma 7:17) e tinham dado “extrema diligência e atenção” às suas palavras (Alma 7:26).

Da próxima vez que os servos do Senhor forem falar contigo, pensa no tipo de mensagem que precisas e que estás preparado para receber.

Notas

  1. A propósito, quando o anjo apareceu pela primeira vez a Alma e aos filhos de Mosias para os levar a arrepender-se, foi exatamente isso que lhes disse que se lembrassem (ver Mosias 27:16).

Imprimir