Para a Força dos Jovens
Quando Coisas Más Acontecem a Pessoas Boas
Junho de 2024


“Quando Coisas Más Acontecem a Pessoas Boas”, Para a Força dos Jovens, jun. 2024.

Vem, e Segue-Me

Alma 8–14

Quando Coisas Más Acontecem a Pessoas Boas

Ultimamente, tens passado por alguma coisa difícil na tua vida? Se sim, estás em boa companhia.

Imagem
rapaz a caminhar à chuva

Ilustração de Camila Grey

No Livro de Mórmon, dois prisioneiros eram tratados de uma forma tão horrível que até se poderia imaginar, com base nesse tratamento, que eles eram criminosos da pior espécie.

Estes prisioneiros estavam amarrados. Eram espancados diariamente pelos seus carcereiros. Mas, como se isso não bastasse, até os privavam das suas roupas, de alimento e de água. E qual é que tinha sido o seu crime?

Alma e Amuleque estavam simplesmente a tentar pregar o evangelho (como irás aprender este mês no Vem, e Segue-Me, ao estudares Alma 8–14).

Confiar em Deus

As escrituras estão repletas de exemplos de coisas más que aconteceram a pessoas boas. É claro que o mesmo acontece nos dias de hoje. É provável que conheças e gostes de pessoas que se encaixam nesta mesma descrição.

O Elder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse certa vez:

“Por cada enfermo que é curado instantaneamente enquanto espera para entrar no Tanque de Betesda, outra pessoa terá de passar 40 anos no deserto à espera para entrar na terra prometida. Por cada Néfi e Leí divinamente protegido, envolto por um pilar de fogo devido à sua fé, temos, pela mesma fé, um Abinádi queimado numa estaca de fogo. […]

E o que é que isto quer dizer? Quer dizer que fé significa confiar em Deus tanto nos bons como nos maus momentos, mesmo que isso inclua algum sofrimento até podermos ver a revelação do Seu braço a nosso favor”.

Por vezes, só temos de aguentar um bocadinho mais!

Equilibrar a Balança

Milagrosamente, neste relato das escrituras em particular, as coisas acabaram por resultar com Alma e Amuleque. Eles foram fortalecidos de forma a conseguir romper as cordas que os amarravam e escaparam com vida quando a prisão ruiu e destruiu os seus carcereiros (ver Alma 14:26–29).

No entanto, alguns capítulos antes, lemos sobre um líder justo, Gideão, que foi atacado e morto por defender a fé (ver Alma 1:7–9). Qual a razão de desfechos tão diferentes? Bem, a verdade, é que nós simplesmente não sabemos.

“Algumas injustiças não podem ser explicadas; a injustiça inexplicável é revoltante”, ensinou o Elder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos. Ainda assim, há sempre esperança! O Elder Renlund acrescentou: “Jesus Cristo venceu o mundo e ‘absorveu’ todas as injustiças. Graças a Ele, podemos ter paz neste mundo e bom ânimo. Se o permitirmos, Jesus Cristo irá consagrar todas as injustiças para nosso benefício”.

Independentemente da situação em que nos encontremos, Jesus Cristo é a força — e a fonte de paz — para todos nós.

Imprimir