Para a Força dos Jovens
Faz o Bem e Defende a Verdade e o que é Certo
Junho de 2024


“Faz o Bem e Defende a Verdade e o que é Certo”, Para a Força dos Jovens, jun. 2024.

Faz o Bem e Defende a Verdade e o que é Certo

Tens inúmeras oportunidades para ajudar a construir o reino de Deus — estejas onde estiveres.

Imagem
Jesus Cristo a ensinar

Gideão, um fiel líder nefita, conseguia identificar a doutrina falsa quando a ouvia. Ele tinha-a ouvido da boca do rei Noé e dos seus sacerdotes iníquos que “tinham o coração cheio de orgulho” e “eram sustentados, [na] sua indolência” obrigando o povo a dar-lhes tudo o que precisavam para viver (Mosias 11:5–6). Eles também ensinaram o povo a pecar.

Depois do rei Noé ter mandado matar Abinádi e tentado destruir Alma e os seus conversos, Gideão jurou deter o rei e acabar com aquele tipo de iniquidade. Ele só poupou Noé por causa de uma invasão lamanita. Mais tarde, Gideão reconheceu que o povo tinha sido aprisionado pelos lamanitas porque se tinha recusado a abandonar as suas iniquidades. Assim que o povo se arrependeu, ele ajudou-os a fugir.

Já idoso, Gideão voltou a enfrentar o orgulho e a iniquidade ao colocar-se diante de Neor, que tentava “afastar o povo da igreja” (Alma 1:7). Tendo a palavra de Deus como a sua única arma, Gideão, cheio de coragem, confrontou Neor e a sua iniquidade. Neor reagiu cheio de raiva e atacou Gideão com a sua espada, acabando infelizmente por matar um “homem justo” que “muito bem fez entre [o seu] povo” (Alma 1:9, 13).

Hoje em dia, tal como Gideão, tens inúmeras oportunidades de ser um “instrumento nas mãos de Deus” (Alma 1:8) ao servires outros, defenderes a retidão e protegeres a liberdade religiosa. Ao seguirmos o exemplo de fidelidade de Gideão, podemos fazer “muito bem” aos que nos rodeiam.

Imagem
moças a prestar serviço

Unidos no Serviço

Como seguidor do Senhor Jesus Cristo, podes demonstrar o teu amor a Deus e ao próximo ao procurares abençoar outros e ajudares os necessitados. Sou grato pelo serviço e pela ministração altruísta que tu e outros membros da Igreja prestam nas alas, nos ramos, nas estacas e nos templos pelo mundo fora.

Também tens inúmeras oportunidades de te envolveres no serviço à tua comunidade e contribuíres para organizações académicas e humanitárias que procuram elevar e ajudar as pessoas. Recebemos muitas bênçãos quando nos unimos e servimos outros. “Quando unimos as mãos para servir aos necessitados”, disse o Presidente Henry B. Eyring, Segundo Conselheiro da Primeira Presidência, “o Senhor une o nosso coração”.

Imagem
rapaz numa loja de bicicletas

“Levantai a Vossa Luz”

Uma forma importante de fazeres o bem é cumprires os teus convénios e levares uma vida semelhante à de Cristo — estejas onde estiveres. “Levantai [a] vossa luz para que brilhe perante o mundo”, disse o Salvador. “Eis que eu sou a luz que levantareis — aquilo que me vistes fazer” (3 Néfi 18:24; ver também Mateus 5:14).

Estejas na escola ou no trabalho, estejas de férias, num encontro ou online, não te “[envergonhes de tomar sobre [ti] o nome de Cristo” (Alma 46:21). Faz com que a tua voz seja ouvida em defesa da retidão ao partilhares a tua fé e as tuas crenças.

Através das tuas palavras e obras, podes testificar aos filhos do Pai Celestial que tu segues o Seu Filho. À medida que defenderes a verdade e o que é certo, levantando a luz do Salvador, as pessoas à tua volta vão reparar em ti e os Céus vão torcer por ti.

Defender a Liberdade Religiosa

Em muitos aspetos, os nossos dias não são assim tão diferentes dos da época em que Neor tentou afastar o povo da Igreja. A liberdade religiosa está a ser atacada no mundo inteiro e as vozes daqueles que se opõem ao papel vital da religião na sociedade estão a ficar cada vez mais sonantes.

Os ataques à liberdade religiosa serão bem sucedidos se não defendermos os nossos direitos religiosos. “Como igreja”, ensinei recentemente, “juntamo-nos a outras religiões na defesa das pessoas de todas as crenças e ideologias e do seu direito de expressar as suas convicções”.

Nunca tens de pedir desculpa pela tua fé. Uma fé religiosa vibrante fortalece e protege as famílias, as comunidades e as nações. Incentiva à obediência à lei, ao respeito pela vida e pela propriedade e ensina moralidade, caridade, generosidade, integridade e honestidade — virtudes essenciais necessárias para que uma sociedade justa e livre prospere.

Tal como Gideão, podes fazer “muito bem” e edificar o reino de Deus se servires diligentemente, ergueres a tua luz e defenderes a liberdade religiosa. Que o Senhor te abençoe nos teus esforços de fazeres “muito bem” na tua família, comunidade e nação.

Imprimir