2022
As bênçãos prometidas do jejum
Julho de 2022


MENSAGEM DO LÍDER DO SACERDÓCIO LOCAL

As bênçãos prometidas do jejum

Podemos receber as bênçãos da lei do jejum para nós mesmos e para os outros.

Muitas vezes lembro-me daquela história nas Escrituras sobre Jesus Cristo expulsando um espírito maligno de uma criança. Então Seus discípulos, já tendo tentado sem sucesso curar aquela criança, “lhe perguntaram à parte: Por que não o pudemos nós expulsar?

E disse-lhes: Esta casta não pode sair por coisa alguma, senão pela oração e jejum.”1

Verdadeiramente, algumas bênçãos são obtidas somente através do jejum.

Senti pela primeira vez as bênçãos de alguém jejuar em meu nome quando eu era um jovem adulto solteiro que pesquisava a Igreja. Naquela época, eu era contra a Igreja e discutia muito quando conversava com os missionários. Achei que era uma maneira de evitar ser doutrinado. Eu obviamente não era o pesquisador de ouro e não progredi nada. Algumas semanas depois, uma série de eventos milagrosos que eu não conseguia explicar aconteceram em minha vida e fizeram-me humilde e receber um testemunho do Espírito Santo. Mais tarde, soube que meu amigo membro, que me apresentou aos missionários, havia orado e jejuado por mim.

Muitos anos depois, como presidente de estaca recém-chamado, eu estava preocupado sobre como poderia tomar decisões tão importantes sobre o que era então chamado de acção disciplinar. Decidi que sempre que convocasse um conselho disciplinar, iria jejuar. E sempre, pude testemunhar que a revelação veio com o Espírito testificando a nós sobre a decisão que tomávamos.

Na Igreja, somos ordenados a viver a lei do jejum e oferecer ofertas de jejum. O Senhor estabeleceu essa lei para “abençoar Seu povo e lhe proporcionar um meio de servir aos necessitados.”2 Todo o primeiro domingo do mês, somos convidados a abster-mo-nos de alimento e bebida por um período de 24 horas e a fazer uma oferta de jejum generosa ao bispo, que então usa o dinheiro arrecadado para cuidar dos pobres e necessitados.

Alguns anos atrás, tive a oportunidade de visitar uma mãe humilde e sua filha que tinham problemas financeiros particularmente difíceis e estavam a pedir ajuda aos líderes de sua ala. Ao conversar com elas, senti-me inspirado a convidá-las a viver a lei do jejum. Pedi que lessem comigo sobre a maneira correta de jejuar, conforme está escrito em Isaías 58. “Porventura [não é também que] repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? E vendo o nu, o cubras; e não te escondas da tua carne?”3

Então indiquei para ela as bênçãos prometidas pelo Próprio Senhor: “Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. …

Então clamarás, e o Senhor responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui.”4

Enquanto eu a observava ler os versículos restantes, vi seus olhos maravilhados com as promessas. Perguntei então se ela gostaria que essas bênçãos fossem dela. “Sim,” respondeu ela. Convidei-a a jejuar durante o próximo dia de jejum e prometi-lhe que, se o fizer, verá essas bênçãos do Senhor em sua vida.

Sei que o Senhor cumpre Suas promessas, pois as tenho visto em minha vida. Vi bênçãos concedidas, testemunhos fortalecidos, saúde recuperada, revelação revelada e orações respondidas. Além disso, há muitos membros necessitados que se sentiram aliviados com a assistência de bem-estar providenciada pelos bispos. Certamente, a lei do jejum abençoa tanto quem dá como quem recebe. Que todos possamos viver melhor esta preciosa lei, receber as maravilhosas bênçãos prometidas pelo Senhor e proporcionar bênçãos àqueles que nos rodeiam.

Ifanomezana Rasolondraibe foi chamado Setenta de Área em abril de 2019. Ele é casado com Felambolafotsy Cardiss Keithy Suman Ratsitobaina; eles são pais de três filhos. O Élder e a Irmã Rasolondraibe residem em Antananarivo, Madagascar.

Referências

  1. Marcos 9:28–29.

  2. Ver Manual Geral: Servir na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 22.2.2, “A Lei do Jejum e das Ofertas de Jejum”.

  3. Isaías 58:7.

  4. Isaías 58:8–9; ver também os verículos 10–12.

Imprimir