Liahona
Quando eu queria acabar com a minha vida, Jesus Cristo me ajudou a encontrar a luz
Setembro de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Quando eu queria acabar com a minha vida, Jesus Cristo me ajudou a encontrar a luz

Em uma época sombria de minha vida, senti que o suicídio era minha única opção. Mas consegui encontrar paz por meio de Jesus Cristo.

Imagem
Cristo descendo com um manto vermelho

Ele Virá Novamente para Governar e Reinar, de Mary R. Sauer

Cresci jogando rúgbi na Irlanda e pude jogar profissionalmente em todo o mundo quando era jovem adulto. Enquanto visitava a Inglaterra para jogar rúgbi, conheci os missionários e fui batizado. Posteriormente, servi missão e depois me mudei para a Austrália, onde conheci minha esposa e me tornei pai.

Quando me converti ao evangelho de Jesus Cristo, todo o meu estilo de vida mudou em pouco tempo! De repente, tinha uma esposa, um lar em outro país e um filho. Não cresci em uma família tradicional, então tudo isso era novo para mim. Viver o evangelho me trouxe bênçãos às quais nunca tive acesso antes, e me senti muito grato por elas.

Mas, mesmo tendo sido abençoado em tantas áreas da minha vida, ainda me sentia sobrecarregado.

Senti-me sozinho em minhas emoções

Olhando de fora, a vida era boa, mas percebi que havia algumas dificuldades em meio às bênçãos. Quando minha esposa e eu discutíamos, eu tinha dificuldade para expressar meus sentimentos. Eu não tinha aprendido a expressá-los de forma eficaz. E como cresci com uma mãe solteira, eu me sentia um pouco perdido quando se tratava de um relacionamento matrimonial.

As circunstâncias mudaram, e eu não podia mais jogar rúgbi. Sentia que não era um bom pai, um bom marido ou um bom provedor. E eu queria muito sustentar minha família! Eu simplesmente não sabia a quem recorrer.

Minha experiência de me sentir sobrecarregado piorou progressivamente. Comecei a perder a esperança de que as coisas melhorassem e fiquei mais deprimido. Com o tempo, surgiram pensamentos suicidas. Como meus pensamentos suicidas e minha depressão não foram tratados, decidi fazer uma tentativa de suicídio.

Por um acontecimento milagroso, sobrevivi à minha tentativa. Percebi que minha saúde mental estava muito ruim e comecei a me encontrar com um conselheiro. Esse conselheiro me ajudou a ter uma perspectiva mais saudável e a aprender a reconhecer e compartilhar como eu estava realmente me sentindo.

Convidar a luz do evangelho

Com um novo enfoque na esperança e com ajuda profissional para minha saúde mental, eu estava determinado a começar a me curar. Comecei a entender que, mesmo sendo imperfeito, com a ajuda do Pai Celestial, eu poderia manter meu casamento forte, ser um bom pai e sustentar minha família.

Minha ala também me apoiou enquanto eu servia no bispado. Poder servir ao próximo trouxe outro senso de propósito à minha vida.

Outra bênção milagrosa que me ajudou a ver a luz foi estudar minha bênção patriarcal. As palavras me lembraram das promessas que o Pai Celestial fez a mim e me ajudaram a perceber que eu poderia prover para minha família se colocasse o Senhor em primeiro lugar.

Comecei a orar com mais sinceridade para convidar a luz do evangelho para minha vida. Leio as escrituras todos os dias. Sempre tento convidar o Espírito para ter pensamentos positivos e melhorar meu relacionamento com minha esposa e meu filho.

O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

“Sim, de tempos em tempos nossa vida pode parecer afetada pelas trevas, ou até envolta nelas. (…)

Presto testemunho de que nossa esperança viva está em Cristo Jesus! Ele é a verdadeira, pura e poderosa entrada para a iluminação divina.

Testifico que, com Cristo, as trevas não terão sucesso”.

Agora falo com o Pai Celestial todos os dias. Quando tenho dificuldades, ajoelho-me e digo a Ele que ainda estou me esforçando ao máximo. Agora entendo que, não importa o quão sobrecarregado eu possa ficar, sempre posso pedir ajuda ao meu Salvador.

Nunca estou realmente sozinho. Sou realmente um filho de Deus.

E você também.

Você pode encontrar paz e esperança

As escrituras nos ensinam que o valor das almas é grande à vista de Deus (ver Doutrina e Convênios 18:10). E o Pai Celestial ama muito cada um de Seus filhos e está ciente de nossas dificuldades. Mesmo quando a vida é desafiadora, sempre podemos ter fé de que Ele nos conduzirá às pessoas certas e aos recursos certos.

Repito o que o presidente Jeffrey R. Holland, presidente em exercício do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Sejam quais forem suas preocupações ou problemas, digo que o suicídio nunca é a solução. (…) Em um mundo que necessita desesperadamente de toda a luz possível, por favor, não subestimem a luz eterna que Deus colocou em sua alma antes de este mundo existir. Conversem com alguém. Peçam ajuda. (…) Vocês são capazes de suportar os desafios desta vida mortal porque nós os ajudaremos a suportá-los. Vocês são mais fortes do que imaginam. Vocês têm ajuda, de outras pessoas e, principalmente, de Deus. Vocês são amados e valorizados e necessários! Precisamos de vocês!”

No início, eu não percebi que estava tendo dificuldades com minha saúde mental, até que se tornou tão debilitante que eu mal conseguia agir. Aprender a falar sobre meus sentimentos e me concentrar em meu Salvador e em Seu poder de cura me ajudou a sentir paz e esperança em minha vida novamente.

Sei que se concentrar Nele vai ajudá-lo a encontrar a cura também.

Imprimir