Liahona
A cura pela Expiação de Jesus Cristo
Setembro de 2024


Apenas em formato digital: Ensinamentos dos líderes da Igreja nas mídias sociais

A cura pela Expiação de Jesus Cristo

Veja o que os profetas vivos e outros líderes da Igreja ensinaram recentemente nas mídias sociais sobre cura.

Imagem
Cristo abraçando Maria e Marta

Embora cada um de nós, sem dúvida, enfrente muitos desafios na mortalidade, a promessa de cura do Salvador pode nos proporcionar o consolo, a paz e a alegria de que precisamos para superar esses desafios. Podemos ser curados de nossas feridas espirituais, mentais, emocionais e físicas ao aceitarmos o convite de Jesus Cristo de nos achegarmos a Ele.

O presidente Nelson ensinou:

“Estudar novamente o relato da aparição do Salvador aos nefitas nas Américas, conforme registrado em 3 Néfi. Não muito antes dessa aparição, Sua voz foi ouvida entre o povo, incluindo estas palavras de súplica:

‘Não volvereis a mim agora, arrependendo-vos de vossos pecados e convertendo-vos, para que eu vos cure?

(…) Eis que meu braço de misericórdia está estendido para vós e aquele que vier, eu o receberei’ [3 Néfi 9:13–14].

Queridos irmãos e irmãs, Jesus Cristo faz o mesmo convite a vocês hoje. Eu suplico a vocês que se acheguem a Ele para que Ele possa curá-los! Ele vai curá-los do pecado à medida que se arrependerem. Ele vai curá-los da tristeza e do medo. Ele vai curá-los das feridas deste mundo”.

Os líderes da Igreja falaram na conferência geral sobre cura. Eles também compartilharam mensagens sobre esse tópico nas mídias sociais, incluindo as seguintes:

Encontrar consolo por meio da Expiação de Jesus Cristo

Imagem
Dallin H. Oaks

“Durante meu recente encontro com alguns jovens membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma moça pediu conselhos sobre como lidar com desafios emocionais enquanto estava engajada na obra do Senhor.

Sou grata à minha nova amiga Carol, que contou como seu entendimento da Expiação de Jesus Cristo lhe deu consolo em meio à sua ansiedade.”

Vídeo:

Presidente Oaks: “Quando meu pai morreu, minha mãe levou seus três filhos (…) para morar com nossos avós, porque ela sofreu um colapso mental muito sério e não conseguia cuidar de si mesma. Ou, antes de mais nada, incapaz de continuar um programa de mestrado que havia começado naquela época. E ela precisou de assistência médica por quase dois anos para se manter funcional. Essa é uma forma muito séria de instabilidade mental. E eu cresci com isso porque minha mãe teve uma recuperação milagrosa de seu colapso nervoso e se tornou uma pessoa de extraordinária capacidade mental, tendo uma vida profissional na qual ajudou a organizar programas acadêmicos para cuidar de pessoas com instabilidade mental e na qual foi uma profissional de destaque em sua vida. E algumas pessoas têm mais dons de estabilidade mental do que outras. Alguns podem ter dificuldades a vida toda. Alguns podem ter um episódio grave e superá-lo, como minha mãe fez. Mas quais são algumas maneiras de promover a estabilidade mental?”

Carol: “Senti muita ansiedade ao longo da minha vida. Então, sinto que essa tem sido uma pergunta constante em minha mente e com a qual tenho lutado muito também. Mas, nas últimas semanas no seminário, realmente nos concentramos em aprender sobre a Expiação. E ao aprender sobre Jesus Cristo, e que Ele sofreu tudo o que senti, fiquei muito reconfortada, sabendo que qualquer instabilidade mental que eu possa sentir, por qualquer motivo, ele também sentiu. E eu pude encontrar um grande conforto nisso e apenas saber que não estou sozinha”.

Presidente Oaks: “Essa é uma descrição maravilhosa de uma parte da Expiação que muitas pessoas ignoram. Ele não sofreu apenas por nossos pecados. Ele sofreu por nossas dores, nossas inadequações, inclusive nossas depressões e ansiedades. Ele já sentiu tudo isso”.

Presidente Dallin H. Oaks, Facebook, 6 de agosto de 2023, facebook.com/dallin.h.oaks.

Cristo traz a cura para a alma

Imagem
Dieter F. Uchtdorf

“Devido aos problemas de saúde de um de nossos queridos familiares, Harriet e eu fomos lembrados novamente da necessidade de sempre confiar no Senhor e no poder de cura que somente Jesus Cristo pode prover.

Quando ouvimos a notícia da doença pela primeira vez, ficamos desolados — mas esperançosos. Foi-nos assegurado que a equipe médica faria tudo o que fosse possível para curar a doença física. E sabíamos que a graça do Salvador seria o poder de trazer a cura divina à alma.

Todos podemos nos consolar ao saber que o dom de Deus para toda a humanidade, sim, Seu Filho, Jesus Cristo, é um poder de cura ativo durante o ano todo, não apenas no Natal e na Páscoa.

Harriet e eu somos profundamente gratos pelo fato de a mensagem do Natal ser uma mensagem de alegria e cura. Nesta época de Natal e em todas as épocas do ano, podemos confiar em Jesus Cristo. Ele trará esperança e cura para nossa vida.

Feliz Natal! Que Deus abençoe todos vocês.”

Élder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 20 de dezembro de 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Os resultados do arrependimento sincero são paz, conforto, cura espiritual e alegria

Imagem
David A. Bednar

“Para haver arrependimento, precisamos do Redentor. Afastar-nos do mal não traz a cura espiritual sem que nos voltemos para Ele.

Ezra Taft Benson (1899–1994), presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ensinou que o arrependimento produz mudanças de atitude e comportamento, mas apenas mudar de atitude e comportamento não é arrependimento.

O presidente Benson disse: ‘A fé no Senhor Jesus Cristo é o alicerce sobre o qual o arrependimento sincero e significativo deve ser edificado. Se verdadeiramente buscamos abandonar o pecado, precisamos em primeiro lugar buscar Aquele que é o Autor de nossa salvação’.”

Vídeo:

“Reconhecer e abandonar o pecado, sentir remorso, restituir e confessar os pecados a Deus e, quando necessário, a nossos líderes do sacerdócio, são todos elementos necessários e importantes no processo de arrependimento. No entanto, esses passos essenciais não constituem uma simples lista de atitudes e de comportamentos a ser preenchida de modo mecânico, rápido e corriqueiro. Se fizermos essas coisas e deixarmos de reconhecer o Redentor e depender Dele e de Seu sacrifício expiatório, até nossos melhores esforços individuais terão sido em vão. Os frutos do arrependimento sincero são: paz, consolo, cura e renovação espirituais e alegria”.

Élder David A. Bednar, Facebook, 8 de setembro de 2023, facebook.com/davida.bednar.

Cristo está ao nosso lado — para nos consolar, curar e ajudar a nos tornarmos semelhantes a Ele

Imagem
D. Todd Christofferson

“Ao procurarmos desenvolver atributos cristãos e adotar o puro amor de Cristo para guiar nossa ambição, devemos reconhecer que o progresso e o refinamento vêm com o tempo e com ajuda divina: graça em graça, e graça por graça.

Sem dúvida, somos todos confusos quando comparados a Jesus Cristo. Mas Ele ainda nos torna dignos de Sua atenção, Seu amor e Sua ajuda e, com essa ajuda, nossa competência aumenta. O interesse de Cristo por nós é extraordinariamente individual e pessoal, assim como com Seus amigos nos dias de Seu ministério mortal.

Ele ainda está conosco embora não seja visto. Ele ainda pode chorar e consolar as Marias que perderam irmãos, irmãs, pais, cônjuges ou filhos. A virtude ainda pode fluir Dele para curar as mulheres e os homens que estendem a mão para tocar a bainha de Suas vestes. Jesus não tem medo de amizades próximas.”

Élder D. Todd Christofferson, Facebook, 10 de dezembro de 2023, facebook.com/dtodd.christofferson.

Cura após perder um ente querido

Imagem
Neil L. Andersen

“Nossa visita nesta semana [no Brasil] com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi uma experiência especial que Kathy e eu não esqueceremos tão cedo.

A governadora Lyra foi tão amável e gentil quanto possível. Ficamos felizes porque o élder e a irmã Joni Koch, da presidência da Área Brasil, também se juntaram a nós.

No entanto, o que começou como uma visita simples e cordial rapidamente se tornou algo muito mais significativo para cada um de nós.

Tragicamente, a governadora Lyra perdeu seu marido há poucos meses, após um ataque cardíaco fulminante em outubro de 2022. Como era de se esperar, a morte de seu marido deixou a governadora Lyra e seus dois filhos pequenos com um tremendo sentimento de perda e tristeza.

Quando a governadora Lyra compartilhou seus sentimentos de amor e dor conosco, pudemos tranquilizá-la sobre a natureza eterna de nossa alma e que seu marido ainda está vivo.

Demos a ela um Livro de Mórmon e ela leu Alma 40:11–12 que fala lindamente sobre a vida que segue aqueles que acreditam em Jesus Cristo e O seguem. Compartilhei meu testemunho pessoal do Salvador com ela.

Em uma demonstração de amor e respeito mútuos, após nossa reunião, a governadora Lyra nos acompanhou pela bela escadaria de pedra e se despediu de nós na frente do Palácio do Governador.

O sentimento de perda que sentimos com a morte é muito real e muito pessoal, mas também o é a esperança e a cura que recebemos por causa de Jesus Cristo.

‘Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?’

‘Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo’ (1 Coríntios 15:55, 57).”

Élder Neil L. Andersen, Facebook, 9 de março de 2023facebook.com/neill.andersen.

O poder de cura do Salvador nos enche de paz, luz, compreensão, alegria e amor

Imagem
Ulisses Soares

“Minha esposa, Rosana, e eu ficamos emocionados por estar com os alunos da BYU-Havaí recentemente. Conversamos sobre ter fé em Jesus Cristo, o maior poder disponível para nós nesta vida.

Escolher acreditar e desenvolver fé em Jesus Cristo aumenta nosso acesso ao poder divino, independentemente das decepções e incertezas da vida. É a fonte do viver com propósito divino e perspectiva eterna.

Ao concentrarmos nossa vida no Salvador, encontraremos respostas para as mais profundas e essenciais preocupações de nossa alma. Asseguro-lhes que nossa confiança e fé em nosso Salvador, Jesus Cristo, vão fortalecer-nos para continuarmos a seguir em frente apesar de nossos desafios. Achegar-nos a Ele nos dá motivos para termos esperança e proporciona uma firme âncora para a nossa alma, dando-nos a paz interior duradoura de que precisamos para viver nestes dias e encontrar descanso Nele.

É por meio do Salvador, Jesus Cristo, e da cura que advém de Seu sacrifício expiatório que temos a capacidade de permanecer fortes e de cabeça erguida mesmo em meio às adversidades. O poder de cura do Salvador preenche nossa alma de paz, luz, compreensão, alegria e amor.”

Élder Ulisses Soares, Facebook, 21 de março de 2023, facebook.com/soares.u.

O Salvador proporciona alívio emocional como o Mestre que cura

Imagem
J. Anette Dennis

“No mês passado, nossa presidência teve a oportunidade de falar na Conferência de Mulheres da BYU sobre o tema ‘Jesus Cristo é alívio’. Concentrei-me no alívio emocional que o Salvador proporciona como o Mestre que cura. Compartilhei a experiência de minha filha caçula com problemas de saúde emocional que começaram quando ela era bem pequena. Nos últimos cinco anos de sua jornada de cura, ela entendeu como o Salvador esteve com ela durante toda a sua vida, mesmo quando se sentiu totalmente abandonada por Ele e incapaz de sentir o Espírito. Ela passou a reconhecer que Jesus Cristo estava presente em todas as coisas boas que surgiam em sua vida e em cada pessoa boa que oferecia uma mão amiga.

Milhões de pessoas lutam contra desafios de saúde mental e emocional. Uma das partes muito difíceis desses desafios é o estigma que os envolve e o julgamento severo de alguns de que eles são uma falha de caráter ou um sinal de fraqueza ou preguiça. Os efeitos de uma doença mental e emocional são tão reais e tão devastadores quanto uma doença ou lesão física, mas os efeitos podem ser menos aparentes do que uma perna quebrada ou câncer. Os efeitos de doenças mentais e emocionais muitas vezes podem tornar difícil para uma pessoa funcionar ou encontrar alegria. Alguns dizem àqueles com problemas de saúde mental que simplesmente ‘superem isso’ e ‘se esforcem mais’ ou ‘sejam mais fiéis’. Não diríamos isso a alguém com câncer ou com uma perna quebrada.

Nosso Salvador Jesus Cristo é nossa maior fonte de alívio. Que bênção é podermos fazer parceria com Ele para ajudar a trazer alívio emocional, espiritual e físico para as pessoas ao nosso redor. Sejamos instrumentos de alívio em Suas mãos para as pessoas ao nosso redor, inclusive para nossos próprios familiares. Há tantos que precisam do alívio do Salvador!”

Irmã J. Anette Dennis, Facebook, 20 de junho de 2023, https://www.facebook.com/RS1stCounselor.

Poder de cura da gratidão

Imagem
J. Anette Dennis

“O presidente Nelson disse: ‘Não há medicamentos ou cirurgias que possam curar as aflições e os males espirituais que enfrentamos.

No entanto, há um remédio — um remédio que pode parecer surpreendente porque contradiz nossas intuições naturais. Não obstante, os efeitos desse remédio têm sido validados por cientistas e por homens e mulheres de fé.

Refiro-me ao poder de cura da gratidão. (…)

Contar nossas bênçãos é muito melhor do que contar nossos problemas. A despeito de nossa situação, demonstrar gratidão por nossos privilégios é um remédio espiritual duradouro e de ação rápida. (…)

Será que a gratidão nos poupa de sofrimentos, tristezas, pesares e dores? Não, mas ela ameniza nossos sentimentos. Ela nos proporciona uma perspectiva maior do propósito e da alegria da vida’ (A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, presidente Russell M. Nelson fala sobre o poder de cura da gratidão, 20 de novembro de 2020, vídeo do YouTube).

Como disse o presidente Nelson, a ciência respalda suas palavras. O site da Mayo Clinic afirma: ‘Expressar gratidão está associado a uma série de benefícios mentais e físicos. Estudos têm mostrado que sentir-se grato pode melhorar o sono, o humor e a imunidade. A gratidão pode diminuir a depressão, a ansiedade, as dificuldades com a dor crônica e o risco de doenças’ (“Can Expressing Gratitude Improve Your Mental, Physical Health?”, Mayo Clinic Health System, 6 de dezembro de 2022).

E a pesquisa da BYU sugere que a gratidão a Deus e o reconhecimento de nossa dívida para com Ele são muito mais significativos e impactantes do que simplesmente a gratidão. Em outras palavras, contar suas bênçãos e reconhecer a origem de onde elas vêm pode ser ainda mais poderoso em nossa vida.

O presidente James E. Faust chamou a gratidão de ‘uma expressão de fé’ e ‘um princípio de salvação’ (Conferência Geral de Abril de 1990).

Adoro este versículo em Doutrina e Convênios 78:19: ‘E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais’.

‘Todas as coisas’ incluem até mesmo as coisas difíceis.

Reconheçamos a fonte de onde fluem todas as nossas bênçãos. Vamos cultivar uma ‘atitude de gratidão’, como diria o presidente Thomas S. Monson. É realmente uma mudança de vida!”

Irmã J. Anette Dennis, Facebook, 23 de novembro de 2023, facebook.com/RS1stCounselor.

Uma verdade que cura: Somos filhos de Deus

Imagem
Tracy Y. Browning

“Como o fato de saber que você é um filho de Deus o resgatou?

Recentemente, nós (a presidente Camille N. Johnson, a irmã Tracy Y. Browning e a irmã Andrea Veronica Muñoz Spannaus) tivemos a oportunidade de visitar Nashville, Tennessee. Enquanto estávamos lá, tivemos o privilégio de visitar Thistle Farms, um lugar que fornece um santuário de cura e redenção. A missão da Thistle Farms reflete a profunda compreensão de que nossa verdade eterna vai além das circunstâncias que podem ter nos definido.

As palavras do presidente Russell M. Nelson vieram à nossa mente durante nossa visita: ‘Meus queridos amigos, vocês são literalmente filhos espirituais de Deus. Vocês cantam essa verdade desde que aprenderam as palavras do hino ‘Sou um filho de Deus’. Mas será que essa verdade eterna está gravada em seu coração? Será que essa verdade já os salvou quando foram confrontados por uma tentação?’ (“Escolhas para a eternidade”, devocional mundial para jovens adultos, 15 de maio de 2022, Biblioteca do Evangelho).

Na Thistle Farms, os indivíduos não são apenas sobreviventes, mas são abraçados como contribuintes dignos e valorizados para uma comunidade que entende, como diz seu mantra, que ‘o amor cura’. Esse amor, enraizado na compreensão de que somos amados por Deus, torna-se o catalisador para uma profunda restauração pessoal.”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 3 de dezembro de 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.

Imprimir