Liahona
Encontrar alívio em nosso relacionamento por convênio com Deus
Setembro de 2024


“Encontrar alívio em nosso relacionamento por convênio com Deus”, Liahona, setembro de 2024.

Encontrar alívio em nosso relacionamento por convênio com Deus

Jesus Cristo é a fonte de puro amor, cura, felicidade e alívio.

Imagem
Jesus na ocasião da Segunda Vinda

Detalhe de Ele Vem Novamente para Governar e Reinar, de Mary R. Sauer

Encontrar alívio em nosso relacionamento por convênio com Deus está em minha mente e em meu coração há algum tempo. Como o profeta do Senhor nos ensinou e exortou a aprender sobre os convênios, os templos e o poder do sacerdócio, eu me vi pesquisando e amando as verdades rejuvenescedoras contidas nos convênios e me deleitando com elas.

Fomos criados para fazer parceria com o Senhor de maneira poderosa por meio de nossos convênios. Ele deseja estar conosco em nossas preocupações e decisões. Não precisamos enfrentar os desafios, as tristezas, as inseguranças e as mágoas da vida sozinhos. Ele estará ao nosso lado. Ele disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18).

O presidente Russell M. Nelson descreveu o caráter de Deus e Seu grande amor por nós quando ensinou que “o caminho do convênio tem tudo a ver com nosso relacionamento com Deus”. Ele disse: “Uma vez que tivermos feito um convênio com Deus, nosso relacionamento com Ele se torna muito mais próximo do que antes do convênio. Agora estamos unidos. Por causa de nosso convênio com Deus, Ele nunca Se cansará de procurar nos ajudar, e nunca esgotaremos Sua paciência misericordiosa para conosco. Cada um de nós tem um lugar especial no coração de Deus. Ele tem grandes esperanças em relação a nós”.

Minha maior fonte de paz

Como uma irmã que ainda não se casou, esse amoroso e misericordioso relacionamento por convênio com meu Pai Celestial e Salvador tem um lugar poderoso em minha vida e tem sido e é minha maior fonte de alívio e paz. Independentemente de nosso estado civil ou formação, o Senhor deseja que sejamos parceiros Dele de uma maneira poderosa — que sejamos “um” (3 Néfi 19:23) com Ele “em tudo que [fizermos]” (Alma 37:37). Ao clamarmos ao Senhor por apoio e para “que o afeto do [nosso] coração seja posto [sobre Ele] para sempre” (Alma 37:36; grifo do autor), nossa vida pode ser preenchida por esse belo vínculo por convênio.

Por meio de nosso Salvador, Jesus Cristo, podemos receber alívio ao navegar pelos desafios da vida sozinhos.

Todos nós temos preocupações e necessidades que nos fazem sentir sozinhos. Ele Se importa com nossas preocupações sejam elas grandes ou pequenas. Senti a necessidade de Sua ajuda ao me preocupar com coisas aparentemente pequenas, como o amigo sempre presente que chamo de “reparos domésticos”. Sem um cônjuge para consultar, posso me preocupar sozinha com o empreiteiro certo, com custos justos, com o tempo que terei que tirar do trabalho para ficar em casa e com o fato de ser uma boa administradora de minhas finanças e meu lar. Outro dia, foi uma vitória consertar o portão de minha garagem! O Senhor ouviu minha preocupação. E, embora pequena no grande esquema das coisas, Ele respondeu à minha oração. Como? Por meio de um vizinho bondoso, da ajuda do Espírito e de um vídeo no YouTube, tive a bênção de saber o que fazer para consertar o portão.

Se o Senhor está atento às pequenas necessidades, imagine Seu desejo de nos abençoar e apoiar nas questões mais importantes do coração e da alma, que não são poucas: abuso, vício, relacionamentos familiares difíceis, luto e decepção, desafios contínuos de saúde física e emocional, dificuldades financeiras, preocupação constante como pai ou mãe, preocupação constante ao cuidar de um dos pais, lutas com a fé pessoal, um filho ou cônjuge que opta por não participar do evangelho.

Durante as intensidades e enfermidades da vida, apoiei-me fortemente em meu relacionamento por convênio com Deus e me apeguei a ele. Como confiei em Seu cuidado amoroso e dei o melhor de mim para consagrar minha vida a Ele, Ele proporcionou alívio por meio de Seu poder do sacerdócio e tem sido meu provedor em minhas necessidades espirituais e temporais. Ele proporcionou alívio do medo, alívio da insegurança, alívio do orgulho, alívio do pecado, alívio da solidão, alívio da tristeza.

O presidente Nelson ensinou com clareza e segurança que “a recompensa que recebemos ao guardarmos os convênios que fizemos com Deus é o poder celestial — um poder que nos fortalece para suportarmos melhor nossas provações, tentações e tristezas”.

Por meio de Jesus Cristo, podemos receber alívio ao navegar pelos desafios da vida sozinhos.

Imagem
Irmã Yee com duas outras irmãs

Irmã Yee com duas irmãs na Micronésia que estão criando crianças abandonadas pelos pais.

Irmãs “nas ilhas do mar”

Ao refletir sobre as bênçãos do vínculo por convênio que temos com Deus, pensei em minha designação de visitar a Região Ásia Norte.

Tive o privilégio de viajar para as pequenas ilhas de Chuuk, na Micronésia, cerca de 2.400 quilômetros a sudeste do Japão. Duas das irmãs em Weno, Chuuk, deram a vida para criar crianças que foram abandonadas pelos pais. Essas duas irmãs sentiram que era importante criar essas crianças no evangelho. Uma dessas irmãs é solteira e trabalha em tempo integral como conselheira na escola.

Compartilhei com elas a mensagem do presidente Nelson para as irmãs da Igreja, que é a seguinte: Vocês, irmãs, são amadas, necessárias e preciosas.

A bela irmã solteira que está criando suas sobrinhas e seus sobrinhos começou a chorar e disse que não se sentia valiosa ultimamente; ela se sentia esquecida. Mas ela testificou que sentiu o amor e a consciência de Deus por ela nas palavras do profeta de que ela era de fato “preciosa”, e ela sabia que isso era verdade. Ela sentiu o amor de cura de Deus; sentiu alívio.

O Senhor disse: “Não sabeis que eu, o Senhor vosso Deus, criei todos os homens e que me lembro dos que estão nas ilhas do mar?” (2 Néfi 29:7.)

Essas irmãs são conhecidas por seu Pai Celestial e Salvador. Elas não estão sós. Nem você e eu em nossas provações e nossos desafios. O Senhor me enviou por cerca de 13.700 quilômetros de avião, trem, carro e barco para levar o amor e o alívio de Deus para “aqueles” nas ilhas do mar. Assim, Ele encontrará você e eu em nossas ilhas pessoais, onde talvez nos sintamos sozinhos com as preocupações e os fardos que carregamos no coração. Ele está presente e preparado para nos abençoar, guiar e consolar.

“Posso ir até onde você está”

O presidente Gordon B. Hinckley (1910-2008) descreveu certa vez a experiência de uma jovem divorciada “mãe de sete filhos com idades que variavam de 7 a 16 anos. Ela disse que uma noite atravessou a rua para entregar algo a um vizinho”. Estas são as palavras dela, como ele as contou:

“Quando me virei a fim de voltar para casa, vi as luzes acesas. Era como se eu ainda ouvisse o eco do que meus filhos me disseram uns minutos antes. Eles estavam dizendo: ‘Mãe, o que vai ter para jantar?’ ‘Você me leva na biblioteca?’ ‘Tenho de comprar cartolina ainda hoje!’ Cansada e desanimada, olhei para minha casa e vi cada cômodo iluminado. Pensei em todos os meus filhos, em casa, esperando que eu chegasse para dar-lhes o que precisavam. Senti como se meu fardo fosse maior do que eu poderia suportar.

Lembro-me de olhar para o céu com lágrimas nos olhos e dizer: ‘Meu Pai, hoje não aguento mais. Estou muito cansada. Não consigo. Não vou aguentar ir para casa e cuidar sozinha de meus filhos. Será que não posso ir para Tua casa e ficar com o Senhor só hoje? (…)’

Na verdade, eu não ouvi as palavras, mas a resposta veio a minha mente: ‘Não, filhinha, não pode voltar para Mim agora. (…) Mas Eu posso ir até onde você está’”.

“Mas Eu posso ir até onde você está.” Ele foi até onde ela estava e virá a nós, assim como o Salvador foi até a mulher no poço onde ela trabalhava e labutava durante sua vida (ver João 4:3–42). Ele a incentivou, ensinou-a, declarou ser o Messias a ela e a amou quando talvez ela não se amasse. Para a mulher junto ao poço, para a jovem mãe de sete filhos, para você e para mim, Jesus Cristo está pronto para prover alívio. Testifico que podemos receber alívio por meio de nossa conexão por convênio com o amoroso Deus.

Talvez, assim como eu, você tenha suplicado ajuda para não ficar sozinho durante algumas das épocas mais exigentes em termos emocionais, físicos e espirituais de sua vida. Essas épocas intensas de crescimento deixaram o que chamo de “marcas espirituais” na alma. Mas presto testemunho de que Ele me carregou, e Ele vai carregar você. Você está gravado “em ambas as palmas das [mãos de Cristo]” (ver Isaías 49:16; 1 Néfi 21:16). Ele esteve lá quando você procurou “ser digno na escuridão”. Ele não me abandonou nem abandonará você. E eu O amarei para sempre por isso.

Queridos irmãos e irmãs, a fonte do puro amor, da cura, da felicidade e do alívio é encontrada em Jesus Cristo. Testifico que Jesus Cristo é nossa fonte de alívio.

Ele deseja cuidar de você, abençoá-lo e perdoá-lo. Ele veio com esse propósito, para prover o tão necessário alívio que você busca. Ele é o Redentor do mundo e testifico que Ele vive e que Ele ama você.

Extraído de um discurso proferido na Conferência das Mulheres na Universidade Brigham Young, 3 de maio de 2023.

Imprimir