Liahona
Porquê Convénios?
Junho de 2024


Mensagem da Liderança da Área

Porquê Convénios?

No mundo pré-mortal, o nosso Pai Celestial providenciou um plano, por intermédio da expiação de Jesus Cristo, através do qual podemos voltar à Sua presença. O caminho que nos leva de volta a casa é frequentemente chamado de caminho do convénio, porque deixa claros os termos e as condições para o nosso regresso. Um convénio é um acordo sagrado entre Deus e uma pessoa ou um grupo de pessoas. Deus estabelece condições específicas e promete abençoar-nos se obedecermos a essas condições. O Presidente Nelson ensinou: “O seu compromisso de seguir o Salvador ao fazer convénios com Ele e depois guardar esses convénios vai abrir a porta de todos os privilégios e bênçãos espirituais disponíveis a mulheres, homens e crianças de todo o mundo”.

O Senhor revelou ao Profeta Joseph Smith: “Há uma lei, irrevogavelmente decretada no Céu antes da fundação deste mundo, na qual todas as bênçãos se baseiam — E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia”. O Elder D. Todd Christofferson lembra-nos: “Os convénios que Deus oferece aos Seus filhos fazem mais do que guiar-nos. Eles ligam-nos a Ele e, ligados a Ele, podemos superar todas as coisas”. O Senhor prometeu-nos que está obrigado quando fazemos o que Ele diz, “mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma”.

Ao longo dos tempos, Deus tem feito convénios com o seu povo. Sabemos que o Senhor fez convénios com Adão e Eva, com os profetas depois deles e com muitos outros. Nos nossos dias, falamos frequentemente do convénio que Deus fez com Abraão, o Convénio Abraâmico. Deus prometeu abençoar Abraão e a sua posteridade, “com as bênçãos do Evangelho, que são as bênçãos de salvação, sim, de vida eterna”.

Como herdeiros do Convénio Abraâmico, temos a responsabilidade de levar o evangelho a todos os povos da Terra, de convidar outros a virem a Cristo e de nos ligarmos a Ele. Convidar outros a vir a Cristo é um convite para entrar no caminho do convénio, para abrir a porta através do “convénio do batismo para todas as bênçãos” e, por fim, receber o maior de todos os dons de Deus, o dom da vida eterna.

As bênçãos que Deus prometeu a Abraão e à sua posteridade sobre a grande coligação dos últimos dias estão a ser cumpridas nos nossos dias. O Presidente Nelson declarou: “Esta coligação é a coisa mais importante que está a acontecer na Terra hoje em dia. Nada se compara em grandeza, em importância e em majestade. Sempre que fizerem algo que ajude alguém — de qualquer lado do véu — a dar um passo para fazer convénios com Deus e receber as suas ordenanças essenciais do batismo e do templo, estarão a ajudar a coligar Israel. É tão simples quanto isto”.

Todas as semanas temos a oportunidade de refletir sobre os convénios que fizemos com Deus. Ao partilhar dignamente do sacramento, voltamos a comprometer-nos e esforçamo-nos para nos lembrarmos sempre de Jesus Cristo e tomarmos o Seu nome sobre nós. Ao guardarmos os Seus mandamentos, teremos sempre connosco o Seu Espírito. É por intermédio do relacionamento por convénio com Deus que passamos a conhecê-Lo e nos preparamos para voltar a casa para receber o maior de todos os dons de Deus. “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Notas

  1. Biblioteca do Evangelho, Guia para Estudo das Escrituras.

  2. Russell M. Nelson, “Ao Seguirmos Adiante Juntos”, Liahona, abr. 2018, p. 7, adaptado para português europeu.

  3. Doutrina e Convénios 130:20–21.

  4. D. Todd Christofferson, “Porquê o caminho do convénio”, Conferência Geral de abril de 2021.

  5. Doutrina e Convénios 82:10.

  6. Abraão 2:9–11.

  7. Doutrina e Convénios 14:7.

  8. Russell M. Nelson, “Juventude da Promessa”, Devocional Mundial da Juventude, 3 de junho de 2018.

  9. Doutrina e Convénios 20:77, 79.

  10. João 17:3.

Imprimir