A Liahona
As Verdades que me Ajudaram a Confiar no Poder do Salvador para Me Transformar
Julho de 2024


Exclusivamente Digital: Jovens Adultos

As Verdades que me Ajudaram a Confiar no Poder do Salvador para Me Transformar

A autora vive em Samoa.

Aceitar o Seu poder de cura pode ajudar-nos a crescer e a mudar.

Imagem
duas mulheres a abraçar-se

Já alguma vez sentiste que fizeste asneira demasiadas vezes? Que não vale a pena recomeçar e tentar de novo, porque só vais continuar a cometer os mesmos erros?

Lembro-me de um dia me sentir estagnada e sem esperança. Estava a chorar perante a minha melhor amiga por causa de uma fraqueza minha. Uma fraqueza que parece que já tenho desde sempre.

Aquilo estava a “pôr-me em baixo” e, sinceramente, nem sequer queria voltar a levantar-me. Há uns anos que andava a esforçar-me para receber a minha investidura e servir uma missão, mas esta minha fraqueza estava a impedir-me. Eu não me sentia digna de continuar a tentar ser membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Naquela noite, eu só queria desistir. Porém, o amor e o apoio da minha amiga fizeram-me relembrar de algumas experiências que mantêm o meu testemunho firme e que me ajudam a confiar no poder do Salvador para me transformar.

Talvez elas também te ajudem.

Arrependimento: A Chave para o Progresso

Preciso de ser sincera — nem sempre acreditei na promessa de Jesus Cristo de que Ele pode fazer “com que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27). Senti que já tinha cometido demasiados erros e que a Sua promessa de perdão estava fora do meu alcance.

No entanto, aprender mais sobre o dom do arrependimento mudou a minha atitude em relação a superar fraquezas. Como ensinou o Presidente Nelson: “O arrependimento é a chave para progredir”. O arrependimento não é algo que fazemos depois que de nos recompormos e estarmos prontos para seguir em frente; é a forma como convidamos o poder do Senhor para a nossa vida.

Já senti muitas vezes que Satanás sabe exatamente como me fazer desanimar. Mas, como o Presidente Nelson também ensinou: “Por favor, não temam nem adiem o arrependimento. Satanás deleita-se na vossa miséria. Abreviem-na. […] O Salvador ama-nos sempre, mas especialmente quando nos arrependemos”.

Foi preciso muito tempo, mas finalmente comecei a aprender a confiar que o Salvador quer que eu me arrependa. Ele quer que eu volte a viver com Ele e com o Pai Celestial.

Compreender o Puro Amor de Cristo

Os convites intermináveis do Salvador para o arrependimento ajudaram-me a ver outros princípios do evangelho sob uma nova luz — como é o caso da caridade. Na Igreja, definimos caridade como sendo “a espécie de amor mais sublime, nobre e forte, não apenas afeição; […] o puro amor de Cristo”. Sempre acreditei na importância da caridade, mas acho que não sabia como podia começar a desenvolver caridade até perceber que a proposta do Salvador de perdoar os meus pecados, sempre que eu me arrepender, é uma manifestação do Seu perfeito amor por mim.

E quando comecei a acreditar que o Salvador verdadeiramente me daria infinitas oportunidades para me arrepender e vir até Ele, comecei a ver as pessoas ao meu redor de maneira diferente. Percebi que podia seguir o Seu exemplo ao praticar a caridade com aqueles que me magoam. Podia conceder o perdão e a compreensão àqueles que julgavam injustamente as minhas imperfeições.

O Alicerce da Mudança

Estes dois princípios — o arrependimento e a caridade — têm estado na base dos meus esforços em permitir que Jesus Cristo me transforme. Comecei a vê-los como princípios que se complementam e que estão interligados.

O Presidente Henry B. Eyring, Segundo Conselheiro da Primeira Presidência, ensinou o seguinte: “A gratidão pela remissão dos pecados é a semente da caridade”. Isto aplica-se a mim, pois mudei graças ao arrependimento e senti gratidão pelo amor e perdão de Deus. E agora quero que os outros experimentem o amor de Deus como eu experimentei.

É por isso que, nos dias em que perco a motivação e me sinto tentada a faltar à igreja ou a negligenciar as coisas importantes, lembro-me que talvez eu possa fortalecer alguém. Talvez eu possa ser um exemplo para os que estão à minha volta e também estão a passar por dificuldades.

O amor que sinto pelo meu Salvador e a caridade que sinto por aqueles que me rodeiam mantêm-me firme. Faz-me pensar na caridade que Ele tem por mim. Ainda me estou a esforçar por ultrapassar as minhas fraquezas, mas sei que confiar no Seu poder de cura me vai ajudar a continuar a crescer e a ser mais semelhante a Ele.

Imprimir