Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Quando Ensinavam, Faziam-no com Poder e Autoridade de Deus’


Lição 25

“Quando Ensinavam, Faziam-no com Poder e Autoridade de Deus”

Alma 17–22

Objetivo

Inspirar os alunos a seguir o exemplo dos filhos de Mosias, pregando o evangelho e ministrando ao próximo.

Preparação

  1. Leia e pondere as escrituras a seguir e ore a respeito delas:

    1. Alma 17:1–18. Os filhos de Mosias pregam o evangelho aos lamanitas.

    2. Alma 17:19–39; 18; 19. Amon serve e ensina ao rei Lamôni. O rei, a rainha e muitos lamanitas são convertidos.

    3. Alma 20–22. Amon é conduzido pelo Espírito para libertar seus irmãos da prisão. O pai de Lamôni é convertido.

  2. Peça a um aluno que se prepare para resumir Alma 17:19–39. Peça-lhe que narre os acontecimentos em vez de falar da doutrina ou da aplicação pessoal, que serão abordadas na aula após essa apresentação.

  3. Se a gravura Amon Defende os Rebanhos do Rei Lamôni estiver à disposição, prepare-se para utilizá-la durante a aula (62535 059; Pacote de Gravuras do Evangelho 310)

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a atividade a seguir ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Escreva os seguintes verbos no quadro-negro: Saber, Sentir e Fazer.

• Como esses verbos se aplicam à obra missionária?

O Élder Carlos E. Asay contou a seguinte experiência:

“Não faz muito tempo, ouvi o testemunho de um recém-converso, um jovem visivelmente tocado pelo Espírito. Entre outras coisas, disse que tinha o grande desejo de levar o evangelho restaurado a sua família e amigos. Com lágrimas nos olhos e a voz trêmula, disse:

‘Quero que eles saibam o que sei.

Quero que sintam o que sinto.

Quero que façam o que fiz.’

Eis o espírito missionário, o espírito que nos impele a sermos sensíveis ao que está a nossa volta e a nos preocuparmos com o bem-estar das pessoas. Todos os que já serviram uma missão honrosa, ajudaram na conversão de um amigo, apoiaram um filho ou filha no campo missionário ou conviveram de perto com os missionários poderão testificar dessa realidade”. (Conference Report, outubro de 1976, p. 58; Ensign, novembro de 1976, p. 42)

Explique-lhes que depois que se converteram, os filhos de Mosias sentiram um grande desejo de levar o evangelho às pessoas. As experiências que tiveram estão entre os maiores exemplos de obra missionária encontrados nas escrituras. Nesta lição, estudaremos como eles conseguiram tornar-se instrumentos nas mãos de Deus para trazer os lamanitas ao conhecimento da verdade.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, as perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. Os filhos de Mosias pregam o evangelho aos lamanitas.

Explique-lhes que ao viajar para Mânti, Alma encontrou os filhos do rei Mosias que estavam voltando de sua missão de quatorze anos entre os lamanitas. Alma 17–26 registra as experiências e a pregação dos filhos de Mosias durante sua missão. Leia e discuta Alma 17:11–18.

• Por que os filhos de Mosias foram professores tão inspirados e tiveram tanto sucesso? (Ver Alma 17:2–4. Escreva no quadro-negro o título Chaves para o Sucesso na Obra Missionária. Embaixo desse título, escreva Estudo, jejum e oração.) Como nossa dignidade pessoal e preparação afetam nossa capacidade de sermos instrumentos eficazes para o Senhor? De que forma vocês já viram um missionário ou outra pessoa serem abençoados por causa de sua preparação pessoal?

• Que sacrifícios os filhos de Mosias fizeram para realizar a obra missionária? (Ver Alma 17:5–6.) Por que eles estavam dispostos a fazer isso? (Ver Alma 17:9, 16; ver também Mosias 28:1–3. Escreva no quadro- negro Amar a Deus e ao próximo.) Como podemos desenvolver amor e preocupação pelas pessoas, como demonstraram os filhos de Mosias?

• Os filhos de Mosias foram pregar a um povo “duro e feroz”. (Alma 17:14) Que consolo e conselho o Senhor ofereceu a eles para ajudá-los a prepararem-se para sua missão? (Ver Alma 17:10–11.) Como os filhos de Mosias se sentiram depois de receberem consolo e orientação do Senhor? (Ver Alma 17:12.) Como esses versículos nos ajudam ao enfrentar as dificuldades de nossos chamados?

2. Amon serve e ensina o rei Lamôni e muitos do povo são convertidos.

Peça ao aluno previamente designado que resuma os acontecimentos descritos em Alma 17:19–39. Em seguida, leia e discuta alguns versículos de Alma 17:19–39; 18; 19. Se for utilizar a gravura de Amon defendendo os rebanhos do rei, mostre-a agora.

• Por que o coração de Amon “encheu-se de alegria” quando os rebanhos do rei foram espalhados? (Ver Alma 17:29.) Como Amon tornou essa experiência em algo positivo? (Ver Alma 17:30–39.)

• Como o rei reagiu quando seus servos lhe disseram como Amon defendera seus rebanhos? (Ver Alma 18:2–5.) O que Amon estava fazendo quando o rei perguntou onde ele estava? (Ver Alma 18:8–9.) No quadro-negro, escreva Servir e desenvolver a confiança.) Como isso ajudou a preparar o rei Lamôni para ser ensinado? (Ver Alma 18:10–11.)

• Como os servos do rei se dirigiram a Amon quando ele veio ver o rei? (Ver Alma 18:13.) Como as palavras de Amon para o rei Lamôni demonstraram que ele era ainda um servo humilde? (Ver Alma 18:14–17.)

• Por que vocês acham que para Amon foi importante servir ao rei antes de tentar ensiná-lo? De que forma servir às pessoas e desenvolver um relacionamento de confiança com elas pode ajudar-nos a apresentar-lhes a mensagem do evangelho? De que forma podemos servir a quem ensinamos?

• Quando começou a ensinar o rei Lamôni, como Amon o ajudou a adquirir uma compreensão sobre Deus e o céu? (Ver Alma 18:24–33. Ele ensinou de um modo que o rei conseguia entender.) Como podemos seguir esse exemplo ao ensinarmos o evangelho?

• Depois de estabelecer um nível básico de compreensão com o rei Lamôni, que doutrinas essenciais Amon ensinou a ele? (Ver Alma 18:34–39. Escreva no quadro-negro Ensinar o plano de redenção a partir das escrituras.) Por que o Livro de Mórmon é um instrumento importante no ensino dessas verdades hoje em dia?

• O que o rei Lamôni fez depois de ouvir Amon e acreditar em suas palavras? (Ver Alma 18:40–41.) Por que é importante que as pessoas busquem o perdão quando estão aprendendo os princípios do evangelho? Por que a oração é necessária no processo de conversão?

• Depois de orar, o rei Lamôni caiu por terra. Como a rainha demonstrou sua fé quando Lamôni parecia estar morto? (Ver Alma 19:1–5; 8–9.)

• O que Lamôni salientou quando falou com a rainha sobre sua conversão? (Ver Alma 19:12–13.)

• Depois de falar com a rainha, Lamôni caiu por terra novamente, assim como a rainha e todos os servos, com exceção de Abis. (Alma 19:13, 15–16) Quem era Abis? (Ver Alma 19:16–17. Quando os alunos estiverem estudando sobre Abis, ressalte que ela pode servir como exemplo de alguém que permanece convertido ao Senhor mesmo sem o apoio das pessoas a sua volta.) O que Abis fez quando entendeu o que acontecera? (Ver Alma 19:17.) Como podemos reconhecer melhor e utilizar as oportunidades para pregar o evangelho?

• Quais foram algumas das reações diferentes que as pessoas mostraram ao chegar à casa do rei? (Ver Alma 19:18–28.) Como Abis tentou resolver a contenda entre o povo? (Ver Alma 19:28–29.) Como o rei e a rainha deram mostras de sua conversão depois que se levantaram? (Ver Alma 19:29–31, 33.)

• O que vocês acham que Mórmon queria que aprendêssemos com as experiências de Amon, do rei Lamôni e de seu povo? (Ver Alma 19:36. Uma das respostas pode ser que o braço do Senhor “está estendido a todos os povos que se arrependem e crêem em seu nome”.)

3. Amon é conduzido pelo Espírito para libertar seus irmãos. O pai de Lamôni é convertido.

Leia e discuta alguns versículos de Alma 20–22.

• O que Lamôni desejou fazer depois que a Igreja foi estabelecida em seu reino? (Ver Alma 20:1.) Por que é importante que os recém-conversos prestem seu testemunho às outras pessoas? Como podemos continuar a mostrar esse mesmo entusiasmo?

• Como a conversa entre Lamôni e seu pai demonstra a profundidade da conversão de Lamôni? (Ver Alma 20:13–15.)

• O que chamou a atenção do pai do rei Lamôni em relação a Amon? (Ver Alma 20:26–27.) Por que o amor e o testemunho têm tanto poder para abrandar o coração de uma pessoa? (Peça aos alunos que contem experiências sobre como o amor e o testemunho de outras pessoas abrandaram seu coração ou o coração de seus familiares e amigos.)

Explique-lhes que Alma 21 inicia o relato de Aarão, irmão de Amon, e seus irmãos. Eles pregaram o evangelho aos amalequitas e amulonitas em Jerusalém, mas esses nefitas apóstatas tinham o coração extremamente endurecido e recusaram-se a ouvir. Aarão e seus irmãos partiram e começaram a pregar na terra de Midôni, onde foram presos e maltratados.

• O que Aarão e seus irmãos fizeram assim que foram libertados da prisão, alimentados e vestidos? (Ver Alma 21:14–15. Escreva no quadro-negro Ir avante apesar das provações.) Por que é importante que demos continuidade a nosso trabalho no reino de Deus mesmo quando enfrentarmos sofrimentos e aflições?

• Como Aarão e seus irmãos sabiam onde deveriam ir para pregar o evangelho? (Ver Alma 21:16.) Como eles foram abençoados ao serem guiados pelo Espírito? (Ver Alma 21:17.) Como vocês já foram abençoados por darem ouvidos aos sussurros do Espírito?

• Aarão foi conduzido pelo Espírito para a casa do pai do rei Lamôni. (Alma 22:1) Como o exemplo de Amon ajudara a preparar o pai de Lamôni para ser ensinado? (Ver Alma 22:2–3. Escreva no quadro-negro Ser um bom exemplo.) Como vocês já viram o exemplo de membros da Igreja influenciar as outras pessoas para o bem?

• O que há de semelhante entre o que Aarão ensinou ao pai de Lamôni e o que Amon ensinou a Lamôni? (Compare Alma 18:24–39 com Alma 22:7–14.) O que Aarão disse quando o pai de Lamôni perguntou o que deveria fazer para obter uma esperança de redenção? (Ver Alma 22:16. Escreva as respostas dos alunos no quadro-negro. Elas podem incluir as que estão abaixo.)

  1. “[Curvar-se] diante de Deus”;

  2. “[Arrepender-se] de todos os [seus] pecados”;

  3. “Invocar o [nome de Deus] com fé”.

• Que sacrifícios o rei estava disposto a fazer para conhecer a Deus? (Ver Alma 22:15, 17–18.) O que podemos aprender com o exemplo do rei?

Referindo-se a Alma 22:15, 18, o Presidente Ezra Taft Benson disse: “Todos nós precisamos abandonar nossos pecados se quisermos realmente conhecer a Cristo. Contudo, não O conheceremos até nos tornarmos como Ele. Há algumas pessoas, como esse rei, que também precisam orar até ‘arrancar [o] espírito iníquo’ de si para terem a mesma alegria”. (Conference Report, outubro de 1983, p. 63; ou Ensign, novembro de 1983, p. 43)

• Assim como seu filho Lamôni, o rei foi dominado fisicamente pelo Espírito. Depois de levantar-se, o rei prestou seu testemunho e muitos foram convertidos por meio dessa experiência. (Alma 22:18–26) O que o rei fez após sua conversão que ajudou os missionários a trazer milhares de pessoas ao conhecimento do Senhor? (Ver Alma 22:26; 23:1–6.) Que experiências vocês já tiveram ou ouviram em que a conversão de uma pessoa teve um efeito positivo sobre muitas outras pessoas?

Conclusão

Ressalte que o padrão atual seguido na obra missionária é semelhante ao de Amon e Aarão: os missionários são incentivados a criar relacionamentos de confiança, seguir o Espírito e ensinar o plano de redenção a partir das escrituras.

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula.

Imprimir