Escola Dominical: Doutrina do Evangelho
‘Eu Vos Falo como Se Estivésseis Presentes’


Lição 44

“Eu Vos Falo como Se Estivésseis Presentes”

Mórmon 7–9

Objetivo

Ajudar os alunos a compreender as advertências e conselhos dados por Mórmon e Morôni às pessoas dos últimos dias.

Preparação

  1. Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. Mórmon 7. Mórmon exorta os descendentes de Leí nos últimos dias a arrependerem-se, crerem em Cristo e serem batizados.

    2. Mórmon 8. Morôni profetiza que o Livro de Mórmon surgirá em uma época de grande iniqüidade.

    3. Mórmon 9. Morôni admoesta as pessoas dos últimos dias a crerem em Cristo. Proclama que o Senhor é um Deus de milagres.

  2. Leitura suplementar: Guia para Estudo das Escrituras, “Milagre”, p. 140; folha de rosto do Livro de Mórmon.

  3. Com antecedência, fale com quatro alunos e peça a cada um deles que se prepare para ler em voz alta uma das seguintes passagens: 2 Néfi 28:2–6; Mórmon 9:7; Joseph Smith — História 1:17–19, 21–22 e Regras de Fé 1:7.

  4. Se for utilizar a atividade motivadora, escreva as seguintes frases no quadro-negro antes do início da aula:

    “Eu vos falo como se estivésseis presentes e, contudo, não estais.”

    “Jesus Cristo vos mostrou a mim e conheço as vossas obras.”

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a seguinte atividade ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Explique-lhes que, no início das aulas, os professores costumam usar histórias, ilustrações com objetos ou perguntas instigantes a fim de chamar a atenção dos alunos. Em seguida, peça aos alunos que leiam as frases escritas no quadro-negro. (Ver “Preparação”, item 4)

• Por que essas frases chamam nossa atenção? (Quando proferiu essas declarações, em aproximadamente 400 d.C., Morôni estava falando diretamente a nós. Ver Mórmon 8:35.)

Ressalte que todos os ensinamentos contidos em Mórmon 7–9 dirigem-se às pessoas dos últimos dias. Mórmon 7 traz conselhos específicos para os descendentes de Leí nos últimos dias e Mórmon 8–9 contém conselhos para todas as pessoas que vivem nos últimos dias.)

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos.

Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. Mórmon exorta os descendentes de Leí nos últimos dias a arrependerem-se, crerem em Cristo e serem batizados.

Leia e discuta Mórmon 7, que contém as palavras de Mórmon para os descendentes de Leí nos últimos dias. Explique-lhes que os descendentes de Leí hoje estão espalhados pela América do Norte, Central e do Sul e pelas ilhas do Pacífico.

• Peça a um aluno que leia Mórmon 7:2 em voz alta. Ressalte que nesta mensagem final, essas foram as primeiras palavras de Mórmon aos descendentes de Leí nos últimos dias. Por que é importante que os descendentes de Leí saibam que são da “casa de Israel”? Que bênçãos o Senhor prometeu aos membros justos da casa de Israel? (Ver Abraão 2:8–11.)

• O que Mórmon orientou os descendentes de Leí a fazer nos últimos dias? (Ver Mórmon 7:3–10 e a lista abaixo. Alguns itens da lista contêm perguntas para estimular a discussão.)

  1. Arrepender-se, batizar-se e receber o dom do Espírito Santo (Mórmon 7:3, 5, 8, 10);

  2. Abandonar as armas de guerra, a menos que Deus dê ordens contrárias (Mórmon 7:4);

  3. Procurar conhecer os antepassados. (Morôni 7:5) Por que é importante para os descendentes de Leí nos últimos dias adquirir conhecimento sobre seus antepassados? (Ver Mórmon 7:9 e a folha de rosto do Livro de Mórmon.) Como podemos beneficiar-nos com o conhecimento das obras que Deus fez entre nossos antepassados?

  4. Crer em Jesus Cristo e Sua expiação. (Mórmon 7:5–7, 10)

  5. Estudar o evangelho na Bíblia e no Livro de Mórmon. (Mórmon 7:8–9) Como o Livro de Mórmon ajuda as pessoas a acreditar na Bíblia? (Ver Mórmon 7:9; ver também 1 Néfi 13:38–40; 2 Néfi 3:11–12.)

• Nesta dispensação, o Senhor disse que “os lamanitas florescerão como a rosa”. (D&C 49:24) Como essa profecia está-se cumprindo hoje?

2. Morôni profetiza que o Livro de Mórmon surgirá em uma época de grande iniqüidade.

Leia e discuta alguns versículos de Mórmon 8. Explique-lhes que este capítulo contém os primeiros escritos de Morôni depois da morte de seu pai, Mórmon.

• Peça a um aluno que leia Mórmon 8:1–5 em voz alta. Ao lerem essas palavras, que sentimentos vocês percebem em Morôni? O que podemos aprender com a diligência que Morôni mostrou, apesar de estar tão só?

• Morôni profetizou sobre Joseph Smith, dizendo: “Bem-aventurado será aquele que trouxer isto [o Livro de Mórmon] à luz”. (Mórmon 8:16; ver também os versículos 14–15.) Que papel Morôni desempenhou no trabalho de Joseph Smith de tirar o Livro de Mórmon “da obscuridade para a luz”? (Ver Mórmon 8:14; Joseph Smith — História 1:30–35, 46, 59.) O que podemos fazer para que o Livro de Mórmon continue a ser “tirado da obscuridade para a luz”?

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Ofereço meus sinceros elogios a vocês, santos fiéis, que estão esforçando-se para inundar a Terra e sua vida com o Livro de Mórmon. Devemos não apenas dar continuidade ao grandioso trabalho de espalhar exemplares do Livro de Mórmon, mas também aplicar corajosamente seus ensinamentos em nossa própria vida e levar a toda a Terra mais de suas maravilhosas mensagens”. (Conference Report, abril de 1989, p. 3; ou Ensign, maio de 1989, p. 4)

• Peça a um aluno que leia Mórmon 8:21–22 em voz alta. Como as palavras de Morôni em Mórmon 8:22 nos fortalecem quando estamos trabalhando na causa do Senhor?

• O que Morôni profetizou a respeito da situação do mundo na época em que o Livro de Mórmon fosse trazido à luz? (Peça aos alunos que se revezem na leitura de Mórmon 8:26–33. À medida que lerem, peça-lhes que discutam como a situação descrita nesses versículos é evidente hoje em dia.) Por que Morôni conseguiu profetizar de modo tão claro sobre os últimos dias? (Ver Mórmon 8:34–35.)

• Morôni disse que falaria a nós dos últimos dias “como se [estivéssemos] presentes”. (Mórmon 8:35) Em seguida, ele disse: “Sei que andais segundo o orgulho de vosso coração”. (Mórmon 8:36) O que Morôni disse a respeito do orgulho nos últimos dias? (Ver Mórmon 8:36–41.)

• Como o orgulho influencia o tratamento que as pessoas dispensam aos necessitados? (Ver Mórmon 8:37, 39.)

• Peça a um aluno que leia Mórmon 8:38 em voz alta. Por que algumas pessoas “[têm] vergonha de tomar sobre [si] o nome de Cristo”? De que nos serviria recordar que a “eterna felicidade” tem mais valor do que os “louvores do mundo”?

• Como devemos posicionar-nos diante das profecias de Morôni sobre o orgulho?

O Presidente Ezra Taft Benson disse:

“O antídoto contra o orgulho é a humildade, a mansidão, a submissão. (Ver Alma 7:23.) É o coração quebrantado e o espírito contrito. (Ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2.) (…)

Deus deseja um povo humilde. Podemos decidir tornar-nos humildes ou ser compelidos à humildade. (…)

Decidamos tornar-nos humildes.” (Conference Report, abril de 1989, p. 6; Ensign, maio de 1989, p. 6)

3. Morôni exorta as pessoas dos últimos dias a crerem em Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Mórmon 9.

• Mórmon 9 começa com as palavras de Morôni às pessoas dos últimos dias que não crêem em Cristo. (Mórmon 9:1) Por que essas pessoas seriam “mais miseráveis habitando com (…) Deus (…) do que se [habitassem] com as almas condenadas no inferno”? (Ver Mórmon 9:3–5.) O que Mórmon 9:6 ensina sobre o que precisamos fazer para podermos viver na presença de Deus? (Ver também D&C 121:45.)

• Peça a quatro alunos que leiam as seguintes escrituras: 2 Néfi 28:2–6; Mórmon 9:7; Joseph Smith — História 1:17–19, 21–22 e Regras de Fé 1:7. (Ver “Preparação”, item 3.) Como essas quatro passagens se relacionam entre si? O que Morôni disse às pessoas que não acreditam nos dons do Espírito? (Ver Morôni 9:8–10.)

• Aos que acham que Deus não realiza mais milagres, Morôni disse: “Eu vos mostrarei um Deus de milagres”. (Mórmon 9:11) O que ele ensinou para mostrar que o Senhor é um Deus de milagres? (Ver Mórmon 9:11–17 e o conteúdo das próximas linhas, onde há uma explicação desses versículos.) Ressalte que nessas doutrinas está a essência do plano de redenção.

  1. A criação dos céus, da Terra e da humanidade (Mórmon 9:11–12, 17);

  2. A queda (Mórmon 9:12);

  3. A redenção por meio de Jesus Cristo (Mórmon 9:12–13);

  4. A ressurreição de todas as pessoas. (Mórmon 9:13)

  5. A volta de todas as pessoas à presença do Senhor para serem julgadas. (Mórmon 9:13–14)

• Morôni falou sobre os “muitos milagres extraordinários” realizados por Jesus e Seus Apóstolos. (Mórmon 9:18) Quais são alguns dos milagres realizados por Jesus e Seus Apóstolos que já foram motivo de inspiração para vocês?

• O que faz os milagres cessarem para algumas pessoas? (Ver Mórmon 9:20.) Que sinais seguirão os que crêem em Cristo? (Ver Mórmon 9:21–25.)

• Se alguém lhes dissesse que o Senhor não é um Deus de milagres, o que vocês responderiam? Que experiências vocês poderiam relatar como testemunho de que o Senhor é um Deus de milagres?

• Morôni exortou-nos a “não [duvidar], mas [acreditar]”. (Mórmon 9:27) Nesta dispensação, o Profeta Joseph Smith declarou: “Onde houver dúvida, a fé não tem poder”. (Lectures on Faith [1985], p. 46) O que podemos fazer para dirimir nossas dúvidas?

Joseph Smith ensinou: “As pessoas que têm consciência de suas vulnerabilidades e fraquezas ante ao pecado estariam em constante dúvida quanto a sua possibilidade de salvação se não fosse por seu conhecimento da bondade de Deus, Sua lentidão para irar-Se, Sua longanimidade e disposição para perdoar — verdadeiramente perdoar a iniqüidade, a transgressão e o pecado. Isso remove toda dúvida e torna a fé extraordinariamente forte”. (Lectures on Faith, p. 42)

Conclusão

Caso ainda não o tenha feito, peça a um aluno que leia Mórmon 9:27. Ressalte que embora tenha advertido sobre os juízos de Deus, Morôni também testificou que o Senhor é um “Deus de milagres”, cuja expiação possibilita a “redenção do homem”. (Mórmon 9:11–12)

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula.

Imprimir