A Liahona
Um Registo do Que Vi e Ouvi
Maio de 2024

Nunca houve uma época melhor para se ser membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Depois de terminar o curso de Direito, eu e a minha esposa, Marcia, decidimos trabalhar num escritório de advogados especializado em direito processual. Quando comecei a minha formação no local de trabalho, despendi muito do meu tempo a preparar testemunhas para deporem em tribunal. Aprendi rapidamente que os factos eram apurados numa sala de audiências do tribunal quando as testemunhas, sob juramento, depunham sobre a veracidade do que tinham visto e ouvido. Quando as testemunhas depunham, as suas palavras eram registadas e guardadas. A importância de ter testemunhas credíveis foi sempre a prioridade da minha preparação.

Não demorei muito a perceber que os mesmos termos que usava todos os dias como advogado eram também os termos que usava nas minhas conversas sobre o evangelho. “Testemunha” e “testemunho” são termos que usamos quando partilhamos o nosso conhecimento e os nossos sentimentos sobre a veracidade do evangelho de Jesus Cristo.

Quando fui apoiado como um novo Setenta de Área, abri as escrituras para aprender sobre os meus deveres e li Doutrina e Convénios 107:25, que declara: “Os Setenta também são chamados para pregar o evangelho e ser testemunhas especiais junto aos gentios e em todo o mundo”. Como podem imaginar, o termo “testemunhas especiais” chamou-me a atenção. Percebi claramente que tinha a responsabilidade de prestar o meu testemunho, de testificar do nome de Jesus Cristo, onde quer que viajasse pelo mundo.

Há muitos exemplos nas escrituras de pessoas que foram testemunhas oculares e que testificaram do que viram e ouviram.

Quando o antigo profeta Mórmon inicia o seu registo, ele escreve: “E agora eu, Mórmon, faço um [registo] das coisas que vi e ouvi e chamo-o Livro de Mórmon”.1

Os apóstolos do Salvador, Pedro e João, curaram um homem em nome de Jesus Cristo de Nazaré.2 Diante da ordem de não falarem em nome de Jesus, eles responderam:

“Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;

Porque não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.3

Um outro testemunho convincente vem dos Santos do Livro de Mórmon que testemunharam a visita do Salvador Jesus Cristo. Ouçam a seguinte descrição do testemunho deles: “E desta forma testemunham: Os olhos jamais viram e os ouvidos jamais ouviram, até agora, coisas tão grandes e maravilhosas como as que vimos e ouvimos Jesus dizer ao Pai”.4

Irmãos e irmãs, hoje presto o meu testemunho e faço um registo do que vi e ouvi durante o meu sagrado ministério como um setenta do Senhor Jesus Cristo. Ao fazê-lo, testifico-vos de um amoroso Pai Celestial e do Seu benevolente Filho, Jesus Cristo, que sofreu, morreu e ressuscitou para proporcionar a vida eterna aos filhos de Deus. Testifico sobre “uma obra maravilhosa e um assombro”5 e que o Senhor voltou a colocar a Sua mão para restaurar o Seu evangelho na Terra por intermédio dos Seus profetas e apóstolos vivos.6 Testifico, com base no que vi e ouvi, que nunca houve uma época melhor para se ser membro d‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do que a atual. Sei disto por experiência própria, independentemente de qualquer outra fonte, por causa do que vi e ouvi.

Durante o meu último ano do secundário, tive de identificar todos os 15 templos da Igreja para me formar no seminário. Havia uma fotografia de cada templo na parede da frente da sala de aula e eu tinha que saber onde ficava cada um deles. Agora, tantos anos depois, identificá-los seria um enorme desafio, uma vez que existem 335 templos em funcionamento ou anunciados. Já vi pessoalmente muitas destas casas do Senhor e testifico que o Senhor está a conceder as Suas bênçãos e ordenanças a um número cada vez maior dos Seus filhos espalhados pelo mundo.

Os meus amigos da FamilySearch ensinaram-me que são adicionados diariamente mais de um milhão de novos nomes à FamilySearch. Se não encontraram o vosso antepassado ontem, convido-vos a procurá-lo novamente amanhã. Quando se trata de coligar Israel do outro lado do véu, nunca houve uma época melhor para se ser membro d‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do que a atual.

Como criámos os nossos filhos em Twin Falls, Idaho, a nossa perspetiva da Igreja mundial era limitada. Quando fui chamado para ser uma Autoridade Geral, eu e a Marcia fomos designados para servir na Área Pacífico, um lugar onde nunca tínhamos estado. Foi com prazer que encontrámos estacas duma ponta à outra da Nova Zelândia e um templo que foi dedicado em 1958. Era um daqueles 15 que eu tinha tido de decorar no seminário. Encontrámos templos em todas as grandes cidades da Austrália e estacas por todo o continente. Recebemos designações para ir a Samoa, onde há 25 estacas, e para ir a Tonga, onde quase metade da população é membro da Igreja. Deram-nos uma designação para irmos à ilha de Kiribati, onde encontrámos duas estacas. Fomos designados a visitar as estacas de Ebeye, nas Ilhas Marshall, e Daru, na Papua Nova Guiné.

Depois de servirmos nas Ilhas do Pacífico, fomos designados para servir nas Filipinas. Para meu espanto, a Igreja de Jesus Cristo nas Filipinas está a crescer muito mais do que eu imaginava. Existem agora 125 estacas, 23 missões e 13 templos em funcionamento ou anunciados. Naquele país, testemunhei uma igreja com mais de 850.000 membros. Como é que eu tinha perdido este estabelecimento da Igreja de Cristo em todo o mundo?

Depois de três anos nas Filipinas, pediram-me para servir no Departamento Missionário. A minha designação levou-nos às missões de todas as partes do mundo. A minha perspetiva da Igreja mundial do Salvador expandiu-se exponencialmente. Eu e a Marcia fomos designados a visitar missões na Ásia. Descobrimos uma bela sede de estaca em Singapura, com membros incríveis e fiéis. Visitámos membros e missionários numa capela em Kota Kinabalu, na Malásia. Reunimo-nos com missionários em Hong Kong e participámos de uma maravilhosa conferência de estaca com Santos fiéis e devotos.

Esta experiência repetiu-se quando nos reunimos com missionários e membros de toda a Europa, da América Latina, das Caraíbas e de África. A Igreja de Jesus Cristo está a ter um crescimento tremendo em África.

Sou uma testemunha ocular da Restauração contínua do evangelho de Jesus Cristo e do cumprimento da profecia de Joseph Smith de que “a verdade de Deus avançará com coragem, nobreza e independência, até que tenha penetrado cada continente, visitado cada clima, entrado em cada país e soado em cada ouvido”.7

Atualmente, temos uma força de 74.000 missionários maravilhosos que cobrem o globo. Em colaboração com os membros, batizam mais de 20.000 pessoas todos os meses. Recentemente, têm sido rapazes e raparigas de 18, 19 e 20 anos que, com a ajuda do Senhor, têm realizado este poderoso milagre da coligação. Encontramos estes rapazes e raparigas nas pequenas aldeias de Vanuatu e nas grandes cidades de Nova Iorque, Paris e Londres. Tenho-os visto a ensinar sobre o Salvador nas remotas congregações de Fiji e em congregações maiores de lugares como o Texas, a Califórnia e a Flórida nos Estados Unidos da América.

Podem encontrar missionários em todos os cantos da Terra, a falar 60 idiomas diferentes e a cumprir a grande incumbência do Salvador em Mateus 28: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.8 Homenageio os missionários da Igreja, do passado e do presente, e relembro à nossa nova geração o convite do Presidente Russell M. Nelson de vir e coligar Israel.9

Testifico hoje que tenho observado esta profunda Restauração do evangelho do Salvador com os meus próprios olhos e ouvido com os meus próprios ouvidos. Sou uma testemunha do trabalho de Deus no mundo inteiro. Nunca houve uma época melhor para se ser membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do que a atual.

Provavelmente o milagre mais inspirador da Restauração que alguma vez testemunhei são vocês, os membros fiéis da Igreja de todos os países. Vocês, os Santos dos Últimos Dias, são retratados por Néfi no Livro de Mórmon, quando ele viu os nossos dias e testificou: “E aconteceu que eu, Néfi, vi o poder do Cordeiro de Deus, que descia sobre os santos da igreja do Cordeiro e sobre o povo do convénio do Senhor, que estava disperso sobre toda a face da Terra; e estavam armados com retidão e com o poder de Deus, em grande glória”.10

Testifico que vi com os meus próprios olhos o que Néfi viu: vocês, os Santos do convénio de todas as terras, armados com retidão e com o poder de Deus. Quando estive no púlpito numa destas grandes nações do mundo, o Senhor fez-me pensar em algo que o Rei Benjamim ensinou em Mosias 2, no Livro de Mórmon. Brent, “quisera que [considerasses] o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais”.11

Testifico-vos de que vi isto com os meus próprios olhos e ouvi com os meus próprios ouvidos ao conhecer-vos, Santos de Deus fiéis de toda a Terra que guardam os mandamentos. Vocês são os filhos do convénio do Pai. São discípulos de Jesus Cristo. Também sabem o que eu sei porque receberam o vosso testemunho pessoal da veracidade do evangelho restaurado de Jesus Cristo. O Salvador ensinou: “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem”.12

Sob a direção do Senhor e a liderança dos Seus profetas e apóstolos, continuaremos a preparar os missionários, a fazer e a guardar convénios sagrados, a estabelecer a Igreja de Cristo no mundo inteiro e a receber as bênçãos que advêm de guardarmos os mandamentos de Deus. Somos unidos. Somos filhos de Deus. Nós conhecemo-Lo e amamo-Lo.

Uno-me a todos vocês, meus amigos, ao prestarmos testemunho unânime de que estas coisas são verdadeiras. Fazemos um registo do que vimos e ouvimos. Juntos somos testemunhas que testificam. É com o poder deste testemunho unido que continuamos a seguir avante com fé no Senhor Jesus Cristo e no Seu evangelho. Presto o meu testemunho de que Jesus Cristo vive. Ele é o nosso Salvador e o nosso Redentor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.