A Liahona
Regozijem-se com a Dádiva das Chaves do Sacerdócio
Maio de 2024


Regozijem-se com a Dádiva das Chaves do Sacerdócio

As chaves do sacerdócio governam a forma como o sacerdócio de Deus pode ser usado para realizar os propósitos do Senhor e abençoar todos os que aceitam o evangelho restaurado.

Meus queridos irmãos e irmãs, hoje é um dia histórico para mim e para o Presidente Dallin H. Oaks. Foi há 40 anos, a 7 de abril de 1984, que fomos chamados para o Quórum dos Doze Apóstolos.1 Desde então, temo-nos regozijado em cada conferência geral, incluindo nesta. Fomos novamente abençoados com uma sagrada efusão do Espírito. Espero que estudem repetidamente as mensagens desta conferência ao longo dos próximos meses.

Quando eu nasci,2 havia seis templos em funcionamento na Igreja: em St. George, Logan, Manti e Salt Lake City, Utah; bem como em Cardston, Alberta, Canadá; e Laie, Havai. Dois templos anteriores, tinham funcionado por um curto período em Kirtland, Ohio, e em Nauvoo, Illinois. Quando os membros da Igreja se mudaram para o oeste, os Santos foram forçados a deixar estes dois templos para trás.

O Templo de Nauvoo foi destruído pelo fogo de um incendiário. Foi reconstruído e depois dedicado pelo Presidente Gordon B. Hinckley.3 O Templo de Kirtland foi profanado por inimigos da Igreja. Mais tarde, o Templo de Kirtland foi adquirido pela Comunidade de Cristo, do qual foi proprietária durante muitos anos.

No mês passado, anunciámos que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias tinha comprado o Templo de Kirtland, juntamente com vários locais históricos importantes em Nauvoo. Apreciámos muito as conversações cordiais e mutuamente benéficas que tivemos com os líderes da Comunidade de Cristo e que levaram a este acordo.

Imagem
Templo de Kirtland

O Templo de Kirtland tem um significado especial na Restauração do evangelho de Jesus Cristo. Vários dos eventos que ali ocorreram foram profetizados há milénios e eram essenciais para que a Igreja restaurada do Senhor cumprisse a sua missão nos últimos dias.

O mais importante destes eventos ocorreu no domingo de Páscoa, no dia 3 de abril de 1836.4 Naquele dia, Joseph Smith e Oliver Cowdery tiveram uma série de visitas extraordinárias. Primeiro, o Senhor Jesus Cristo apareceu. O Profeta registou que os olhos do Salvador “eram como uma labareda de fogo; os cabelos [da] sua cabeça eram brancos como a pura neve; o seu semblante resplandecia mais do que o brilho do sol; e a sua voz era como o ruído de muitas águas”.5

Durante esta visita, o Senhor afirmou a Sua identidade. Ele disse: “Eu sou o primeiro e o último; sou o que vive, sou o que foi morto; eu sou [o] vosso advogado junto ao Pai”.6

Jesus Cristo declarou então que tinha aceitado o templo como a Sua casa e fez esta promessa espantosa: “Pois eis que aceitei esta casa e [o] meu nome aqui estará; e manifestar-me-ei [ao] meu povo com misericórdia nesta casa”.7

Esta promessa significativa aplica-se a todos os templos dedicados hoje em dia. Convido-vos a ponderar o que a promessa do Senhor significa para vocês pessoalmente.

Após a visita do Salvador, apareceu Moisés. Moisés conferiu a Joseph Smith as chaves para a coligação de Israel e o regresso das dez tribos.8

Quando esta visão terminou, “Elias apareceu e [conferiu] a dispensação do evangelho de Abraão” a Joseph.9

Depois, apareceu Elias, o profeta. A sua aparição cumpriu a promessa de Malaquias de que, antes da Segunda Vinda, o Senhor enviaria o profeta Elias para “[converter] o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos [aos] seus pais”.10 Elias, o profeta, conferiu então as chaves do poder selador a Joseph Smith.11

Nunca é demais salientar a importância do regresso destas chaves à Terra, através de três mensageiros celestiais, sob a direção do Senhor. As chaves do sacerdócio constituem a autoridade e o poder da presidência. As chaves do sacerdócio governam a forma como o sacerdócio de Deus pode ser usado para realizar os propósitos do Senhor e abençoar todos os que aceitam o evangelho restaurado de Jesus Cristo.

É importante salientar que, antes da organização da Igreja, mensageiros celestiais tinham conferido os Sacerdócios Aarónico e de Melquisedeque ao Profeta Joseph e tinham-lhe dado as chaves de ambos os sacerdócios.12 Estas chaves deram a Joseph Smith a autoridade para organizar a Igreja, em 1830.13

Então, no Templo de Kirtland, em 1836, foi essencial a entrega destas três chaves do sacerdócio adicionais, a saber: as chaves da coligação de Israel, as chaves do evangelho de Abraão e as chaves do poder selador. Estas chaves autorizaram Joseph Smith, e todos os Presidentes da Igreja do Senhor que o sucederam, a coligar Israel de ambos os lados do véu, a abençoar todos os filhos do convénio com as bênçãos de Abraão, a colocar um selo ratificador nas ordenanças e convénios do sacerdócio e a selar famílias eternamente. O poder destas chaves do sacerdócio é infinito e arrebatador.

Pensem em como a vossa vida seria diferente se as chaves do sacerdócio não tivessem sido restauradas na Terra.14 Sem as chaves do sacerdócio, não poderiam ser investidos com o poder de Deus.15 Sem as chaves do sacerdócio, a Igreja serviria apenas como uma importante organização humanitária e de ensino, mas não muito mais do que isso. Sem as chaves do sacerdócio, nenhum de nós teria acesso às ordenanças e aos convénios essenciais que nos unem eternamente aos nossos entes queridos e nos permitirão, eventualmente, viver com Deus.

As chaves do sacerdócio distinguem A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de qualquer outra organização na Terra. Muitas outras organizações podem e estão a melhorar a vossa vida aqui na mortalidade. Mas nenhuma outra organização pode e vai influenciar a vossa vida após a morte.16

As chaves do sacerdócio dão-nos a autoridade para estender todas as bênçãos prometidas a Abraão a todos os homens e mulheres que guardam convénios. O trabalho do templo torna estas bênçãos extraordinárias disponíveis a todos os filhos de Deus, independentemente de onde ou quando viveram, ou vivem agora. Regozijemo-nos com o facto de que as chaves do sacerdócio estão novamente na Terra!

Convido-vos a ponderar cuidadosamente nestas três afirmações:

  1. A coligação de Israel é uma prova de que Deus ama todos os Seus filhos em todos os lugares.

  2. O evangelho de Abraão é mais uma prova de que Deus ama todos os seus filhos em todos os lugares. Ele convida todos a virem a Ele: “Negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; […] todos são iguais perante Deus”.17

  3. O poder selador é uma evidência sublime do quanto Deus ama todos os Seus filhos em todos os lugares e quer que cada um deles escolha voltar a casa, para Ele.

As chaves do sacerdócio, restauradas por intermédio do Profeta Joseph Smith, possibilitam que cada homem e mulher que cumpre os convénios, desfrute de incríveis privilégios espirituais pessoais. Também aqui, há muito a aprender com a história sagrada do Templo de Kirtland.

A oração dedicatória do Templo de Kirtland feita por Joseph Smith é um guia acerca de como o templo nos capacita espiritualmente, a vocês e a mim, para enfrentarmos os desafios da vida nestes últimos dias. Encorajo-vos a estudar esta oração, registada na secção 109 de Doutrina e Convénios. Esta oração dedicatória, que foi recebida por revelação, ensina que o templo é “uma casa de oração, uma casa de jejum, uma casa de fé, uma casa de [aprendizagem], uma casa de glória, uma casa de ordem, uma casa de Deus”.18

Esta lista de atributos é muito mais do que uma descrição de um templo. É uma promessa a respeito do que pode acontecer àqueles que servem e adoram na casa do Senhor. Eles podem esperar receber respostas às orações, revelação pessoal, maior fé, força, conforto, maior conhecimento e maior poder.

O tempo passado no templo vai ajudar-vos a pensar celestial e a ter uma visão de quem realmente são, em quem se podem tornar e do tipo de vida que podem ter para sempre. A adoração regular no templo vai melhorar a forma como se veem a si mesmos e como se enquadram no magnífico plano de Deus. Prometo-vos isso.

Também nos é prometido que no templo podemos “[receber uma] plenitude do Espírito Santo”.19 Imaginem o que significa esta promessa em termos de ter os Céus abertos para todos os que procuram sinceramente a verdade eterna.

Também somos instruídos que todos os que adoram no templo saem com o poder de Deus e que os anjos “os [guardam]”.20 Até que ponto é que a vossa confiança aumenta ao saberem que, como mulheres ou homens investidos e armados com o poder de Deus, não têm de enfrentar a vida sozinhos? Que coragem vos dá saber que os anjos realmente vos ajudarão?

Finalmente, é-nos prometido que “nenhuma combinação iníqua” prevalecerá sobre aqueles que adoram na casa do Senhor.21

Compreender os privilégios espirituais que se tornam possíveis no templo, é vital para cada um de nós hoje.

Meus queridos irmãos e irmãs, aqui está a minha promessa. Nada vos ajudará mais a agarrarem-se à barra de ferro22 do que adorar no templo tão regularmente quanto as vossas circunstâncias o permitirem. Nada vos protegerá mais à medida que encontrarem as névoas de escuridão do mundo. Nada fortalecerá mais o vosso testemunho do Senhor Jesus Cristo e da Sua Expiação ou vos ajudará mais a compreender o magnífico plano de Deus. Nada tranquilizará mais o vosso espírito nos momentos de dor. Nada abrirá mais os Céus. Nada!

O templo é a porta de entrada para as bênçãos maiores que Deus tem para cada um de nós, pois o templo é o único lugar na Terra onde podemos receber todas as bênçãos prometidas a Abraão.23 É por isso que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance, sob a direção do Senhor, para tornar as bênçãos do templo mais acessíveis aos membros da Igreja. Assim, temos o prazer de anunciar que planeamos construir um novo templo em cada um dos seguintes 15 lugares:

  • Uturoa, Polinésia Francesa

  • Chihuahua, México

  • Florianópolis, Brasil

  • Rosário, Argentina

  • Edimburgo, Escócia

  • Brisbane, área sul da Austrália

  • Vitória, Colúmbia Britânica, Canadá

  • Yuma, Arizona

  • Houston, área sul do Texas

  • Des Moines, Iowa

  • Cincinnati, Ohio

  • Honolulu, Havai

  • West Jordan, Utah

  • Lehi, Utah

  • Maracaibo, Venezuela

Meus queridos irmãos e irmãs, testifico que esta é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É Ele quem a lidera. Nós somos os Seus discípulos.

Regozijemo-nos com a restauração das chaves do sacerdócio que possibilitam que todos nós desfrutemos de todas as bênçãos espirituais que estamos dispostos e dignos de receber. Disto testifico, no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir