A Liahona
“Sim, Perto Está”
Maio de 2024


“Sim, Perto Está”

Convido-vos a orar para saber que o Pai Celestial está presente, a orar para crescer e se tornarem como Ele e a orar para demonstrar o amor d’Ele pelos outros.

Irmãos e irmãs, sinto alegria ao atender a um sentimento do espírito de falar para as crianças!

Meninas e meninos, onde quer que se encontrem no mundo, quero partilhar algo convosco.

O nosso Pai Celestial ama-vos! Vocês são os Seus filhos. Ele conhece-vos. Ele deseja abençoar-vos. Oro, com todo o meu coração, para que sintam o amor d’Ele.

Gostam de receber presentes? Quero falar convosco sobre um presente muito especial que o Pai Celestial vos deu para vos ajudar. O presente é a oração. Que bênção é a oração! Podemos conversar com o Pai Celestial a qualquer hora e em qualquer lugar.

Imagem
Jesus Cristo com as crianças

Quando Jesus esteve na Terra ensinou-nos a orar. Ele disse: “Pedi e recebereis”.1

E quais são os presentes pelos quais podem orar? São muitos, mas hoje quero partilhar três:

  1. Orar para saber.

  2. Orar para crescer.

  3. Orar para demonstrar.

Vamos falar sobre cada um deles.

Primeiro: Orar para Saber

O que precisam de saber?

Há uma música, sobre a oração, que as crianças da Primária cantam em todas as partes do mundo. Ela começa com uma pergunta. Sabem qual é a música? Se eu fosse muito corajosa até a cantava para vocês!

“Meu Pai Celeste, estás mesmo aí? Ouves e atendes da criança a oração?”2

Como é que podemos saber que o Pai Celestial está realmente lá, mesmo quando não O conseguimos ver?

O Presidente Russell M. Nelson convidou-nos a “derramar o [nosso] coração ao Pai Celestial. […] E depois, [a escutar]!”3 Prestem atenção ao que sentem no coração e aos pensamentos que vêm à vossa mente.4

O Pai Celestial tem um corpo de carne e osso glorificado e é o Pai do vosso espírito. Como o Pai Celestial tem todo o poder e sabe todas as coisas, Ele pode ver todos os Seus filhos5 e pode ouvir e responder a todas as orações. Podem saber por vocês mesmos que Ele está perto e que vos ama.

Quando sabem que o Pai Celestial é real e que Ele vos ama, vão viver com coragem e esperança! “Sim, perto está. Sim, Ele te ouve”.6

Já alguma vez se sentiram sozinhos? Um dia, quando a nossa neta Ashley tinha seis anos, era a única que não tinha um amigo com quem brincar no recreio da escola. Certo dia, enquanto estava lá a sentir-se sem importância e invisível, um pensamento específico veio à sua mente: “Espera! Eu não estou sozinha! Eu tenho Cristo!” A Ashley ajoelhou-se mesmo no centro do recreio, cruzou os braços e orou ao Pai Celestial. No momento em que ela abriu os olhos, uma menina da sua idade estava ali, de pé, a perguntar se ela queria brincar. A Ashley aprendeu que: “Somos importantes para o Senhor e que nunca estamos realmente sozinhos”.

Às vezes, podem querer saber por que razão alguma coisa difícil está a acontecer na vossa vida ou porque é que não receberam uma bênção pela qual oraram. Muitas vezes a melhor pergunta a fazer ao Pai Celestial não é porquê mas sim o quê.

Lembram-se de quando Néfi e a sua família tiveram fome enquanto viajavam pelo deserto? Quando Néfi e os seus irmãos foram caçar, Néfi partiu o seu arco. Mas, ele não perguntou porquê.

Imagem
Néfi perguntou a Leí onde poderia encontrar alimento.

Néfi fez um novo arco e perguntou ao seu pai, Leí, onde deveria ir para conseguir alimento. Leí orou e o Senhor mostrou-lhes aonde Néfi deveria ir.7 O Pai Celestial irá guiar-vos quando lhe perguntarem o que podem fazer e o que podem aprender.

Segundo: Orar para Crescer

O Pai Celestial quer ajudar-vos a crescer! Ele ama-nos tanto que enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, para nos mostrar como devemos viver.8 Jesus sofreu, morreu e ressuscitou para que possamos ser perdoados dos nossos pecados e crescer para nos tornarmos mais semelhantes a Ele.

Querem crescer em paciência ou honestidade? Querem desenvolver uma habilidade? Talvez sejam tímidos e queiram crescer em coragem. “Sim, perto está”!9 Através do Seu Espírito, o vosso coração pode mudar e podem receber força.

O meu novo amigo Jonah escreveu: “Muitas vezes fico nervoso quando vou para a escola de manhã. Preocupo-me com coisas como chegar atrasado, esquecer-me de alguma coisa e fazer testes. Quando tinha 10 anos de idade, comecei a fazer orações com a minha mãe a caminho da escola. Peço a ajuda de que preciso e também oro pela minha família. Também penso nas coisas pelas quais sou grato. [Orar ao Pai Celestial] ajudou-me. Às vezes, não sinto logo o alívio assim que saio do carro, mas quando chego à sala de aula, sinto-me em paz”.10

A fé do Jonah está a crescer à medida que ele ora todos os dias e depois segue em frente.

Terceiro: Orar para Demonstrar

Podem orar por ajuda para demonstrar o amor do Pai Celestial pelos outros.11 Através do Seu Espírito, o Pai Celestial irá ajudar-vos a reconhecer que alguém está triste para que possam consolá-lo. Ele pode ajudar-vos a demonstrar o Seu amor ao perdoarem alguém. Ele pode dar-vos coragem para servir os outros e partilhar com eles a mensagem de que são um filho de Deus. Podem ajudar outros a conhecer e a amar a Jesus e ao Pai Celestial, assim como vocês Os amam.12

Durante toda a minha vida orei para que o meu pai se tornasse membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mesmo enquanto menina, eu sabia quantas bênçãos ele poderia receber. A nossa família poderia receber as bênçãos de ser selada para a eternidade. A minha família, os meus amigos e eu orámos muitas vezes por ele, mas ele não se filiou à Igreja. O Pai Celestial não força ninguém a fazer uma escolha.13 Ele pode enviar respostas às nossas orações de outras formas.

Imagem
A Presidente Porter com os seus pais e irmãos.

Quando já era suficientemente crescida, recebi a minha bênção patriarcal. Na bênção, o patriarca disse-me que a melhor coisa que eu poderia fazer para ajudar a minha família a ficar unida no Céu, era ser um exemplo do evangelho de Jesus Cristo. Era isso o que eu poderia fazer!

O meu pai viveu até aos 86 anos de idade. Cinco dias depois da sua morte, recebi um sentimento sagrado de alegria. O Pai Celestial fez-me saber, através do Espírito Santo, que o meu pai desejava receber as bênçãos do evangelho de Jesus Cristo! Jamais esquecerei o dia em que me ajoelhei ao redor do altar do templo com a minha irmã e com os meus irmãos, para sermos selados aos meus pais. Comecei a orar por esta bênção quando estava na Primária e recebi-a quando já era avó.

Talvez estejam a orar por bênçãos para a vossa família e para outras pessoas que amam. Não desistam! O Pai Celestial irá mostrar-vos o que podem fazer.

Partilhem com o Pai Celestial o que está no vosso coração.14 Ao pedirem sinceramente a ajuda d’Ele, receberão o Seu Espírito para vos guiar.15 Orar todos os dias vai encher-vos de amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. Isto vai ajudar-vos a querer segui-Los pela vida fora!

Imaginem o que aconteceria se todas as crianças de África, América do Sul, Ásia, Europa, América do Norte e Austrália orassem todos os dias. O mundo inteiro seria abençoado com mais amor de Deus!

Imagem
Crianças de todas as partes do mundo a orar.

Convido-vos a orar para saber que o Pai Celestial está presente, a orar para crescer e se tornarem como Ele e a orar para demonstrar o amor d’Ele pelos outros. Eu sei que Jesus vive e que vos ama. “Sim, perto está.” No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.

Imprimir