Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Corior, o Ânti-Cristo


Lição 20

Corior, o Ânti-Cristo

Propósito

Ajudar as crianças a compreender que, seguindo Jesus Cristo, não seremos enganados por Satanás.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude Alma 30 e Morôni 7:15–17. Em seguida, estude a lição e decida como pretende ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. Escolha as perguntas do debate e atividades complementares que mais envolvam e ajudem as crianças a alcançar o propósito da lição.

  3. Material necessário:

    1. Um Livro de Mórmon para cada criança.

    2. Tiras de papel com palavras positivas e fita adesiva.

    3. As gravuras: 4–9, Jesus o Cristo (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 240); 4–34, Alma Testifica a Corior que Existe um Deus; e 4–35, Corior Escreve Declarando Saber que Existe um Deus.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança a fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Antes da aula, escreva palavras de significado positivo (por exemplo: a primeira palavra de cada par da lista abaixo) em tiras de papel e cole uma palavra embaixo da cadeira de cada criança (ou entregue uma tira a cada uma delas quando chegarem à classe). Peça às crianças que procurem as palavras embaixo das cadeiras. Peça que cada criança pense em uma palavra de significado contrário ao da palavra que se encontra em sua tira de papel. Deixe cada criança dizer a palavra que pensou, enquanto o resto da classe tenta adivinhar qual é a palavra de sua tira de papel.

Exemplos de palavras:

  • claro/escuro

  • vida/morte

  • bom/mau

  • amor/ódio

  • sucesso/fracasso

  • certo/errado

  • verdadeiro/falso

  • paz/guerra

  • verdade/mentira

  • puro/impuro

  • limpo/sujo

  • feliz/triste

  • sadio/doente

  • bondoso/malvado

  • alegria/sofrimento

Depois que todas tiverem falado, explique que, assim como cada palavra desta atividade tem seu oposto, Satanás tem um ensinamento falso e contrário a cada ensinamento de Jesus Cristo. Seguir o Pai Celestial nos traz alegria; seguir Satanás nos traz infelicidade. Pergunte às crianças qual a diferença entre o modo como as pessoas se sentem quando contam mentiras e quando dizem a verdade.

Ensine às crianças que quanto mais aprendemos a respeito de alguma coisa, melhor conseguimos ver a diferença entre essa coisa e seu oposto. Quanto mais aprendermos a seguir Jesus Cristo, maior será nossa capacidade de resistir às tentações e enganos de Satanás.

Explique que as crianças irão aprender a respeito de alguém que é o oposto de Jesus Cristo: um ânti-Cristo. Todo aquele ou tudo que se opõe ativamente a Jesus Cristo (seja abertamente ou em segredo) é um anti-Cristo.

História das Escrituras

Ensine a história de Corior, que se encontra em Alma 30. (Ver sugestões para ensinar a história das escrituras na seção “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Você pode fazer com que uma criança represente o papel de Alma e outra o papel de Corior, enquanto lêem as perguntas e respostas que se encontram em Alma 30:37–45. Use as gravuras no momento apropriado.

Debate

Estude as seguintes perguntas e passagens das escrituras ao preparar a aula. Use as perguntas que, na sua opinião, mais ajudarão as crianças a compreender as escrituras e aplicar os princípios na própria vida. A leitura das passagens com as crianças na sala de aula irá ajudá-las a ganhar maior entendimento das escrituras.

• Por que Corior disse que as pessoas eram tolas? (Alma 30:12–16) Como podemos saber por nós mesmos que Jesus Cristo vive? (Obtendo um testemunho de Jesus Cristo.) Como podemos obter um testemunho? (Estudando as escrituras, orando, ouvindo as palavras dos profetas, etc.)

• O que Corior disse a respeito da necessidade da expiação de Jesus Cristo? (Alma 30:17) Por que não podemos vencer sozinhos os nossos pecados? De que modo Jesus Cristo nos possibilitou vencermos nossos pecados?

• O que mais impressionou vocês no testemunho de Alma a respeito de Cristo? (Alma 30:39–41) Se fossem Alma, o que teriam dito a Corior a respeito de Jesus Cristo?

• Quando Corior pediu a Alma um sinal que o convencesse de que havia um Deus, que exemplos Alma lhe deu? (Alma 30:44) O que vocês vêem a sua volta todos os dias que os ajuda a saber que o Pai Celestial existe? Que experiências tiveram que os ajudaram a saber que o Pai Celestial vive?

• Que sinal Corior recebeu? (Alma 30:48–50) O que Corior escreveu a respeito de Deus e Satanás depois de ficar mudo? (Alma 30:52–53)

• Como Satanás ajuda aqueles que o servem? (Alma 30:60) Como o Pai Celestial recompensa aqueles que O servem? (Mosias 2:41) Peça aos alunos que contem experiências nas quais foram abençoados por guardar os mandamentos.

• Vocês conhecem alguma influência que se opõe aos ensinamentos de Jesus Cristo? Que tipo de coisas vocês evitam por saber que não são boas para um seguidor de Cristo? Que coisas incentivam ou convidam vocês a acreditar em Cristo? (Morôni 7:15–17)

• Como podem ser protegidos dos enganos de Satanás? (Vivendo os mandamentos, ouvindo os sussurros do Espírito Santo, estudando as escrituras e seguindo o profeta vivo.)

Atividades Complementares

Pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como revisão, resumo ou desafio.

  1. Entregue às crianças cópias da página “Isto me persuade a crer em Jesus Cristo?” que se encontra no final da lição. Explique que persuadir significa convencer uma pessoa a acreditar em algo ou a fazer alguma coisa. Diga-lhes que este é um guia que nos foi dado pelo profeta Morôni para distinguir o certo do errado (Ver Morôni 7:15–17.) Verifique se as crianças compreendem que se alguma coisa as persuade a fazer o que é certo e a acreditar em Cristo, então, ela é boa; caso contrário, é ruim. As crianças podem levar essa folha de papel para casa como lembrete da aula.

    Imagem
    quote
  2. Ajude as crianças a decorar a décima-terceira regra de fé e faça um debate sobre por que essa regra também é um guia para ajudá-las a escolher o certo.

  3. Mostre gravuras de coisas da Natureza que testifiquem a existência do Pai Celestial. Peça às crianças que expressem seus sentimentos ao olhar essas gravuras, dizendo de que maneira elas prestam testemunho de Deus.

  4. Leia e debata a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson, o décimo terceiro Presidente da Igreja. Saliente que o Livro de Mórmon é um instrumento vigoroso para livrar-nos dos enganos:

    “Existe um poder no [Livro de Mórmon] que fluirá para sua vida assim que começarem a estudá-lo com seriedade. Encontrarão maior poder para resistir às tentações; poder para evitar os enganos; e poder para permanecerem no caminho estreito e apertado.” [A Witness and a Warning (Um Testemunho e uma Admoestação), pp. 21–22].

  5. Cante ou leia a letra de “Meu Pai Celeste Me Tem Afeição”, p. 16 (Músicas para Crianças).

Conclusão

Testemunho

Preste testemunho de que não seremos enganados se guardarmos os mandamentos, seguirmos os sussurros do Espírito Santo, estudarmos as escrituras e seguirmos o profeta vivo.

Sugestão para Designação de Leitura

Sugira às crianças que estudem Alma 30:12–18, 37–56, 60 em casa, como revisão desta lição.Convide uma criança a fazer a última oração.

Imprimir