Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Jesus Cristo Cura os Doentes e Abençoa as Criancinhas


Lição 35

Jesus Cristo Cura os Doentes e Abençoa as Criancinhas

Propósito

Ensinar às crianças que Jesus Cristo ama cada um de nós e motivá-las a ter alegria por meio da fé no Salvador.

Preparação

  1. Em espírito de oração, estude 3 Néfi 17. Em seguida, estude a lição e decida como pretende ensinar a história das escrituras às crianças. (Ver “Preparação das Aulas”, p. vi, e “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.)

  2. Escolha as perguntas do debate e atividades complementares que mais envolvam e ajudem as crianças a alcançar o propósito da lição.

  3. Material necessário:

    1. Um Livro de Mórmon para cada criança.

    2. Sal.

    3. As gravuras 4–46, Jesus Cura os Nefitas (Pacote de Gravuras do Evangelho 34730 059 – 317); Jesus Ora com os Nefitas (34730 059); e 4–48, Jesus Abençoa as Crianças Nefitas.

Sugestões para o Desenvolvimento da Lição

Convide uma criança a fazer a primeira oração.

Atividade Motivadora

Faça com que as crianças experimentem o sal e pergunte-lhes como explicariam esse sabor a alguém que nunca o provou. Você talvez tenha que lembrá-las de que não podem descrever o sabor como sendo “salgado”, porque a pessoa nunca provou sal e não sabe o que essa palavra significa. Explique que muitas vezes é difícil descrever algo que experimentamos em palavras de modo que as pessoas compreendam. Os nefitas sentiram tamanha alegria quando Jesus Cristo apareceu a eles, que disseram: “E não há língua que possa expressar nem homem que possa escrever nem pode o coração dos homens conceber coisas tão grandes e maravilhosas como as que vimos e ouvimos. (…)” (3 Néfi 17:17) Diga às crianças que, se tentarem fazer uma imagem mental das coisas que aprenderão nesta lição, serão capazes de sentir e compreender em seu espírito algumas verdades que não podem ser expressas em palavras.

História das Escrituras

Usando as gravuras no momento apropriado, conte às crianças o relato de Cristo curando os doentes e abençoando as criancinhas, que se encontra em 3 Néfi 17. (Ver sugestões para ensinar a história das escrituras na seção “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Saliente que o amor do Salvador pelas pessoas era tão grande que não pode ser descrito em palavras.

Debate

Estude as seguintes perguntas e passagens das escrituras ao preparar a aula. Use as perguntas que, na sua opinião, mais ajudarão as crianças a compreender as escrituras e aplicar os princípios na própria vida. A leitura das passagens com as crianças na sala de aula irá ajudá-las a ganhar maior entendimento das escrituras.

• O que Jesus Cristo disse que as pessoas deveriam fazer para compreender as coisas que Ele lhes havia ensinado? (3 Néfi 17:3) O que significa ponderar? (Pensar, concentrando-se profundamente em algo.) Por que é importante ponderar e orar a respeito das coisas que nos são ensinadas pelos líderes e professores da Igreja?

• Para onde o Salvador disse que iria depois de visitar os nefitas? (3 Néfi 17:4) De que modo isso demonstra que Jesus ama todos os filhos de nosso Pai Celestial?

• O que as pessoas fizeram quando o Salvador disse que iria partir? (3 Néfi 17:5) O que Ele fez para demonstrar-lhes Seu amor? (3 Néfi 17:6–8)

• Qual a razão pela qual Jesus Cristo disse que as pessoas podiam ser curadas? (3 Néfi 17:8) Qual é uma das razões pela qual os milagres não acontecem? (Éter 12:12, 18)

• Como os nefitas demonstraram sua gratidão quando Jesus Cristo curou os doentes? (3 Néfi 17:11) O que Jesus Cristo fez quando as crianças foram levadas até Ele? (3 Néfi 17:13–15) Por que as palavras da oração que fez ao Pai Celestial não foram escritas? (3 Néfi 17:16–17)

• Por que Jesus chorou? (3 Néfi 17:20–21) De que modo o evangelho trouxe alegria a vocês? Como Jesus demonstrou Seu amor pelas criancinhas? (3 Néfi 17:21) Como se sentiriam se Jesus os tomasse nos braços, abençoasse e orasse ao Pai Celestial por vocês?

• Quando o Salvador disse aos pais que olhassem para seus pequeninos, o que eles viram? (3 Néfi 17:23–24) O que significa ministrar? (Ajudar ou servir.) De que modo podemos servir as outras pessoas?

Atividades Complementares

Pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como revisão, resumo ou desafio.

  1. Leia e debata a seguinte declaração do Presidente Ezra Taft Benson, o décimo terceiro Presidente da Igreja:

    “Eu vos prometo, queridas crianças, que anjos vos ministrarão também. Pode ser que não os vejais, mas eles estarão ali para ajudar-vos, e sentireis sua presença (…)

    Queridas crianças, nosso Pai Celestial vos mandou para a Terra nesta época porque sois alguns de Seus filhos mais valentes. Ele sabia que no mundo de hoje haveria muita iniqüidade e sabia também que seríeis fiéis e obedientes.” (A Liahona, julho de 1989, p. 91.)

  2. Leiam juntos 3 Néfi 17:20–21. Peça às crianças que escolham uma palavra ou grupo de palavras que consideram importantes nos versículos e peça-lhes que expressem seus sentimentos a respeito das palavras que escolheram.

  3. Peça às crianças que tentem se lembrar dos momentos da vida em que foram mais felizes. Faça-lhes as seguintes perguntas a respeito dessa ocasião:

    • O que estavam fazendo?

    • O que fez com que se sentissem felizes?

    • Por que somos mais felizes quando vivemos do modo que Jesus nos ensinou?

    • Por que somos mais felizes quando estamos com certos amigos e familiares?

    Explique que é natural desejarmos estar com aqueles que amamos e que nos amam. Se obedecermos aos mandamentos, viveremos com o Pai Celestial, Jesus Cristo e nossa família para sempre. Isso nos fará sentir a maior alegria possível.

  4. Como os nefitas que se encontravam reunidos na terra de Abundância não estavam suficientemente preparados, o Salvador não pôde lhes dizer tudo que o Pai Celestial queria que soubessem. O que Jesus pediu que as pessoas fizessem? (Peça às crianças que preencham os espaços em branco, de acordo com 3 Néfi 17:3)

    Portanto, ide para vossas casas, meditai sobre as coisas que eu disse e pedi ao Pai, em meu nome , que as possais entender. (3 Néfi 17:3)

    Depois de uma conferência, reunião sacramental ou reunião da Primária, o que vocês devem fazer para compreender melhor o que lhes foi ensinado?

  5. Cante ou leia a letra de “Quando Jesus Voltar”, p. 46 (Músicas para Crianças).

Conclusão

Testemunho

Testifique que Jesus Cristo e o Pai Celestial amam todos os Seus filhos e que, se tivermos fé em Jesus Cristo e obedecermos aos mandamentos, teremos a alegria de viver com Eles novamente.

Sugestão para Designação de Leitura

Sugira às crianças que estudem 3 Néfi 17 em casa, como revisão desta lição.Convide uma criança a fazer a última oração.

Imprimir