1990–1999
Profetas
April 1991


Profetas

“Ensinai suas palavras nas noites familiares. ApoiaPos em particular e em público; orai por eles em vossas orações pessoais e familiares.”

Meus irmãos, servindo treze anos e meio como secretário do Quorum dos Doze Apóstolos, meu testemunho dos profetas vivos se fortaleceu. O Senhor disse, por meio do Profeta Joseph Smith: “Os Doze Apóstolos (são chamados para ser) testemunhas especiais do nome de Cristo no mundo todo” (D&C 107:23).

Os profetas têm um dom especial do Espírito, um dom profético. Durante o tempo em que servi como secretário dos Doze, observei esses homens que o Pai Celestial chamou como testemunhas especiais de seu Filho Jesus Cristo.

As reuniões da quinta-feira de manhã, na sala superior do templo, sempre foram uma experiência especial para mim. Meu coração freqüentemente se emociona ao ouvir os membros dos Doze orarem ao Pai Celestial, lembrando-me de que esses são os Doze Apóstolos, escolhidos por nosso Pai Celestial e apoiados pelos santos como profetas, videntes e reveladores.

Enquanto o Presidente Hunter liderava a reunião dos Doze, seguindo a agenda, lembrava-me continuamente da seção 107, versículo 27, de Doutrina e Convênios: “E qualquer decisão feita por qualquer desses quoruns deverá ser tomada pela voz unânime do mesmo; isto é, todo membro de cada quorum deve estar de acordo com suas decisões, a fim de que as suas decisões tenham o mesmo poder ou valor entre si.”

Os membros dos Doze se esforçam por viver de acordo com a inspiração do Espírito. Eles dizem o que sentem e pensam, mas são também bons ouvintes e falam quando movidos pelo Espírito. Sua atitude, nas reuniões do quorum, é a de ouvir e sentir o poder orientador do Espírito, que sempre leva a decisões unânimes. Sempre me maravilhei ao observar o poder orientador do Espírito tocar as mentes e os corações dos membros dos Doze, influenciando o processo de tomar decisões.

As decisões do Conselho da Primeira Presidência e do Conselho dos Doze são orientadas pelo Espírito, porque eles se esforçam continuamente por seguir o conselho do Senhor, encontrado na seção 107, versículo 30, de Doutrina e Convênios, que diz: “As decisões destes quoruns, ou de um deles, serão feitas em toda justiça, em santidade, em humildade de coração, mansidão e longanimidade, em fé, virtude e conhecimento, temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade;

Porque a promessa é, se estas coisas abundarem neles não serão infrutíferos quanto ao conhecimento do Senhor” (vers. 31).

Os membros da Primeira Presidência, do Quorum dos Doze, dos Setenta e Bispado Presidente são realmente homens que se esforçam por ser puros de coração. Um espírito de retidão, amor, e unidade está sempre presente em suas reuniões.

Os Doze amam o Presidente Hunter, e o presidente Howard W. Hunter ama os Doze. A maneira gentil e persuasiva de liderar, do Presidente Hunter, faz o Espírito do Senhor estar presente em todas as suas reuniões. Espero que o Presidente Hunter me perdoe por relatar uma experiência que, para mim, exemplificou ó grande amor que os Doze têm uns pelos outros, amor que faz o Espírito Santo estar presente em suas reuniões.

Muitos devem lembrar-se de que, há alguns anos, o Presidente Hunter foi informado de que não andaria mais. Sua fé e determinação, porém, foram maiores do que esse prognóstico. Diariamente, sem alarde e sem que ninguém soubesse, ele fez muitos exercícios de fisioterapia com determinação, fé, e a certeza de que andaria novamente. Durante aqueles meses difíceis, seus companheiros do Quorum dos Doze pediram por ele diariamente nas reuniões de quorum e nas orações particulares.

Meses depois, numa manhã de quinta-feira, fui ao escritório do Presidente Hunter para discutir um item da pauta da reunião no templo daquela manhã. Descobri que havia saído cedo e fui informado de que estava indo a pé para o templo. Duvidei dessa informação e corri para alcançá-lo. Quando o alcancei, ele estava andando com a ajuda de um andador. Caminhamos juntos até o elevador e depois subimos para o quarto andar. Passamos pelo corredor em direção à sala superior do templo. Quando seu presidente entrou naquela sala andando, os Doze se levantaram e começaram a bater palmas. Carinhosamente, observaram-no andar até sua cadeira e sentar-se. Então, com grande amor, reverência e ternura, cada um dos Doze deu-lhe um abraço e um beijo afetuoso na fronte, mostrando seu grande amor e admiração por ele. Todos se sentaram, e o Presidente Hunter agradeceu-lhes e disse: “Ninguém supunha que eu tornasse a andar, mas com a ajuda do Senhor e minha determinação, e, acima de tudo, com a fé dos Irmãos dos Doze, estou andando novamente.” O Presidente Howard W. Hunter é um exemplo de como manter a fé e a determinação, face à adversidade. Os Doze são exemplos de como manter a fé e a oração em benefício daqueles que estão enfrentando adversidades.

Irmãos, conto-vos essas experiências pessoais, porque eu estava lá. Tenho o humilde desejo de fortalecer vossa fé na Primeira Presidência e no Quorum dos Doze, que apoiamos como profetas, videntes e reveladores.

Esses homens, pelo que observo de perto, vivem perto do Senhor. Testemunhei o poder do Espírito Santo tocando-lhes os corações e as mentes e dando expressão às suas palavras. Tenho-me maravilhado com a unidade de propósito da Primeira Presidência e dos Doze, ao servirem ao Senhor. Cristo e seus profetas são um. Observei continuamente o amor e o enorme apoio dado por seus conselheiros e pelos Doze a nosso profeta e líder, Presidente Ezra Taft Benson. Meu testemunho, nascido da observação pessoal, é que podeis ter fé inabalável no conselho único da Primeira Presidência e do Quorum dos Doze. Eles vos conduzirão pelo caminho da retidão, felicidade, e paz interior.

Minha esposa Donna e nossos filhos adquiriram o hábito de ler, ouvir e seguir os conselhos dos profetas. Sempre fomos muito abençoados no lar, nas ocupações e na vida pessoal.

Irmãos, ainda haverá perigos e desafios à nossa frente. Admoesto os santos a confiarem nos profetas, a estudarem suas palavras. Ensinai suas palavras na noite familiar. Apoiai-os em particular e em público; orai por eles em vossas orações pessoais e familiares. E, em troca, desfrutai aquela paz interior que excede todo entendimento.

Deixo-vos meu testemunho especial da realidade de nosso Pai Celestial, de que Jesus é o Cristo, o Salvador de todos que o aceitarem, e de que profetas escolhidos realmente estão na terra hoje. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Imprimir