A Liahona
Unidos na Nossa Igreja para Sempre
Junho de 2024


“Unidos na Nossa Igreja para Sempre”, Liahona, jun. 2024.

Retratos de Fé

Unidos na Nossa Igreja para Sempre

Depois de nos mudarmos da Nigéria para a Suécia, tivemos dificuldade em encontrar uma igreja que nos parecesse a correta. Então, um dia, conheci duas jovens que me disseram que queriam falar comigo sobre Jesus Cristo.

Imagem
marido e mulher sentados juntos e de mãos dadas

Fotografias de Ashlee Larsen

A religião era uma parte importante das nossas vidas na Nigéria. Eu e o meu marido Okoro, tínhamos uma grande fé em Jesus Cristo e amávamo-Lo. Depois de nos mudarmos para a Suécia, o nosso tempo era todo consumido pelos nossos gémeos que tinham nascido três meses antes. Vivemos quatro meses no hospital e não íamos a nenhuma igreja nessa época.

Mais tarde, queríamos ir novamente à igreja, mas não encontrávamos uma igreja que parecesse certa para nós. Queríamos uma igreja que toda a nossa família pudesse frequentar por toda a vida e para sempre. Este desejo continuou durante dois anos, mas sentimo-nos incomodados por termos abandonado o hábito de ir à igreja e de orar juntos em família.

Quando as crianças tinham um ano de idade, eu estava fora de casa durante uma terrível tempestade de neve, pois estava a frequentar a escola e a aprender sueco. Ouvi alguém atrás de mim a chamar-me. Quando olhei para trás, vi duas lindas jovens. Não entendi o que elas estavam a dizer, mas reconheci as palavras “Jesus Cristo”.

Quando perceberam que eu não falava sueco, perguntaram: “Fala inglês?” Quando eu disse que sim, elas disseram: “Queremos falar consigo sobre Jesus Cristo”.

“Como assim sobre Ele?” Perguntei. “Eu conheço-O!”

Elas riram-se e ficaram animadas por terem vindo ter comigo. Fiquei impressionada e ansiosa por saber o que elas tinham para dizer. Elas disseram que eram missionárias de Jesus Cristo, e eu concordei em encontrarmo-nos novamente e falar mais sobre Jesus. Quando as deixei, sentia-me feliz. Quando me voltei e olhei para elas, elas continuavam ali paradas a irradiar a mesma alegria que eu estava a sentir.

Imagem
mulher sentada num sofá

Quando encontrou a Igreja, a irmã Okoro-Omaka disse: “derramei lágrimas de alegria porque estava tão feliz por voltar ao meu Salvador”.

Voltar para Jesus Cristo

Quando cheguei a casa da escola, disse ao meu marido: “Querido, adivinha. Encontrei a igreja onde vamos ser membros!” Tremia de tão entusiasmada que estava. Não sabia de onde vinham todos estes sentimentos, mas no fundo do meu coração estava feliz por ter conhecido as missionárias.

Pouco tempo depois começámos a aprender sobre a Igreja restaurada de Jesus Cristo com as missionárias. Derramei lágrimas de alegria porque estava muito feliz por voltar ao meu Salvador. Eu não tinha dúvidas sobre o que elas nos ensinaram até chegarmos ao Livro de Mórmon. Tive dificuldade em acreditar fosse no que fosse acerca dele. As missionárias, no entanto, pediram-me para ler o Livro de Mórmon e para orar sobre ele. Orei sinceramente todos os dias durante semanas para saber se era realmente a palavra de Deus, mas nunca o li.

Depois de várias semanas sem uma resposta de Deus, apanhei um comboio para uma viagem a Estocolmo. No caminho, peguei no Livro de Mórmon e comecei a lê-lo.

Li a introdução, o Depoimento das Três Testemunhas, o Depoimento das Oito Testemunhas e li sobre Joseph Smith. Estava a ler, a ler e a ler. Quando cheguei a Estocolmo, estava a chorar, a tremer e completamente arrepiada. Senti-me dominada pelo Espírito de Deus. Sabia por revelação pessoal quem Joseph Smith realmente era — que ele era um profeta e um servo de Deus. Sabia que o Senhor tinha restaurado o evangelho de Jesus Cristo na Terra através dele.

Então acreditei em tudo o que as missionárias me tinham dito. Depois de ler o Livro de Mórmon por mim própria, soube que era verdadeiro. Disse às missionárias que queria ser batizada. O meu marido trouxe toda a nossa família para me demonstrarem o seu apoio.

Depois do meu batismo, começámos a orar juntos novamente em família e comecei a ensiná-los sobre o que estava a aprender. Eventualmente, Okoro pediu para se reunir novamente com as missionárias. Ele abraçou os seus ensinamentos, leu o Livro de Mórmon e orou a respeito deles. Recebeu a mesma resposta que eu, e também pediu para ser batizado. Por fim, toda a nossa família estava unida na nossa Igreja para sempre.

Imagem
uma família sentada junta

Para o irmão e a irmã Okoro-Omaka, a leitura do Livro de Mórmon foi fundamental para a sua conversão.

Imprimir