A Liahona
4 Formas de Criar Espaço Espiritual
Junho de 2024


“4 Formas de Criar Espaço Espiritual”, Liahona, jun. 2024.

Jovens Adultos

4 Formas de Criar Espaço Espiritual

Em Jerusalém, uma norma que proíbe o proselitismo mudou a minha perspetiva da criação de espaço espiritual na minha vida.

Imagem
jovem a olhar para um livro aberto, do qual irradia uma luz

Ilustrações de Ingrid Nancy Ochoa Villarreal

Vários locais bíblicos estão a uma curta distância da Universidade Hebraica de Jerusalém, onde resido atualmente como estudante. Posso visitar os degraus do templo onde Jesus pode ter ensinado ou o Jardim do Sepulcro, onde alguns sentem que o Seu corpo foi colocado antes da Sua Ressurreição. Viver na Terra Santa é uma bênção, e sou grato por cada dia que passo neste lugar incrível. Mas estar aqui como membro da Sua Igreja não é fácil.

Por causa da norma que proíbe o proselitismo em Israel, não me é permitido partilhar a minha fé. Não percebi o quão difícil isto seria até que um dos meus amigos me pediu uma cópia do Livro de Mórmon e eu não lhe pude dar uma. Às vezes, pode parecer um pouco solitário e isolador ser discípulo de Cristo.

Mas também estou a aprender algumas grandes lições aqui; ainda posso partilhar a luz e o amor de Jesus Cristo com qualquer pessoa e posso ligar-me ao Espírito.

Através de Conversas Espirituais

Embora o meu programa académico seja muito secular, quase todos os outros alunos das minhas aulas são cristãos crentes. Muitas vezes sentamo-nos depois da aula e partilhamos opiniões e pontos de vista sobre as lições. Estas conversas concederam-me um espaço onde posso prestar testemunho de Jesus Cristo.

Ao falarmos uns com os outros, lembro-me muitas vezes de Mateus 18:20: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.

Embora eu não possa partilhar ativamente o evangelho nestas conversas, esta experiência ensinou-me como falar com outros discípulos sobre Cristo pode convidar o Espírito para os nossos relacionamentos e mantê-Lo no centro de tudo o que fazemos.

Através de Guardar Convénios

Percebi que aqui, a única maneira de partilhar realmente o evangelho de Jesus Cristo é através de quem eu sou. Aqui, não posso dar um Livro de Mórmon às pessoas, mas posso orar com elas, posso ajudá-las a sentir o amor de Deus e posso prestar testemunho de que Deus as ama. Ao esforçar-me simplesmente por guardar os meus convénios e seguir os mandamentos do Senhor, estou a testificar da minha fé no evangelho de Jesus Cristo.

Quaisquer que sejam as tuas circunstâncias, considera maneiras do teu exemplo ser uma luz que guia os outros em direção à verdade e que partilha a bondade do Espírito.

Imagem
jovem a segurar um livro, enquanto uma bola de luz paira à sua frente

Tal como ensinou recentemente o Elder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Tornamo-nos discípulos de [Jesus Cristo] e representamo-Lo bem quando intencional e progressivamente tomamos sobre nós o nome de Jesus Cristo através de convénios”.1

Através do Foco no Nosso Relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo

Só posso sentir o Espírito ao ligar-me primeiro com o Pai Celestial e Jesus Cristo todos os dias — para permanecer n’Eles para que eu possa “[glorificar] o [meu] Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16). Algumas vezes, vemos o evangelho como uma fórmula à qual ligamos as coisas para obter certos resultados. Mas aprendi que a essência do evangelho é realmente o nosso relacionamento com o Pai Celestial e o Salvador.

O meu processo de me ligar a Eles não me parece diferente aqui na Terra Santa. Apesar de poder visitar os lugares por onde Jesus andou, sinto o Espírito mais intensamente quando oro e estudo as minhas escrituras e tiro algum tempo do meu dia para passar tempo de qualidade com Eles — é assim que tem sido toda a minha vida.

A irmã Bonnie H. Cordon, ex-Presidente geral das Moças, ensinou: “Existe poder em fazer destes hábitos sagrados, não tanto uma lista de verificação, mas mais um testemunho. O processo será gradual, mas irá crescer com a participação ativa e diária e com as experiências objetivas com Cristo”.2

Fazeres um esforço sincero para te ligares ao Pai Celestial e a Jesus Cristo ajudar-te-á a abrir espaço para momentos sagrados na tua vida.

Prometo-te que irás sentir a diferença.

Através do Foco em Verdades Simples

Porque estou em circunstâncias únicas em que não posso discutir os detalhes da minha fé, estar em Jerusalém ensinou-me a não olhar para “além do marco” (Jacó 4:14). Aprendi a concentrar-me nas verdades simples do evangelho: Deus ama todos os Seus filhos, Jesus Cristo é o meu Salvador e o Presidente Russell M. Nelson é o profeta de Deus na Terra hoje.

Esta perspetiva ajudou-me a manter os meus convénios e a permanecer ligado ao Espírito ao enfrentar os desafios de ser um jovem adulto na Igreja, especialmente num lugar com poucos membros.

Mas descobri que, não importa onde eu esteja, desde que me esforce para criar espaço espiritual na minha vida todos os dias, as minhas perguntas, problemas e preocupações são sempre resolvidos através da esperança no Pai Celestial e no meu Salvador, Jesus Cristo.

Imprimir