A Liahona
Uma Mudança de Coração: “Podeis Agora Sentir Isso?”
Junho de 2024


Vem, e Segue-Me

Alma 5

Uma Mudança de Coração: “Podeis Agora Sentir Isso?”

A nossa conversão pode ser duradoura à medida que nos lembramos do Senhor e da Sua bondade para connosco.

Alma, o filho, fez estas perguntas instigantes ao povo da cidade de Zaraenla:

“Haveis nascido espiritualmente de Deus? Haveis recebido [a] sua imagem [no] vosso semblante? Haveis experimentado esta poderosa mudança no vosso coração? […]

E agora, eis que eu vos digo, […] se haveis experimentado uma mudança no coração, se haveis sentido o desejo de cantar o cântico do amor que redime, eu perguntaria: Podeis agora sentir isso?” (Alma 5:14, 26).

Cresci na Ala de Ogden 1 em Ogden, Utah, EUA. Quando eu tinha cerca de nove anos de idade, o nosso bispo (que era o meu pai) começou por pedir, na parte dos testemunhos de uma reunião de testemunhos e jejum, que todos da congregação prestassem o seu testemunho. A reunião decorreu tal como o meu pai tinha pedido. Quase todos os presentes se levantaram e deram o seu testemunho.

Imagem
edifício da igreja em Ogden, Utah

O edifício da igreja que o Elder Hales frequentava na Ala de Ogden 1 quando era criança.

Fotografias cedidas pelo autor

Este evento foi marcante para mim. Os testemunhos foram simples, diretos ao assunto e focados no que cada pessoa sabia ser verdade sobre o Salvador e o Seu evangelho. Tanto quanto me foi possível perceber, todos sentiram um efusão nítida do Espírito. Sem dúvida que já tinha sentido o Espírito antes, mas naquele dia o Espírito esteve presente de uma forma extraordinária. Senti um testemunho poderoso da veracidade do evangelho. Já se passaram todos estes anos, e eu nunca me esqueci desta experiência em que senti a unidade da ala e o amor do Salvador.

Quaisquer que tenham sido as nossas primeiras experiências ao receber um testemunho confirmador da veracidade do evangelho de Jesus Cristo, podemos beneficiar muito se nos perguntarmos: “[Será que podemos] agora sentir isso?” e, de seguida, fazer as necessárias correções de rumo.

Será que nos lembramos do que experimentámos e sentimos quando aceitámos o evangelho de Jesus Cristo e nos comprometemos a servi-Lo e a guardar os Seus mandamentos? Será que ainda sentimos que o Espírito de Deus “tal como um facho de luz […] vem ardendo”1? Será que ainda nos sentimos entusiasmados com o nosso discipulado?

Lembrar e Arrepender

O Livro de Mórmon aconselha-nos frequentemente a lembrar. Porquê? Porque, ao nos lembrarmos de experiências e sentimentos espirituais, teremos provavelmente mais força para evitar o pecado e continuar o nosso compromisso de permanecer no caminho do convénio.

O Livro de Mórmon oferece também um grande incentivo para o arrependimento. Depois de constatar a necessidade do povo se arrepender, Alma explicou as bênçãos do perdão disponíveis através da Expiação do Salvador e ofereceu esta mensagem de esperança, que se aplica a nós hoje:

“Eis que, [o Salvador] envia um convite a todos os homens, pois os braços de misericórdia lhes estão estendidos e ele diz: Arrependei-vos e receber-vos-ei.

Sim, diz ele, vinde a mim e participareis do fruto da árvore da vida; sim, comereis e bebereis livremente do pão e da água da vida;

Sim, vinde a mim e apresentai obras de retidão; e não sereis cortados e lançados ao fogo. […]

Eis que vos digo que o bom pastor vos chama; sim, e em seu próprio nome vos chama, que é o nome de Cristo” (Alma 5:33–35, 38).

Amar a Deus e ao Próximo

Alma continuou os seus ensinamentos perguntando ao povo se eles estavam despidos de orgulho e inveja (ver Alma 5:28–29). Ele também perguntou:

“Há alguém entre vós que zombe de seu irmão ou que acumule perseguições contra ele?

Ai dele, pois não está preparado; e está próximo o tempo em que deve arrepender-se; do contrário não será salvo!” (Alma 5:30-31).

O Presidente Russell M. Nelson ensinou-nos sobre o nosso dever de tratar os outros com amor e respeito e evitar o julgamento e a indelicadeza. Ele disse:

“Conforme é ensinado no Livro de Mórmon, […] o Salvador convida ‘todos a virem a ele e a participarem [da] sua bondade; e não repudia quem quer que o procure, negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; […] e todos são iguais perante Deus’ (2 Néfi 26:33).

[…] Quando um fariseu escarnecedor desafiou [o Salvador] a identificar o grande mandamento da lei, a resposta do Salvador foi breve e memorável. Estava repleta da verdade que conduz a uma vida alegre. A sua instrução foi a de primeiro amar a Deus com todo o coração e, depois, amar o próximo como a nós mesmos (ver Mateus 22:35–39)”.2

Além disso, as palavras de Alma fornecem uma mensagem poderosa e direta para não virarmos as costas aos pobres e necessitados (ver Alma 5:55). Em vez disso, devemos socorrer aqueles que estão em necessidade. Isto é crucial para retermos a remissão dos nossos pecados (ver Mosias 4:16–26) e continuarmos a sentir a mudança que o Salvador trouxe ao nosso coração.

Ser Diligente nas Práticas Religiosas Pessoais

A nossa experiência mortal exige que andemos pela fé. Às vezes, podemos ficar irritados. Os nossos familiares e aqueles com quem nos associamos podem dececionar-nos. Às vezes, podemos sentir-nos cansados, fracos, desgastados e rodeados de tentações. As condições neste mundo podem de facto fazer-nos pensar que “o diabo ri e [os] seus anjos se alegram” com a nossa situação (3 Néfi 9:2). Dadas estas situações e provações, particularmente nestes últimos dias, o nosso entusiasmo para viver o evangelho pode diminuir se não formos diligentes.

Mas podemos seguir práticas religiosas básicas para nos protegermos, mesmo quando a vida é difícil. Estas práticas religiosas pessoais são essenciais para fortalecer a nossa fé, manter a nossa capacidade de resistir à tentação e fazer-nos lembrar das nossas experiências espirituais. Elas ajudam-nos a crescer espiritualmente e a superar as táticas de Satanás.

Os testemunhos de dois profetas dos últimos dias sobre as bênçãos de duas dessas práticas religiosas pessoais são dignos de registo:

O Presidente Ezra Taft Benson (1899–1994) testificou:

“Uma das coisas mais importantes que podeis fazer […] é mergulhar nas escrituras. Pesquisai-as diligentemente. Banqueteai-vos com as palavras de Cristo. Aprendei a doutrina. Dominai os princípios que lá são encontrados. Há poucos outros esforços que vos trarão maiores dividendos. […] Há poucas outras maneiras de obter maior inspiração. […]

Quando os membros, a título individual, e as famílias mergulharem nas escrituras de forma regular e consistente, […] os testemunhos aumentarão. O empenho será reforçado. As famílias serão fortificadas. A revelação pessoal fluirá”.3

No seminário de liderança da conferência geral de outubro de 2019, o Presidente Nelson disse: “No final da conferência geral de outubro do ano passado, exortei os santos a frequentarem o templo regularmente. Porquê? Porque os ataques do adversário estão a aumentar exponencialmente, em intensidade e variedade. A necessidade de estar no templo regularmente nunca foi tão grande. Prometi na altura, e reitero agora, que aqueles que agendarem, regularmente, um encontro com o Senhor — para estar na Sua santa casa — e cumprirem esse compromisso, receberão milagres”.4

As Bênçãos de um Coração Transformado

Alma encorajou o povo de Zaraenla a lembrar-se do cativeiro daqueles que vieram antes deles. Ele encorajou-os a lembrarem-se da “misericórdia e paciência” do Senhor para com os seus pais e a lembrarem-se que Ele “livrou [as] suas almas do inferno” (Alma 5:6). O coração dos seus pais foi transformado pelos méritos, misericórdia e graça de Jesus Cristo (ver Alma 5:7; ver também 2 Néfi 2:8). Essas são bênçãos que também podemos reivindicar ao lembrarmo-nos do Senhor e da Sua bondade para connosco.

Ao lembrar-me daquela reunião única de jejum e testemunhos da minha infância, os sentimentos que tive e as sementes de testemunho plantadas no meu coração pelo Espírito Santo, ajudam-me a querer ser uma pessoa melhor agora. Quando seguimos o conselho de Alma, lembrando-nos das nossas próprias experiências espirituais, aderindo fielmente às nossas práticas religiosas pessoais e ponderando humildemente tudo o que o Salvador fez por nós, fortalecemos a nossa capacidade de honrar os nossos convénios e de nos achegarmos a Ele.

Imagem
jovens adultos reunidos numa capela para uma atividade

Jovens adultos reúnem-se para uma atividade na capela da Ala de Ogden 1. A mãe do Elder Hales (no lado direito, na terceira fila, na ponta da esquerda) e o pai (no lado direito, na segunda fila, na ponta da direita) participaram da atividade antes do seu casamento em outubro de 1949.

Notas

  1. “Tal como um Facho”, Hinos, n.º 2.

  2. Russell M. Nelson, “NAACP Convention Remarks” (proferido em Detroit, Michigan, 21 jul., 2019), newsroom.ChurchofJesusChrist.org.

  3. Ezra Taft Benson, “O Poder da Palavra”, Ensign, mai. 1986, p. 81; só disponível em inglês.

  4. Russell M. Nelson, seminário de liderança da conferência geral, 2 out., 2019; usado com autorização.

Imprimir