A Liahona
7 Formas Simples de Usar a Tecnologia para o Trabalho de Salvação e Exaltação de Deus
Junho de 2024


Exclusivamente Digital

7 Formas Simples de Usar a Tecnologia para o Trabalho de Salvação e Exaltação de Deus

Em sete dias, poderá contribuir para uma mudança em si próprio e para uma mudança no mundo.

Imagem
rapariga a olhar para o telemóvel enquanto está de frente para uma pintura

“Desejam fazer parte do maior desafio, da maior causa, e do maior trabalho que está a ser realizado na Terra hoje em dia?”

No dia 3 de junho de 2018, o Presidente Russell M. Nelson fez esta mesma pergunta num devocional onde convidou os presentes a alistar-se no exército do Senhor ou, por outras palavras, a reunir Israel.

“Foram enviados à Terra nesta época específica, a época mais importante da história do mundo, para ajudar na coligação de Israel”, disse o Presidente Nelson. “Não há nada a acontecer, neste momento, na Terra, que seja mais importante do que isto. […] Esta é a missão para a qual fostes enviados à Terra”.

Já pensaram em como Deus nos abençoou com a tecnologia para nos ajudar com este trabalho? Apesar de existirem diversas formas de o fazer, eis aqui sete sugestões que pode experimentar esta semana para dar início a uma vida dedicada à participação no trabalho de salvação e exaltação de Deus. Lembre-se de que estas são apenas ideias simples para o ajudar a pôr isto em prática. Em espírito de oração, considere quais de entre estas ideias e metas — bem como novas ideias que possam surgir-lhe por revelação — resultam melhor consigo.

Dia 1: Encontrar Oportunidades de Servir

Tal como Jesus Cristo, esforçamo-nos por servir os outros.

Através da divulgação de boca em boca, podemos ouvir falar de diferentes oportunidades de serviço que permitem ajudar amigos, familiares e vizinhos. Graças à tecnologia, podemos descobrir ainda mais oportunidades de ajudar a nossa comunidade local ou outras pessoas pelo mundo fora.

Hoje, procure formas de partilhar o amor de Cristo através do serviço. Se possível, encontre uma atividade de serviço para fazer hoje ou inscreva-se num projeto futuro. Convide amigos, familiares e a sua ala ou ramo para se juntarem a si!

Se não souber por onde começar, o site JustServe.org pode ter algumas oportunidades de trabalho voluntário na sua localidade.

Lembre-se do que o Presidente Russell M. Nelson ensinou: “Independentemente do local que chamemos de lar, os membros da Igreja sentem fervorosamente a paternidade de Deus e a irmandade do homem. Assim, a nossa maior alegria ocorre quando ajudamos os nossos irmãos e irmãs, não importa onde vivamos neste mundo maravilhoso.

Ajudar os outros — fazer um esforço consciente para nos preocuparmos com os outros, tanto ou mais do que connosco mesmos — é a nossa alegria. Especialmente, devo acrescentar, quando não é conveniente e quando saímos da nossa zona de conforto Viver este segundo grande mandamento é a chave para nos tornarmos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo”.

Dia 2: Preservar a História da Família

Com o uso da tecnologia moderna, podemos preservar a nossa história e a dos nossos antepassados!

Hoje, considere fazer uma das seguintes opções: digitalizar imagens impressas, registar e digitalizar histórias de família, começar um diário digital ou tirar fotografias e vídeos de memórias importantes.

O site da FamilySearch.org é uma ótima ferramenta que podemos usar para realizar esta atividade. O Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, descreveu o site da FamilySearch como “uma coletânea de registos, recursos e serviços, de fácil acesso através de computadores pessoais ou diversos dispositivos portáteis, que visa ajudar as pessoas a descobrir e documentar a sua história da família”.

Com o site da FamilySearch.org, podemos encontrar o trabalho do templo que precisa de ser feito pela nossa família ou indexar informações para ajudar outros a encontrar os registos dos seus antepassados.

As aplicações Recordações e Árvore Familiar da FamilySearch também podem ajudar-nos nestes esforços!

Dia 3: Conversar com os Amigos e a Família

A convivência com aqueles que amamos pode ajudá-los a sentir-se valorizados e felizes. Com a tecnologia, podemos telefonar, enviar mensagens de texto ou mensagens diretas a amigos e familiares, independentemente de estes estarem longe ou perto.

Hoje, dedique algum tempo para telefonar ou enviar uma mensagem a alguém que precisa da sua bondade, da sua gratidão ou talvez até de um pedido de desculpas.

O Presidente Nelson disse: “Hoje, estou a pedir-vos que interajamos uns com os outros de uma maneira mais elevada e sagrada. ‘Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável’ [Regras de Fé 1:13] então, é sobre isso que podemos falar acerca de outra pessoa […] esse deve ser o nosso padrão de comunicação”.

Dia 4: Partilhar e Convidar

As redes sociais podem ser uma ferramenta fantástica para divulgar e partilhar o evangelho e mensagens edificantes a todos os filhos de Deus.

O Elder Gary E. Stevenson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Os membros da Igreja são testemunhas de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares. As oportunidades de fazer isto no universo digital, ao usar conteúdos inspiradores pessoais ou ao partilhar conteúdo edificante preparado por outros, são infinitas. Testificamos quando amamos, partilhamos e convidamos, mesmo online. Os nossos tweets, mensagens diretas e publicações terão um propósito maior e mais sagrado se também usarmos as redes sociais para demonstrar como o evangelho de Jesus Cristo molda a nossa vida”.

Hoje, podemos tentar partilhar o nosso testemunho sobre Jesus Cristo, uma citação edificante ou um discurso recente de uma conferência geral que tenha sido inspirador. Outras alternativas fantásticas incluem partilhar canções ou pinturas edificantes.

O Elder Bednar partilhou: “Exorto-vos a inundar a Terra com mensagens cheias de retidão e verdade — mensagens que sejam autênticas, edificantes e louváveis — e literalmente a inundar a Terra como uma enchente”.

Dia 5: Desenvolver a Autossuficiência

Para sermos autossuficientes, por vezes, precisamos de ajuda de fontes externas.

Hoje, podemos fazer uma coisa para desenvolver a nossa autossuficiência. Por exemplo, talvez possamos fortalecer o nosso testemunho a respeito de um determinado tópico ou aprender a reparar um pequeno furo num pneu. Podemos escolher aprender a cozinhar uma refeição para um grupo grande de pessoas ou trabalhar nas competências necessárias para obter um emprego de sonho. Seja qual for a sua escolha, planeie dedicar-se a ela e pense em como a tecnologia o pode ajudar.

Os amigos e familiares podem ser excelentes recursos para aprender algo novo. No entanto, às vezes não temos ninguém a quem recorrer para nos ajudar. Ainda que seja importante verificar se um site é fiável, podemos encontrar tutoriais ou demonstrações passo a passo através de uma pesquisa rápida.

Ao tentarmos desenvolver a autossuficiência em relação ao evangelho de Jesus Cristo, podemos ler as escrituras; discursos e devocionais; manuais do Vem, e Segue-Me; revistas da Igreja; e assim por diante. Tudo isto está disponível no site ChurchofJesusChrist.org e na aplicação Biblioteca do Evangelho. Há também funcionalidades que permitem fazer anotações, sublinhar ou guardar citações e páginas para nos ajudar. Depois, podemos orar fervorosamente para que o Espírito testifique da veracidade do que lemos e para que recebamos revelação pessoal de Deus.

O Elder Hugo E. Martinez, dos Setenta, disse: “Esforçarmo-nos para ser autossuficientes, faz parte do nosso trabalho ao longo do caminho do convénio que nos leva de volta ao Pai Celestial e ao Seu Filho, Jesus Cristo. Isto irá fortalecer a nossa fé em Jesus Cristo e ligar-nos alegremente a Ele, através dos convénios e ordenanças de salvação e exaltação. A autossuficiência é uma doutrina do evangelho de Jesus Cristo, e não um programa. É um processo que dura uma vida inteira e não um evento isolado”. Quando usada com sensatez, a tecnologia pode ajudar-nos na demanda de conseguir uma vida cada vez mais autossuficiente.

Dia 6: Prosseguir na Nossa Formação

Hoje, podemos tentar aprender algo novo. Escolha um tópico interessante e leia um artigo, veja um vídeo ou ouça um podcast. Veja se há mensagens recentes dos profetas e apóstolos sobre esse tópico em específico. Pense em partilhar essa informação recém-descoberta com alguém!

As sugestões podem incluir aprender uma nova língua ou ampliar o entendimento de um determinado tópico espiritual ou académico.

O Presidente Nelson disse: “A vossa formação é sempre importante — para nós, para vocês e para Deus”.

Outras possibilidades de melhorar a formação académica podem incluir matricular-se no ensino superior. Muitas universidades e institutos de ensino superior oferecem cursos online com direito a diploma. (A BYU–Pathway Worldwide é um recurso maravilhoso para obter um diploma online a um preço acessível!) Alguns sites podem até oferecer cursos gratuitos. Tal como no caso de desenvolvermos a nossa autossuficiência, podemos recorrer a sites confiáveis para nos ajudar a aprender algo novo e nos empenharmos na aprendizagem contínua.

Dia 7: Refletir

No último dia deste plano de sete dias, faça uma pausa e reflita. Em que medida é que cresceu e mudou ao concentrar-se no uso da tecnologia como parte do trabalho de salvação e exaltação de Deus? O que é que aprendeu sobre a tecnologia? Quando usa a tecnologia, como é que ela o pode ajudar a reunir Israel?

Registe os seus pensamentos e ideias em papel ou online para se lembrar do que aprendeu.

Ao desenvolvermos a nossa capacidade de usar os meios de comunicação social para promover o trabalho de Deus, podemos tornar-nos num exemplo a seguir.

Em Mateus 5:14–16 lemos:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.

Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Partilhar a luz de Jesus Cristo é algo que podemos fazer ao longo da vida. Porque não usar os recursos que Deus nos deu para levar avante o Seu trabalho?

Notas

  1. Ver Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da Promessa” (devocional mundial para os jovens, 3 de Junho de 2018), Biblioteca do Evangelho.

  2. Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da Promessa”, Biblioteca do Evangelho; adaptado para português europeu.

  3. Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da Promessa”, Biblioteca do Evangelho; adaptado para português europeu.

  4. Por exemplo, o Elder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou:

    “Somos abençoados por viver, aprender e servir nesta dispensação extraordinária. Um aspeto importante da plenitude que está disponível para nós nesta época tão especial é o milagroso progresso das inovações e invenções que têm possibilitado e acelerado o trabalho de salvação: dos comboios aos telégrafos, aos rádios, aos automóveis, aos aviões, aos telefones, aos transístores, às televisões, aos computadores, às transmissões via satélite, à Internet — assim como a uma lista quase interminável de tecnologias e ferramentas que abençoam a nossa vida. Todos estes progressos fazem parte da aceleração do trabalho do Senhor nos últimos dias. […]

    O Senhor está a acelerar o Seu trabalho, e não é por acaso que estas poderosas inovações e invenções de comunicação estão a ocorrer na dispensação da plenitude dos tempos. As redes sociais são ferramentas globais que podem ter um impacto de forma pessoal e positiva num grande número de pessoas e famílias. Creio que chegou a hora de nós, como discípulos de Cristo, usarmos estas ferramentas inspiradas de forma apropriada e mais eficaz para testificar de Deus, o Pai Eterno, do Seu plano de felicidade para os Seus filhos e do Seu Filho, Jesus Cristo, como o Salvador do mundo; para proclamar a realidade da Restauração do evangelho nos últimos dias; e para levar a cabo o trabalho do Senhor. […]

    Meus amados irmãos e irmãs, o que foi alcançado até agora nesta dispensação, com a comunicação das mensagens do evangelho através das redes sociais, é um bom começo, mas é apenas uma pequena gota. Faço-vos agora o convite de ajudarem a transformar essas gotas numa inundação. A começar aqui e agora, exorto-vos a inundar a Terra com mensagens cheias de retidão e verdade — mensagens que sejam autênticas, edificantes e louváveis — e literalmente a inundar a Terra como uma enchente” (“Varrer a Terra por Meio das Redes Sociais”, Liahona, ago. 2015, p. 48; adaptado para português europeu).

  5. Russell M. Nelson, “O Segundo Grande Mandamento”, Conferência Geral, out. 2019.

  6. David A. Bednar, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, Liahona, nov. 2011, pp. 26–27, adaptado para português europeu.

  7. Russell M. Nelson, “Precisam-se Pacificadores”, Conferência Geral, abr. 2023.

  8. Gary E. Stevenson, “Nutrir e Prestar o Vosso Testemunho”, Conferência Geral, out. 2022.

  9. David A. Bednar, “Varrer a Terra por Meio das Redes Sociais”, Liahona, ago. 2015; adaptado para português europeu.

  10. Hugo E. Martinez, “Ensinar Autossuficiência a Crianças e Jovens”, Conferência Geral, mai. 2022.

  11. Russell M. Nelson, “Pegue a Onda”, Liahona, mai. 2013, p. 45.

Imprimir