Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Abril: Jesus Cristo É Meu Salvador e Redentor


Abril

Jesus Cristo É Meu Salvador e Redentor

Música de sua escolha tirada de Músicas para Crianças

“Cremos que, por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva por obediência às leis e ordenanças do Evangelho” (Regras de Fé 1:3).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua própria autoria. Planeje maneiras de apresentar a doutrina para as crianças e ajude-as a compreendê-la e aplicá-la em sua vida. Pergunte a si mesma: “De que atividades as crianças participarão para aprender e como vou ajudá-las a sentir o Espírito?”

Semana 1: Jesus Cristo foi escolhido para ser nosso Salvador.

Apresentar a doutrina: Escreva no quadro: “Jesus Cristo foi para ser nosso Salvador”. Espalhe as letras e, s, c, o, l, h, i, d, e o pela sala. Deixe as crianças chegarem à ordem certa das letras para formar a palavra e completar a frase. Peça-lhes que leiam Moisés 4:2 para confirmar a resposta. Leiam juntos a frase do quadro.

Incentivar a compreensão: Prepare três tiras de papel. Em cada tira escreva uma das perguntas a seguir sobre o hino “No Céu Eu Vivi” (MC, p. 140):

  1. Quem apresentou um plano a todos no céu antes de virmos à Terra?

  2. Quem foi que “ao Pai toda a glória quis dar”?

  3. O que Jesus conquistou ao seguir o plano do Pai?

Peça às crianças que cantem a primeira estrofe da música e fiquem de pé ao cantarem a resposta à primeira pergunta. Em seguida, discutam algumas das coisas que elas aprenderam nessa estrofe. Se desejar, cantem o verso de novo após a discussão. Em seguida, repita a atividade com as demais estrofes e perguntas.

Semana 2: Jesus Cristo é o exemplo perfeito para mim.

Apresentar a doutrina: Peça às crianças que sigam você ao fazer vários gestos simples, como bater palmas, erguer os braços acima da cabeça ou marchar sem sair do lugar. Peça-lhes que mencionem algumas coisas que aprenderam ao seguirem o exemplo de alguém (por exemplo, fazer a cama ou participar de um jogo). Escreva no quadro: “Jesus Cristo é o exemplo perfeito para mim”. Preste testemunho de que Cristo foi a única pessoa a viver na Terra que deu um exemplo perfeito para seguirmos. Peça às crianças que leiam a frase juntas.

Incentivar a aplicação: Mostre algumas gravuras de ocasiões em que Jesus amou e serviu ao próximo. Escreva “Jesus amou a todos” e “Jesus serviu ao próximo” no quadro. Desenhe um coração e uma mão abaixo dessas frases. Diga às crianças que devemos seguir o exemplo de Jesus amando e servindo ao próximo. Dê a todas as crianças uma folha de papel e peça que desenhem um coração ou façam o traçado da mão delas. Em seguida, peça-lhes que escrevam ou desenhem algo que podem fazer para seguir o exemplo de Jesus. Peça-lhes que relatem suas ideias aos colegas da Primária e coloquem suas folhas perto das gravuras de Jesus. Cantem “Eu Quero Ser Como Cristo” (MC , pp. 40–41).

Imagem
Chalkboard with line drawings of a heart and a hand.

Semana 3: Por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva.

Apresentar a doutrina: Divida as crianças em grupos e dê a cada um deles um trecho da terceira regra de fé. Peça que cada grupo se levante, na ordem certa, e repita seu trecho. Em seguida, peça à Primária toda que se levante e repita a regra de fé inteira.

Incentivar a compreensão: Preste testemunho de que uma maneira de a Expiação nos salvar é salvar-nos do pecado. Mostre às crianças um copo d’água limpa e explique-lhes que ela representa uma pessoa livre do pecado. Jogue uma pequena porção de corante na água. Ressalte que o corante se espalha por toda a água e retira sua pureza. Explique-lhes que, quando pecamos, tornamo-nos impuros, como a água. Em seguida, acrescente algumas gotas de alvejante para deixar a água limpa de novo. Explique-lhes que, quando nos arrependemos, a Expiação nos purifica do pecado e somos perdoados. Mostre uma gravura de Cristo no Getsêmani. Deixe as crianças dizerem o que sabem sobre a gravura. Testifique do amor de Jesus Cristo por nós e de Sua disposição para pagar o preço de nossos pecados.

Imagem
Blue ink spreading in a jar of water.

Incentivar a aplicação: Usando alguns dos métodos didáticos explicados neste livreto, ensine às crianças sobre o arrependimento, que inclui sentir pesar, pedir perdão, reparar o erro e não repetir o pecado (ver Primária 3, pp. 46–49).

Semana 4: Jesus Cristo ressuscitou e eu também vou ressuscitar.

Incentivar a compreensão: Use gravuras para contar rapidamente a história da morte de Jesus (ver Mateus 27:33–60; Marcos 15:22–46; Lucas 23:33–53; João 19:17–42). Peça às crianças que imaginem como os familiares e os amigos de Jesus devem ter-se sentido quando Ele morreu. Com antecedência, peça a várias crianças (ou adultos) que venham à Primária preparados para contar uma história de uma das testemunhas da Ressurreição de Cristo, como Maria Madalena (ver João 20:11–18), Pedro e João (ver João 20:2–10), os discípulos (ver João 20:19–22; Lucas 24:33–53), Tomé (ver João 20:24–29) e os nefitas (ver 3 Néfi 11:8–17). Dê-lhes crachás para indicar qual é a história que vão contar.

Imagem
Christ hanging on a cross at Calvary. Two thieves, also hanging on crosses are at the left and right of Christ. Numerous observers, including Mary, the mother of Christ, Mary Magdalene, other mourners and Roman soldiers are gathered around the crosses. Thunder clouds are gathering in the sky.
Imagem
The body of the crucified Christ being wrapped in white burial cloth (presumably by Joseph of Arimathaea and Nicodemus) in preparation for entombment. Several men and women are gathered around the crucified body. They are mourning the Crucifixion.
Imagem
The scripture from John 20:15-16 is depicted where the resurrected Christ asks Mary Magdalene "Why weepest thou?"
Imagem
The resurrected Jesus Christ appearing to the Apostles in an upper room. Christ has His hands outstretched as He shows the prints of the nails in His hands to the Apostles. The Apostles are gathered around Christ and look at Him in wonder.
Imagem
Christ in white robes stands at the top of stone steps and is surrounded by people worshipping Him. Mountains, trees and partially crumbled buildings are visible in the background. Depiction of Christ as a resurrected being appearing to the Nephites. (3 Nephi 11:10)

“Em geral, é-nos mais fácil compreender um princípio do evangelho quando ele está expresso em uma história das escrituras” (ENMC, p. 55).

Imagem
2016 Outline for Sharing Time/Children's Sacrament Meeting Program

Néfi

Imprimir