Seminários e Institutos
Estudo das Escrituras


Estudo das Escrituras

Este guia de estudos foi preparado para ajudá-lo a ler, estudar e compreender as escrituras. Como a maior parte de seu tempo de estudo será utilizado lendo e ponderando as escrituras, esta seção foi incluída para ajudá-lo a usar seu tempo de modo mais eficaz.

O Élder Howard W. Hunter, que na época era membro do Quórum dos Doze Apóstolos, deu um conselho muito valioso para os membros da Igreja a respeito do estudo das escrituras, que está resumido abaixo. Você pode escrever as sugestões dele em um cartão e colocá-lo em lugar de destaque para que o veja enquanto estuda.

  • Leia cuidadosamente para compreender as escrituras.

  • Estude todos os dias.

  • Estabeleça um horário regular diário para estudar.

  • Estude em um lugar onde possa se concentrar sem distrações ou interrupções.

  • Estude por um período de tempo, em vez de ler um número determinado de capítulos ou páginas: Sessenta minutos é o ideal, trinta minutos é um grande feito, mas quinze minutos também pode ser significativo.

  • Estabeleça um programa de estudos. (Ver Conference Report, outubro de 1979, pp. 91–93; ou Ensign, novembro de 1979, pp. 64–65.)

A utilização dos auxílios didáticos encontrados no Guia para Estudo das Escrituras e de bons métodos de estudo também beneficiarão seu estudo das escrituras.

Auxílios Didáticos do Guia para Estudo das Escrituras

Referências Remissivas

Uma referência remissiva é uma referências das escrituras que o levará a outras informações e pontos de vista referentes ao assunto que esteja estudando.

Guia para Estudo das Escrituras

O Guia para Estudo das Escrituras contém uma lista alfabética de muitas palavras e assuntos com referências das escrituras de todas as quatro obras padrão da Igreja. Ela fornece definições e explicações de muitos nomes e assuntos bíblicos.

A Tradução de Joseph Smith da Bíblia

O Senhor ordenou ao Profeta Joseph Smith que estudasse a Bíblia e procurasse receber revelação para uma tradução mais completa e verdadeira da Bíblia. (Ver D&C 37:1; 73:3–4.) Conseqüentemente, o Profeta Joseph Smith restaurou muitas verdades importantes e fez muitas alterações importantes na Bíblia, em partes que não tinham sido traduzidas corretamente ou que estavam incompletas. (Ver Regras de Fé 1:8.) Essa versão com as mudanças inspiradas se chama a “Tradução de Joseph Smith”. A abreviatura da tradução é “TJS”. Algumas mudanças feitas na Tradução de Joseph Smith encontram-se em “Seleções da Tradução de Joseph Smith da Bíblia em Inglês”, no Guia para Estudo das Escrituras.

Mapas e Fotografias da Bíblia

Os mapas da Bíblia e fotografias encontradas no Guia para Estudo das Escrituras são úteis para se encontrar os lugares mencionados nas escrituras.

Cabeçalho do Capítulo, Cabeçalho da Seção e Resumo do Versículo

O cabeçalho dos capítulos e seções e o resumo do versículo fornecem explicações ou importantes informações para ajudá-lo a compreender o que for ler. Por exemplo: Que informação útil você encontra ao ler o cabeçalho da seção 89 de Doutrina e Convênios?

Ter os auxílios didáticos encontrados no Guia para Estudo das Escrituras é como ter uma pequena coleção de livros de referência à sua disposição, todos juntos em um só lugar!

Métodos de Estudo

Néfi disse que devemos “banquetear-nos” (2 Néfi 32:3) nas escrituras, e Jesus ordenou os nefitas a “[examiná-las] diligentemente” (3 Néfi 23:1.) Esse tipo de estudo envolve mais do que uma rápida leitura das escrituras. As seguintes idéias e métodos irão ajudá-lo a aprender mais quando for estudar. Estão divididos em três categorias distintas: Antes da leitura, durante a leitura e depois da leitura.

Antes da Leitura

Oração

As escrituras foram escritas por inspiração. Conseqüentemente, será mais fácil compreendê-las se tivermos a companhia do Espírito. No Velho Testamento aprendemos a respeito do sacerdote Esdras, que “tinha preparado seu coração para buscar a lei do Senhor”. (Esdras 7:10) Prepare seu coração para a leitura das escrituras orando cada vez que for ler.

Ler as Informações Históricas

A compreensão dos fundamentos históricos das escrituras irá ajudá-lo a entender melhor ao ler. O Guia para Estudo das Escrituras fornece os fundamentos históricos e uma breve visão geral do conteúdo e tema principal de cada livro. O cabeçalho da seção em Doutrina e Convênios fornece uma breve explicação dos fundamentos históricos da revelação. Este manual também fornece alguns dados históricos referentes a muitos capítulos das escrituras. Se tiver tempo, você pode consultar também outros livros e manuais publicados pela Igreja que forneçam informações históricas sobre as escrituras que esteja lendo.

Faça Perguntas

Antes de ler, é útil fazer a si mesmos perguntas como: “Quem escreveu estes versículos?” “Para quem?” “Por que este ensinamento foi incluído nas escrituras?” “O que eu quero saber ou aprender com minha leitura de hoje?” e “O que o Senhor deseja que eu aprenda nessas escrituras?” Ao ler as escrituras, procure respostas a suas perguntas. Lembre-se de que você pode usar os auxílios didáticos do Guia para Estudo das Escrituras ou procurar as respostas nos manuais e publicações da Igreja.

Leia o Cabeçalho dos Capítulos

O cabeçalho dos capítulos são resumos simples das principais idéias dos capítulos. A leitura do cabeçalho do capítulo antes de começar a ler o capítulo não é só um bom método de estudo como também irá prepará-lo para fazer perguntas e procurar respostas durante sua leitura.

Durante a Leitura

Não Tenha Medo de Parar

A maior parte das pepitas de ouro não são encontradas na superfície — é preciso que você cave para encontrá-las. Seu estudo das escrituras será muito mais proveitoso se você diminuir o ritmo ou parar e fizer algumas das atividades abaixo.

Procure o Significado das Palavras que Não Compreender

Use um dicionário. Às vezes procurar uma palavra que você acha que já conhece pode proporcionar-lhe outros pontos vista. A seção “Compreensão das Escrituras” deste manual irá ajudá-lo a compreender muitas palavras e frases difíceis.

Fique atento pois às vezes o Senhor inspirou Seus profetas a incluir explicações em seus escritos que nos ajudam a compreender o significado de palavras e frases. Por exemplo: Leia Mosias 3:19 e descubra o que o rei Benjamim disse que significava tornar-se como uma criança.

Use os Auxílios Didáticos do Guia para Estudo das Escrituras

Ver a seção “Auxílios Didáticos do Guia para Estudo das Escrituras”, nas páginas 2–3.

Aplicar as Escrituras

Usar seu próprio nome em um versículo ajuda a tornar os ensinamentos das escrituras mais pessoais. Por exemplo: Que diferença faz usar seu próprio nome em lugar de “homem” em Moisés 1:39?

Visualize

Imagine-se dentro da cena. Por exemplo, ao ler Gênesis 37, imagine como se sentiria se fosse um dos irmãos mais novos da família e todos os outros irmãos o odiassem ou sentissem inveja de você.

Às vezes, as escrituras nos instruem a visualizarmos a situação. Leia Alma 5:15–18 e pare para fazer o que Alma sugere. Reserve algum tempo para escrever como se sentiu ao visualizar aqueles versículos.

Procure Conjunções

As conjunções incluem palavras como: e, mas, porque, portanto e contudo. Ao ler essas palavras, observe que elas o ajudam a compreender dois ou mais conceitos. Às vezes elas mostram como duas ou mais coisas são semelhantes ou diferentes entre si.

Por exemplo: Se você pensar no que a expressão por causa de indica em Mosias 26:2–3, aprenderá uma importante verdade a respeito do estudo das escrituras.

Por causa de indica uma relação de causa e efeito entre a descrença das pessoas e sua capacidade de compreender as escrituras e as palavras dos profetas.

Leia Doutrina e Convênios 45:30–32 e observe como a palavra mas mostra um contraste entre a condição dos iníquos e a dos justos nos últimos dias.

A ênfase na palavra mas nos dá a certeza de que os justos serão poupados de algumas das catástrofes que precederão a Segunda Vinda.

Procure Padrões

Em 2 Néfi 31:2, Néfi disse que desejava escrever algumas palavras a respeito da doutrina de Cristo. Depois, no versículo 21, ele prestou seu testemunho de que acabara de explicar a doutrina de Cristo. Sabendo que Néfi ensinou a doutrina de Cristo entre os versículos 2 e 21, devemos voltar e estudar um pouco mais as palavras de Néfi para descobrir o que é a doutrina de Cristo.

Outro exemplo de como encontrar padrões é procurar a explicação de causa e efeito dada por um profeta, observando como ele utiliza as palavras se e então. Em Levítico 26, Moisés profetizou as bênçãos e maldições que sobreviriam aos filhos de Israel. Olhe os versículos 3–4, 18, 23–24, 27–28 e 40–42 e observe que Moisés usou o padrão seentão ao ensinar os filhos de Israel a respeito do que aconteceria se eles obedecessem ou desobedecessem aos mandamentos do Senhor.

A repetição de uma palavra ou idéia é outro padrão a ser observado. Por exemplo: Observem como muitas vezes em Gênesis 39 o escritor menciona que o Senhor estava com José.

Procure Listas nas Escrituras

As listas o ajudam a compreender mais claramente o que o Senhor e Seus profetas estão ensinando. Os Dez Mandamentos são uma lista. (Ver Êxodo 20.) As Bem-Aventuranças de Mateus 5 são facilmente identificadas como uma lista. Pode ser necessário um pouco mais de esforço para encontrar outras listas. Por exemplo: Faça uma lista a partir de Doutrina e Convênios 68:25–31 do que o Senhor disse que os pais precisam ensinar a seus filhos.

Faça Perguntas

Continue a fazer perguntas como foi instruído na seção “Antes da Leitura”. Durante a leitura, você talvez tenha que refazer as perguntas que fez antes de ler ou pode precisar de perguntas completamente diferentes. Procurar a resposta das perguntas é uma das maneiras mais importantes de conseguirmos maior entendimento de nosso estudo das escrituras. Uma das perguntas mais importantes a ser feita é “Por que o Senhor inspirou o escritor a incluir isso nas escrituras?” Procure as indicações óbvias que alguns escritores às vezes incluem ao dizerem algo como: “E assim vemos que”.

Responda às Perguntas Feitas nas Escrituras

Muitas vezes o Senhor faz uma pergunta depois fornece a resposta. Ele perguntou aos discípulos nefitas: “Que tipo de homens devereis ser?” Depois respondeu: “Devereis ser como eu sou”. (3 Néfi 27:27)

Em outras ocasiões são feitas perguntas mas sem que sejam dadas quaisquer respostas: Geralmente porque o autor as considere muito óbvias. Mas às vezes o autor não dá a resposta porque a pergunta feita exije alguma reflexão e a resposta não seja imediata. Por exemplo: Leia Marcos 4:35–41 e responda às quatro perguntas daqueles versículos como se estivesse presente na ocasião.

Procure Protótipos e Simbolismos

Os profetas freqüentemente usam símbolos e imagens para transmitir mais vigorosamente as suas mensagens. As parábolas, por exemplo, são uma maneira de transmitir uma mensagem de modo simples e com um significado muito mais profundo. A história de uma parábola torna a lição ensinada muito mais fácil de ser lembrada e significativa.

As seguintes sugestões podem ajudá-lo a compreender os símbolos encontrados nas escrituras.

  1. Procure uma interpretação nas escrituras. Por exemplo: Leí teve uma visão em 1 Néfi 8. Mais tarde, Néfi teve uma visão em que viu o que seu pai tinha visto, juntamente com as interpretações dos símbolos da visão de seu pai. (Ver 1 Néfi 11–14.) Muitas vezes as interpretações podem ser encontradas usando-se as referências remissivas das notas de rodapé.

  2. Pense nas características do símbolo e no que ele pode ensinar a você. Alma usou esse método ao explicar a Liahona a seu filho. (Ver Alma 37:38–47.)

  3. Veja se o símbolo ensina alguma coisa a respeito do Salvador. O Senhor disse a Adão que “todas as coisas prestam testemunho [dele]” (Moisés 6:63) Por exemplo: Como os diversos elementos da história do sacrifício que Abraão faria com seu filho Isaque testificam a respeito do sacrifício de Jesus Cristo?

Escreva

Tenha uma folha de papel ou um caderno à mão para anotar idéias que deseja relembrar, tais como listas, pontos de vista ou sentimentos a respeito de algo que leu. Para ajudá-lo a lembrarse de pensamentos ou pontos de vista na próxima vez que for ler, você pode também escrever essas idéias na margem de suas escrituras.

Muitas pessoas gostam de marcar palavras e frases importantes nas escrituras. Não há um jeito certo ou errado de fazê-lo. (Pode ser que você não queira fazer isso.) Algumas pessoas sombreiam ou sublinham as palavras e frases importantes que dão um sentido especial ao versículo. Outro modo de marcar as escrituras é escrever uma referência remissiva a outra escritura na margem da página. Ao fazê-lo em relação a vários versículos que tratam do mesmo assunto, você estará criando uma corrente de escrituras sobre determinado assunto que poderá encontrar assim que encontrar uma das escrituras da corrente. Marcar as escrituras muitas vezes poderá ajudá-lo a encontrar versículos importantes de modo mais rápido.

Depois da Leitura

Pondere

Ponderar é pensar profundamente a respeito de algo, refletir, fazer perguntas e avaliar o que sabe e o que aprendeu. Muitas vezes as escrituras chamam isso de “meditar”. (Ver Josué 1:8.) Existem vários bons exemplos nas escrituras de ocasiões em que revelações importantes foram concedidas como resultado de se ponderar, em especial as escrituras. (Ver D&C 76:15–20; 138:1–11.)

Aplicar as Escrituras a Você Mesmo

Aplicar as escrituras a si mesmo é compará-las com sua própria vida. Para aplicar as escrituras a você mesmo, é preciso que faça perguntas como: “Que princípios do evangelho são ensinados nas escrituras que acabei de ler?” e “Como esses princípios se relacionam com a minha vida?” Uma parte importante da aplicação das escrituras à sua própria vida é ouvir os sussurros do Espírito, que o Senhor prometeu que nos “guiará em toda a verdade”. (João 16:13)

Por exemplo: Néfi aplicou as escrituras a si mesmo e à sua família, relacionando alguns princípios ensinados por Isaías à situação que estavam enfrentando. Ele ensinou a seus irmãos que, tal como os filhos de Israel, eles tinham-se afastado de Deus, e não Deus Se afastado deles. Ele também ensinou que se eles se arrependessem, o Senhor seria misericordioso e os perdoaria. (Ver 1 Néfi 19:24; 21:14–16.) Néfi disse que ao aplicar as palavras de Isaías a si mesmo e a seus irmãos, sua crença em Jesus Cristo como o Redentor aumentaria. (Ver 1 Néfi 19:23.)

Releia

Não aprendemos tudo de uma passagem de escritura na primeira vez em que a lemos. Na verdade, é preciso uma vida inteira de estudos para conseguirmos verdadeiramente compreender as escrituras. Freqüentemente, começamos a ver padrões, visualizar melhor e compreender mais profundamente as escrituras depois de duas ou três leituras. Você pode querer procurar novos ensinamentos ou fazer perguntas diferentes enquanto lê. Tentar reescrever a história ou apenas um versículo ou dois com suas próprias palavras pode ajudá-lo a descobrir se compreendeu ou não o que leu e ajudá-lo a entender melhor as escrituras.

Escreva

Algumas pessoas mantêm um diário no qual escrevem a idéia principal do que leram, como se sentiram a respeito do que leram, ou como acham que o que leram se aplica à sua própria vida. Se estiver usando este manual para o programa do seminário de estudo no lar, você precisará ter um caderno para receber créditos. Esse caderno será como um diário das escrituras.

Também seria bom conversar com outras pessoas a respeito do que você leu. Algumas anotações que o ajudem a lembrar sobre o que deseja conversar e discutir são coisas que irão ajudá-lo a recordar-se melhor do que tiver lido.

Aplicar

O verdadeiro valor do conhecimento adquirido pelo estudo das escrituras se manifesta quando você vive o que aprendeu. Uma maior proximidade do Senhor e um sentimento de paz por Ele concedido são apenas algumas das bênçãos que recebem aqueles que vivem o evangelho. Além disso, o Senhor disse que aquele que vive o que aprende recebe mais, mas os que não vivem o que aprenderam perderão o conhecimento que adquiriram. (Ver Alma 12:9–11.)

“Banqueteai-vos com as palavras de Cristo; pois eis que as palavras de Cristo vos dirão todas as coisas que deveis fazer.” (2 Néfi 32:3)

Detail from He Is Risen by Del Parson © Del Parson

Imprimir