Seminários e Institutos
Mateus 13: Parábolas


Mateus 13

Parábolas

Em Mateus 13 Jesus ensinou às pessoas por meio de histórias curtas a que se dá o nome de parábolas. A utilização de parábolas permitiu que Jesus revelasse grandes verdades aos que estavam espiritualmente em sintonia e ao mesmo tempo escondesse ou encobrisse essas verdades daqueles que ainda não estavam preparados para elas. Mesmo os que estavam espiritualmente preparados precisavam ponderar e orar para compreender plenamente as parábolas do Salvador. Isso foi realmente uma bênção, porque quando recebemos uma resposta por meio do Espírito geralmente nos lembramos dela muito melhor e por mais tempo. (Ver também Guia para Estudo das Escrituras, “Parábola”, p. 163.)

Ao procurar entender o significado das parábolas, tenha em mente o seguinte processo de três etapas:

  1. Faça um resumo da parábola. Relacione os objetos ou pessoas envolvidas, que ações ocorreram e os resultados dessas ações.

  2. Procure indicações da interpretação.. As indicações podem incluir declarações do tipo “é semelhante” feitas por Jesus, referências remissivas em suas escrituras, a situação ou questão que levou à parábola e o que você sabe a respeito das pessoas para quem a parábola foi contada.

  3. Faça uma comparação.. É útil escrever o que aprendeu ao ponderar a interpretação da parábola. Faça perguntas a respeito da relação existente entre as pessoas e objetos da parábola e depois veja se consegue escrever a resposta dessas suas perguntas.

Outros Relatos do que Se Lê em Mateus 13

Mateus 13:1–23—Marcos 4:1–20; Lucas 8:4–15

Mateus 13:31–32—Marcos 4:30–32

Mateus 13:54–58—Marcos 6:1–6

Compreensão das Escrituras

Mateus 13

Pé do caminho (vv. 4, 19)Terreno duro que já foi pisado muitas vezes (como um caminho ou estrada)

Joio (vv. 25-30)Ervas daninhas (ver também Guia para Estudo das Escrituras,“Joio”, p. 119)

Iniqüidade (v. 41)Pecado

Escriba (v. 52)Homem que estuda diligentemente as escrituras

Estudo das Escrituras

Complete a atividade A ou B ao estudar Mateus 13.

  1. A Parábola do Semeador

    1. A parábola encontrada em Mateus 13:3–8 é muitas vezes chamada de a parábola do semeador, mas por que ela poderia também ser chamada de parábola dos solos?

    2. A partir das informações fornecidas em Mateus 13:3–8, 18–23, faça quatro desenhos em seu diário do que aconteceu às sementes em cada tipo de solo. Ao lado de cada desenho, explique o que você desenhou e o que isso simboliza.

    3. Nenhum dos solos da parábola tinha que permanecer na condição em que se encontrava. Para cada tipo de solo, descreva o que precisaria ser feito para torná-lo um lugar propício para se cultivar plantas saudáveis e frutíferas. Descreva também o que esse projeto de melhoramento do solo simboliza em sua vida, em seu crescimento espiritual.

  2. Interprete Outra Parábola

    Escolha uma das seguintes parábolas ou grupos de parábolas:

    • Parábola do joio (Mateus 13:24–30)

    • Parábolas da semente de mostarda e do fermento (Mateus 13:31–33)

    • Parábolas do tesouro escondido e da pérola de grande valor (Mateus 13:44–46)

    • Parábola da rede do evangelho (Mateus 13:47–50)

    Leia a parábola ou parábolas cuidadosamente, use as sugestões para a interpretação de parábolas, que estão na introdução deste capítulo e depois escreva o que acha que o Senhor estava ensinando a respeito de Seu reino.

Imprimir