Seminários e Institutos
Epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas


Epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas

Quem Eram os Gálatas?

A epístola de Paulo era endereçada às “igrejas da Galácia” (Gálatas 1:2), ou aos membros que moravam em diversos ramos da Igreja daquela região. A Galácia ficava onde hoje se encontra a Turquia central.

Por Que Paulo Escreveu Essa Carta?

Os santos da Galácia estavam enfrentando um problema que era muito comum naquela época. Muitos judeus que tinham-se convertido ao cristianismo ainda praticavam certas partes da lei de Moisés e insistiam que os conversos gentios também deveriam segui-las para tornarem-se membros da Igreja. Na verdade, a lei de Moisés nem sempre fizera parte do evangelho. Deus revelara o evangelho a Adão no princípio. Deus deu o evangelho a Abraão devido à sua fé e seu desejo de fazer o que era certo. A lei de Moisés foi posteriormente acrescentada ao evangelho, de modo temporário, porque as pessoas eram desobedientes. A lei menor destinava-se a treinar e preparar o povo para aceitarem a plenitude do evangelho, que Abraão possuía. Paulo escreveu aos gálatas para incentiva-los a viver plenamente o evangelho e não se aterem à lei de Moisés e às tradições judaicas.

O Que Procurar

Nessa epístola, Paulo ensinou vários princípios aos santos daquela época que ainda são importantes para os santos dos últimos dias:

  • A obediência à lei não pode salvar-nos porque ninguém consegue viver perfeitamente a lei. (Ver Gálatas 2:16.) Há pessoas atualmente na Igreja que cometem um erro semelhante, achando que podem conquistar seu caminho ao céu cumprindo todos os mandamentos?

  • A retidão só é alcançada por meio da fé em Jesus Cristo. Ele nos ajuda a vencer o pecado; não podemos ser justos por nós mesmos. (Ver Gálatas 2:16–21.)

  • Ao tornar-nos filhos e filhas de Deus, também nos tornamos herdeiros de Deus por meio de Jesus Cristo. (Ver Gálatas 3.)

  • Viver próximo ao Espírito pode ajudar-nos a resistir melhor aos pecados da carne. (Ver Gálatas 5.)

Imprimir