Seminários e Institutos
Que Bem Farei para Conseguir a Vida Eterna?


Mateus 19

Que Bem Farei para Conseguir a Vida Eterna?

Os judeus da época de Jesus estavam em uma condição de apostasia. Como povo, eles tinham se afastado das verdadeiras práticas de sua religião conforme haviam sido reveladas por Deus a Moisés. Havia muitas pessoas que viviam da forma mais justa que seu conhecimento lhes permitia, tal como Maria, José e João Batista. Era especialmente evidente a apostasia dos que ocupavam cargos de poder e liderança na fé judaica, como os escribas, os fariseus e os saduceus. Eles estavam mais preocupados em manter seu cargo de liderança do que com a verdadeira retidão. A mensagem de Jesus deve ter sido particularmente incisiva para eles, pois condenava seu orgulho e hipocrisia.

Em sua leitura de Mateus 19 e dos próximos capítulos, observe como os líderes dos judeus continuaram a atacar e a procurar confundir Jesus, enquanto Jesus continuava a desafiá-los, definindo o que era a verdadeira retidão.

Outros Relatos do que Se Lê em Mateus 19

Mateus 19:1–9—Marcos 10:1–12

Mateus 19:13–30—Marcos 10:13–31; Lucas 18:15–30

Compreensão das Escrituras

Mateus 19

Eunuco (v. 12)Homens solteiros que eram fisicamente incapazes de gerar filhos

Regeneração (v. 28)Ressurreição

Mateus 19:3–12—Conselho de Jesus sobre o Casamento e Divórcio

A pergunta que os fariseus fizeram a Jesus era debatida entre os diferentes grupos da religião judaica. O Senhor permitiu o divórcio na lei de Moisés (ver Deuteronômio 24:1–2), sendo que alguns interpretavam que isso significava que o homem podia divorciar-se da mulher por quase qualquer motivo. Os homens de coração impuro usavam essa interpretação da lei para divorciarem-se e casarem-se novamente a fim de satisfazerem seus desejos mundanos. Jesus condenou essa prática, em especial, e chamou-a de adultério. (Ver Mateus 5:31–32; 19:9.)

O Élder Bruce R. McConkie escreveu: “O divórcio não faz parte do plano do evangelho. (…) Sob condições mais perfeitas não se permitiria o divórcio, exceto quando houvesse pecado sexual. Atualmente (…) a Igreja permite que pessoas divorciadas se casem novamente sem o estigma da imoralidade que as acompanharia em um sistema mais elevado [como o que foi ensinado por Jesus]”. (Doctrinal New Testament Commentary,) 1:547).

Como Jesus referiu-Se de modo tão veemente contra o divórcio, alguns discípulos aparentemente acharam melhor não se casarem. Em resposta, Jesus reconheceu que alguns não terão essa oportunidade, mas observou que isso seria uma exceção e que Deus de alguma forma compensaria essa situação. (Ver Mateus 19:10–12.) O Senhor revelou em nossos dias que “o casamento é ordenado por Deus”. (D&C 49:15; ver também “A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, junho de 1996, p. 10.)

Estudo das Escrituras

Complete a atividade A ou B ao estudar Mateus 19.

  1. Divórcio

    Em Mateus 19:3–9 lemos como Jesus respondeu quando os fariseus Lhe perguntaram se era certo um homem divorciar-se da mulher por um motivo qualquer. Com o aumento atual do número de divórcios, a pergunta parece ser importante também para os nossos dias.

    Tomando como base a resposta de Jesus e a explicação encontrada na seção “Compreensão das Escrituras”, acima, escreva uma breve declaração que explique o ponto de vista do Senhor acerca do divórcio que você gostaria que fosse lida por uma pessoa que esteja pensando em divorciar-se.

  2. O Jovem Rico

    1. Por que o jovem da história de Mateus 19:16–22 decidiu não seguir Jesus?

    2. Que bênçãos Jesus prometeu aos que fizeram sacrifícios para segui-Lo? (Ver vv. 23–30.)

    3. Com base no que Jesus e Seus discípulos disseram depois que o jovem partiu (ver versículos 23–30), escreva uma carta, como se estivesse escrevendo para aquele jovem, e procure ajudá-lo a compreender por que deveria reconsiderar sua decisão.

Imprimir